A 4ª edição da gamescom asia, que aconteceu entre 17 e 20 de outubro no Suntec Convention Center em Singapura, terminou com números recordes. O evento atraiu mais de 20% de visitantes adicionais no comparativo anual, batendo a marca de 41.013 pessoas, incluindo tanto público geral, quanto visitantes com ingresso business. O espaço contou também com 177 expositores e pavilhões nacionais, em comparação com 136 no ano anterior.
A edição de 2024 estabeleceu a gamescom asia como o principal evento regional de negócios e de público, conectando a indústria global de videogames ao crescente mercado do Sudeste Asiático.
Aumento da presença do Sudeste Asiático na indústria global de games
Através da área business da gamescom asia, várias personalidades de impacto da indústria compartilharam suas perspectivas sobre desenvolvimento de jogos, estratégias de negócios e criação de títulos de sucesso. Entre eles, estão o ex-presidente da PlayStation Worldwide Studios, Shawn Layden; Gordon Van Dyke, da Raw Fury; Justin Scarpone, da SEGA; Jaeho Hwang, da MINTROCKET; e mais.
A área de entretenimento presenciou fãs formando filas para jogar Monster Hunter Wilds e Sonic X Shadow Generations antes do lançamento, assistindo a alguns dos melhores jogadores de Street Fighter 6 combatendo no CAPCOM Pro Tour, e colocando suas mãos nos títulos indies mais disputados da feira.
Daria La Valle, diretora de projetos da Koelnmesse Singapore, enfatizou o significado da gamescom asia em destacar o papel do Sudeste Asiático no cenário de jogos. “Nós ficamos muito felizes em ver quão rápido o ecossistema de jogos da Ásia está se desenvolvendo. Também, estamos orgulhosos de prover uma plataforma que engloba inovação, criatividade e colaboração. Como este ano provou, a gamescom asia se estabeleceu como um importante ponto de encontro da indústria asiática de games com outras regiões”.
“O que nos anima mais é o engajamento entre desenvolvedores, publicadoras e fãs. O nível de criatividade e inovação apresentados por desenvolvedores independentes, além da presença de gigantes da indústria como CAPCOM e PlayStation, demonstram que o Sudeste Asiático é uma força motora para a indústria dos games. Nós estamos ansiosos em poder fortalecer ainda mais estas conexões em 2025 e em diante”, adiciona La Valle.
A área de negócios amplia o envolvimento e a inovação do setor
A área de negócios deste ano testemunhou um crescimento sem precedentes, com um aumento significativo na participação internacional de países como Japão, Filipinas, Singapura, Espanha, Tailândia e EUA. Mais de 4.400 visitantes com foco em negócios participaram de atividades de networking e troca de conhecimento, fazendo desta área o maior encontro de profissionais de videogame na região do Sudeste Asiático.
O Ministro de Estado de Singapura, da Cultura, Comunidade e Juventude e do Comércio e Indústria, Alvin Tan, foi o convidado de honra do evento, falando sobre a crescente presença dos setores de jogos e esportes eletrônicos em Singapura. Em seu discurso, Tan enfatizou o papel do Sudeste Asiático como o mercado de e-sports que mais cresce no mundo, ao mesmo tempo em que agradeceu aos parceiros locais e globais por escolherem Singapura como plataforma para mostrar criatividade e inovação ao mundo.
Outro destaque da área de negócios foi o bate-papo com o ícone Shawn Layden. Ele compartilhou visões perspicazes sobre o futuro dos jogos, enfatizando o crescimento da inovação e da integração entre plataformas, ao mesmo tempo em que criou conexões mais profundas com as comunidades de jogos. Seu discurso repercutiu entre os líderes do setor que buscam navegar no cenário de jogos em rápida evolução.
“Se conseguirmos despertar um pouco mais de interesse, entusiasmo e exposição nesses jogos de baixo orçamento, mas super criativos e super incomuns, isso seria algo que eu gostaria de ver cada vez mais. Porque, se dependermos apenas dos grandes sucessos, acho que isso seria uma sentença de morte para o negócio [de jogos]”, disse Layden.
A agenda de negócios contou com mais de 80 especialistas do setor em três estágios, abordando tópicos desde o design e desenvolvimento de jogos até estratégias de negócios e princípios de marketing. Entre os palestrantes mais notáveis estavam Agnes Kim, do Xbox, que compartilhou uma prévia exclusiva dos próximos lançamentos do Xbox no Sudeste Asiático, e Matthieu Youna, da MyDearest, que mergulhou nos meandros da transformação do sucesso indie The Exit 8 em um best-seller de RV.
Além disso, a iniciativa de rede para desenvolvedores, investidores e editores, The Invest Circle, dobrou a participação em relação ao ano anterior, com mais de 200 profissionais engajados em diálogos significativos que podem moldar os próximos grandes desenvolvimentos em jogos. Esse aumento reflete o crescente apelo da região para investidores e editores globais que buscam explorar o vibrante mercado de jogos do Sudeste Asiático.
A área de entretenimento encanta os fãs com apresentações exclusivas e experiências ao vivo
Durante o fim de semana, a área de entretenimento atraiu dezenas de milhares de entusiastas apaixonados por jogos. O retorno da CAPCOM foi um grande atrativo, com um amplo estande de 1.000 m² onde os fãs puderam experimentar demos exclusivas dos próximos jogos. O CAPCOM Pro Tour 2024 SUPER PREMIER SINGAPURA cativou o público com partidas de Street Fighter 6 de alto nível, com Shuto, da Crazy Raccoon, vencendo 15 outros competidores e levando US$ 10.000 em dinheiro e uma cobiçada vaga na CAPCOM Cup 11 global.
Os fãs também puderam dar uma olhada exclusiva em Monster Hunter Wilds em um segmento especial do palco “Let’s Play” com Ryozo Tsujimoto, produtor de Monster Hunter Wilds, onde ele apresentou novos recursos que deixaram o público ainda mais ansioso pelo título.
Os visitantes se divertiram testando jogos novos e nem lançados ainda de grandes publicadoras e estúdios independentes. A área indie expandida, em parceria com a Indie Wavemakers, apresentou mais de 60 títulos de desenvolvedores independentes de todo o mundo. Além de proporcionar aos desenvolvedores independentes uma exposição inestimável com públicos maiores, os jogadores saíram com novas experiências com jogos singulares.
Andrew Wincott, a voz de Raphael do aclamado Baldur’s Gate 3, subiu ao palco para uma conversa com Wayne Chu e Wisnu Irawan, da Larian Studios, para falar sobre o processo criativo por trás dos personagens e das cutscenes do jogo. Wincott compartilhou histórias sobre a voz do diabólico Raphael, cativando o público com suas percepções sobre como dar vida a um personagem complexo como este.
As atividades ao vivo foram um dos pilares do evento, com apresentações do cantor e compositor de J-pop SHIHORI e o concurso Cosplay Runway, no qual os participantes exibiram produções impressionantes de jogos adorados. Julgados pelos renomados cosplayers Charess Mabia, Vera Chimera e Angelus, os quatro vencedores levaram para casa prêmios em dinheiro. Eles foram: RamonsProps como The Batman who Laughs (Injustice 2), Milkymoo como Bubble Head Nurse (Silent Hill 2), Jadeybugboo como Briar (League of Legends) e Skye como Satyr (Granblue Fantasy).
Desenvolvedores independentes brilham na competição de pitches, destacando o talento criativo do Sudeste Asiático
Um dos momentos de destaque foi o Pitch Competition, que atraiu 55 inscrições de desenvolvedores independentes de todo o mundo. No total, 13 finalistas de países como Singapura, Tailândia, Espanha e Brasil apresentaram seus jogos a um grupo de juízes do setor. A competição ofereceu a esses desenvolvedores uma plataforma para mostrar sua criatividade e inovação a possíveis investidores e publicadoras.
Em 18 de outubro, estúdios como o Love In Tiny Spaces, da Battlebrew Production, ganharam o prêmio de Melhor Proposta; o Project Guardian (título provisório), do Ammobox Studio, levou o prêmio de Melhor Design de Jogo; e o Lost and Found Co., da Bit Egg Inc, ficou com o prêmio de Jogo Mais Aguardado. Todos receberam prêmios em dinheiro e vouchers de teste de jogo para apoiar o desenvolvimento. Todos estes três vencedores citados são desenvolvedores do Sudeste Asiático.
gamescom asia retorna em 2025
A Koelnmesse e a game – Associação Alemã da Indústria de Jogos – têm o orgulho de anunciar que a gamescom asia retornará a Singapura de 30 de outubro a 2 de novembro de 2025. A feira em 2025 promete oferecer ainda mais oportunidades para o crescimento do setor, networking e entretenimento, consolidando ainda mais o status da gamescom asia como um hub central para jogos na Ásia.
O público pode conferir os canais da gamescom asia 2024 no YouTube, Facebook e Twitch da gamescom para rever a live da área de entretenimento on-line PRIMETIME. Além disso, mais de 120 jogos que puderam ser jogados no showfloor da gamescom asia também podem ser encontrados na página no Steam.
Para obter mais informações, visite gamescom.asia ou siga a gamescom asia no Facebook, Instagram, X, YouTube, Discord, TikTok e LinkedIn.
Assets da gamescom asia 2024 podem ser encontrados no presskit aqui. As imagens do evento podem ser encontradas aqui.
Resumo da gamescom asia 2024:
– 41.013 participantes de 78 países;
– 4.439 visitantes de ingresso business de 68 países;
– 177 expositores de 27 países, participação internacional de 65%;
– 10.000 metros quadrados de espaço de exposição;
– Mais de 120 jogos em demo;
– 4 áreas temáticas para indies, artistas, jogos retrô e jogos de tabuleiro;
– Mais de 80 palestrantes e convidados;
– 81 horas de conteúdo em 6 palcos;
– 24 parceiros de mídia de 11 países;
– 154 membros da imprensa de 16 países;
– 218 influenciadores e criadores de conteúdo;
– Mais de 5 milhões de acessos ao Steam Festival da gamescom asia.