Saúde

Ginecologista há mais de quatro décadas, Paulo David desmistifica a menopausa e inspira suas pacientes a viverem de forma plena

O médico já realizava, há 40 anos, cirurgias íntimas como a ninfoplastia, que estão em alta hoje em dia

Formado pela Universidade Federal Fluminense em 1978, a trajetória de Paulo David na medicina começou cedo, enfrentando desafios financeiros para concluir a graduação. Durante esse período, ele se sustentou com trabalhos diversos. Após se formar, o médico especialista em ginecologia construiu uma carreira sólida, atendendo sempre em São Paulo, onde se estabeleceu com seu primeiro consultório na região sul da cidade, em Santo Amaro, e, logo depois, na Chácara Santo Antônio, onde atua até hoje.

Ao longo dos anos, atuou como gestor da equipe médica do Hospital e Maternidade Santa Marina, chegando a coordenar uma unidade com uma média de 700 partos mensais. Em seu consultório, o ginecologista se especializou em atender mulheres em todas as fases da vida, desde a adolescência até a menopausa e a pós-menopausa, proporcionando tratamentos voltados à qualidade de vida e bem-estar, com uma abordagem otimista em relação ao envelhecimento, especialmente após os 60 anos.

“Minhas pacientes com 50 anos chegam ao meu consultório ansiosas com os tão aclamados 60. Muitas têm medo disso. Então, meu papel é mostrar para elas que chegar a essa idade não dói, porque eu já passei dos 60”, explica.

Leia também: Nicholas Oher: referência em arquitetura como expressão de histórias

Ao longo de sua carreira, o ginecologista compreendeu que a medicina vai além da técnica e da ciência. Ele adotou como premissa o compromisso com o bem-estar emocional e psicológico de suas pacientes. “Cada consulta é uma oportunidade de educar e esclarecer, especialmente sobre o empoderamento feminino em fases como a menopausa e a pós-menopausa. Eu brinco com as minhas pacientes que nossa consulta é uma via de mão dupla: eu ensino como se cuidarem, e elas me ensinam coisas da vida que passam batido para mim”, conta o ginecologista.

Pioneiro em cirurgias íntimas, Dr. Paulo começou a realizar ninfoplastias há 40 anos, procedimento que hoje se tornou amplamente procurado. Ele destaca que as pacientes que mais necessitam dessa reparação não buscam apenas uma melhora estética, mas também funcional, especialmente mulheres no pós-bariátrica ou que tiveram perda de peso significativa. Dr. Paulo tem um olhar muito especial para esse grupo de pacientes.

O trabalho com métodos contraceptivos e tratamentos não invasivos reflete sua filosofia de prevenção. “Isso permite que as pacientes vivam de forma mais saudável e tranquila”, defende ele, adepto da comunicação aberta e sem tabus, independentemente da idade ou orientação sexual. “Há muitas meninas que não sabem o que é menstruação porque nunca tiveram esse papo com a mãe. Por isso, busco sempre deixar as pacientes confortáveis nas consultas. Assim, elas aprendem a se cuidar e a entender como funcionam seus corpos.”

A procura por métodos contraceptivos de longo prazo é comum entre mulheres que fazem cirurgia bariátrica, já que, no período de dois anos após a operação, não se deve engravidar. Dr. Paulo recomenda que essa proteção seja planejada com antecedência, preferencialmente 30 dias antes da cirurgia.

A carreira de Paulo David também envolve um olhar cuidadoso para a administração e sustentabilidade. Em sua clínica, ele investiu em inovação para melhor atender seus pacientes e capacitar sua equipe. “Esse é um caminho sem volta”, destaca.

Ainda em seu perfil administrador, Dr. Paulo David contribui com cursos de capacitação para novos médicos, focados em procedimentos específicos, como a implantação de métodos contraceptivos, como o Implanon com colocação, retirada e recolocação ao mesmo tempo, em pacientes.

Outro destaque em sua atuação é o apoio a médicos que desejam montar e gerir seus consultórios, com suporte em finanças e tributação. “Ajudo os profissionais de saúde a prosperar e a focarem no atendimento de qualidade”, conclui.

Gabriella Vivere

Gabriella Vivere, tem em seu currículo um vasto conhecimento tanto na comunicação, quanto em gestão de empresas. Além de jornalista, em seus mais de 15 anos de experiência em conectar pessoas e empresas, ela também é especialista em vendas, grandes marcas, commodities e mercado internacional. A paixão por comunicação surgiu após trabalhar em uma agência multinacional de notícias. Seu talento e expertise com novos negócios lhe deram visão para ampliar suas conexões e experiências profissionais.
Botão Voltar ao topo