Carnaval

Globo inova na transmissão do Carnaval 2023

Transmissão em 5G, áudio imersivo e produção na nuvem são as principais novidades tecnológicas

A Globo preparou uma série de novidades tecnológicas para a volta da festa mais popular do Brasil após anos de pandemia. A cobertura dos desfiles do Rio de Janeiro contará, pela primeira vez, com transmissão em 5G – um sistema robusto, marcado pela diversificação do 5G SA com Estações Rádio Base (ERBs) privadas em 4G, além de redes móveis públicas, garantindo grande capacidade de dados. A captação e transmissão de imagens em alta definição e em tempo real ficarão a cargo dos mochilinks (equipamentos portáteis conectados a câmeras sem fio usados para transmissão de conteúdo ao vivo com qualidade). 

Vale ressaltar ainda que a rede 5G montada para o evento conta com uma tecnologia avançada até para as operadoras móveis, o network slicing, que permite alocar os recursos físicos da rede de forma elástica e dinâmica, e garante ainda mais robustez e qualidade para as transmissões ao vivo. Outra inovação da Globo para a área de cobertura das cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo será a transmissão dos desfiles em Dolby Atmos, experiência de áudio imersivo para os usuários que possuem um decoder de áudio e soundbar. 

Além do Rio de Janeiro e de São Paulo, Recife será região de destaque para a cobertura da Globo neste Carnaval. Os blocos de rua Galo da Madrugada (o maior do mundo) e Homem da Meia-Noite terão transmissão 100% remota, e, no caso do primeiro, parte da sua produção será realizada na nuvem, em um processo chamado Live Production Multisite. “Os profissionais escalados para o trabalho estarão fisicamente em diferentes localidades. O operador ficará no local de transmissão, mas o diretor de imagem responsável pelo corte das câmeras estará em Belo Horizonte, e a operação de áudio será feita em Brasília. Aí, tudo convergirá para a Globo Recife”, esclarece Luiz Augusto Brandão, gerente de Tecnologia da Globo Recife. E completa: “A captação das imagens ocorrerá em Recife, mas a nuvem nos possibilitará fazer a operação de qualquer lugar do mundo.” O fato de a cidade ser bem capilarizada em termos de fibra ótica foi um dos motivos de ela ter sido escolhida para esse tipo de produção. 

A transmissão do bloco Pipoca da Veveta, de Ivete Sangalo, a acontecer na quinta-feira, dia 16, em Salvador (BA), também será marcada por uma inovação tecnológica. Pela primeira vez, a mixagem de som será realizada remotamente: uma mesa de som ficará localizada no trio elétrico, em Salvador, enquanto a equipe que irá operá-la estará em São Paulo. “O maior benefício desse formato é a melhora na qualidade da mixagem de som, uma vez que o sonoplasta estará em um ambiente mais controlado e sem os barulhos externos do público e do trio”, Felipe Correia, gerente de Tecnologia em Variedades da Globo. 

Sobre a Globo

Maior empresa de comunicação da América Latina, a Globo reúne canais de TV aberta e de TV por assinatura, além produtos e serviços digitais. Seus canais lineares falam com 120 milhões de pessoas todos os dias no Brasil. E, graças a sua ampla rede de afiliadas parceiras que cobre todo o país, é capaz de ser local, regional e nacional ao mesmo tempo. Iniciou em 2018 a sua jornada de transformação para uma empresa mediatech, fortemente apoiada em tecnologia, voltada para o relacionamento direto com o consumidor. Oferece uma experiência completa ao público, conjugando a capacidade de produzir conteúdo de qualidade com a expertise tecnológica, com distribuição em várias plataformas, como a TV Globo, canal de TV aberta; seus 26 canais de TV por assinatura; o Globoplay no streaming; seus produtos digitais de jornalismo, g1; esporte ge.globo; e entretenimento gshow, entre outras. 

Thiaggo Camilo - @thiaggocamilo

Jornalista e assessor de imprensa. Foi jurado do quadro musical do programa Mais Show com Danny Pink na Rede Vida. Colunista do Tô Na Fama!, portal parceiro de conteúdo do IG. Atualmente está a frente da sua agência de comunicação e licenciamento. Redes sociais @thiaggocamilo | @thiaggocamilopress

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo