Famosos

Francis Helena Cozta, ‘a ex-chiquitita Cris’, em dobradinha no teatro e com novidades na TV e nas telonas

Ela é uma atriz que cria, escreve e dança. Assim, podemos definir Francis Helena, uma paulistana que, aos 37 anos, registra uma história marcante na TV. Ela começou sua vida artística ainda muito pequena. Seu primeiro papel importante, e que marcou sua vida até hoje, foi a órfã Cris, na primeira versão da novela ‘Chiquititas’, nos anos de 1997 e 1998.

Mas o que muita gente esquece é que ‘Chiquititas’ não foi a primeira novela na vida da artista: ela estreou em ‘Éramos Seis’, no papel de Silvinha, neta de Lola (Irene Ravache). Francis também atuou na novela ‘Colégio Brasil’, em 1996, gravou comerciais na infância e fez peças de teatro. Entre seus trabalhos recentes estão a série ‘Segunda Chamada’ (Globoplay) e sua série autoral, onde atua, inclusive, ‘Carta Para Mim’ — experiência cênica autobiográfica que foi indicada em duas categorias no Festival Rio Web Festival 2022.

Narrando em terceira pessoa, a obra autoral fala da trajetória de uma atriz e sua eterna busca, lidando com os desafios do mercado, a fama precoce, a especulação da mídia, a cobrança da internet e o impacto da pandemia. O título é um convite para que, ao “ler” essa carta, o espectador se apodere da mesma e entenda que a “carta é para mim”. A série tem a trilha feita por Paulo Santos. “Carta Para Mim” está disponível em dois formatos: web série e curta-metragem, nos vídeos do Instagram e no canal no YouTube, toda gravada no ano de 2021, durante a pandemia.

Atualmente Francis, já iniciou o ano (2023), se dividindo nos palcos com dois projetos completamente diferentes: ‘Sonho de uma Noite de Verão’, Shakespeare para Crianças, onde interpreto a rainha Titânia e também faço a preparação de corpo dos atores; e ‘O Homem Mais Inteligente Da História’, onde vivo a neurocientista Sofia e assino o roteiro, ao lado de Augusto Cury. Estou muito feliz por fazer personagens completamente diferentes para públicos tão diversos”, afirma a artista.

Ambas as obras estão em cartaz no Teatro em São Paulo, e para ela – “É uma loucura boa estar em cartaz com dois espetáculos no mesmo dia. É preciso virar uma chavinha na cabeça para sair do lúdico e divertido do “Sonho” para entrar no filosófico drama do “Homem”. São universos completamente diferentes, e isso é muito interessante”, analisou.

Ela contou um pouco sobre a rainha Titânia e falou sobre o desafio de ter dois trabalhos simultâneos: “Titânia é a clássica rainha de Shakespeare. Ela é forte e decidida. Nessa montagem, tentei aliar uma atuação mais divertida com um toque de vilania. 

A outra obra é a adaptação do romance para os palcos, que já foi apresentada em vários teatros pelo país desde sua estreia em setembro de 2021, é assinada também por Augusto Cury, junto com Francis. A obra conta a trajetória do cientista Marco Polo, especialista no funcionamento da mente, quando ele é desafiado pela ONU a estudar a inteligência de Jesus, o homem mais famoso da história. Ela vive Sofia – “Sofia é uma neurocientista que embarca na jornada de estudos junto com o Marco Polo. Ela tem um passado muito difícil que vai sendo revelado ao longo da peça. A Sofia é um exemplo de superação.”

“Jesus foi (e ainda é) o maior especialista no território da emoção. O homem, mestre da sensibilidade, que demonstrou doçura e que enxergou nitidamente além das profundezas da nossa delicada condição humana. Soube lidar com a dor, não se abatia”, explica Augusto Cury. A produção é dirigida por Ivan Parente.

Francis acabou de gravar o longa-metragem ‘Minha Mãe Sandra’, no papel de Graziely, uma governanta muito fiel à Sandra, (interpretada por Bianca Rinaldi). Às vezes, até mais presente que suas filhas, que aborda temas como depressão e a relação entre mãe e filhos. A atriz fez um resumo de suas duas personagens, Graziely:

“Graziely é uma governanta doce e fiel, que segura a barra de Sandra, tentando equilibrar seu profissionalismo com seu envolvimento emocional. Graziely é um exemplo de lealdade. Já Sofia é uma neurocientista que embarca na jornada de estudos junto com o Marco Polo. Ela tem um passado muito difícil que vai sendo revelado ao longo da peça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo