Noticias

Psicóloga Silvia Vasconcelos explica a relação das cores e o comportamento humano

WhatsApp Image 2023 02 02 at 17.00.12

As cores têm uma forte influência sobre a nossa personalidade e até sobre o nosso astral. Você já percebeu por que optamos por algumas cores em vez de outras? E por que isso acontece? Quando estamos felizes usamos cores alegres como laranja e amarelo. Já quando não estamos tão dispostos, cores mais neutras e escuras são escolhidas.

De acordo com a psicóloga Silvia Vasconcelos, a cor é uma experiência psicológica que pode afetar radicalmente o humor e as emoções. “Ou seja, a cor é mais do que uma experiência visual. É uma forma clássica de comunicação que pode projetar sua personalidade e definir a vibração de um lugar. Como por exemplo, o tom em cada cômodo da sua casa e até mesmo o ambiente de trabalho”, conta a médica.

O fato é que as cores são fundamentais porque compõem uma harmonia, seja através das roupas que vestimos, os móveis de nossa casa e até a cor dela. E cada cor expressa algum aspecto sobre a nossa vida, e as cores em determinas situações são utilizadas como fins terapêuticos.

A cromoterapia é a ciência que estuda as cores. Neste sentido, de acordo com a psicóloga Silvia Vasconcelos, ela é um tipo de terapia complementar, que utiliza ondas emitidas pelas cores. “Ela vai atuar em células do nosso organismo e melhorar o equilíbrio entre o corpo e mente, promovendo uma maior sensação de bem-estar e até aliviando sintomas, alguns profissionais fazem o uso desta prática”. Aponta Silvia.

A especialista explica também sobre como as cores podem nos afetar. As cores são ondas eletromagnéticas que conseguem influenciar o homem estimulando-o com diferentes sensações. Alguns pesquisadores afirmam o poder das cores e de suas finalidades no campo vibratório humano de modo a influenciar também o campo energético desse até em oculto”.

Se em um lugar onde existe cores vibrantes e de todo tipo, é dentro da casa do Big Brother Brasil, reality da Rede Globo. Pensando nessa questão da influencia das cores em nosso comportamento, pedimos para que especialista analisasse a relação das cores com o comportamento dos confinados.

“Cores mais vibrantes trazem excitação, mas não apenas para o bem, ela pode ser uma emoção positiva ou negativa. O vermelho por exemplo significa paixão, amor e também violência, raiva. Vai muito da pessoa e do mood (momento) que ela acordar. A atenção seletiva não se aplica diretamente nos quesitos cores da casa porque eles estarão em movimento. Os participantes ficam para e para cá e isso tem impacto diferente em cada pessoa e podem produzir novamente a animação, a excitação. Os sentimentos são cíclicos e vão acontecendo no dia a dia”, afirma Silvia.

Faz-se o uso das cores desejadas até mesmo em seriados de televisão. Uma série bastante conhecida e uma das mais bem avaliadas da história foi “Breaking bad”. Essa série, fez o uso da psicologia das cores com quase todo seu elenco. 

Durante toda 1° temporada e início da segunda Walter White utilizou a cor verde. Essa cor representa a ganância, esperança e revelação, isso se encaixa muito bem com a mensagem transmitida pelo personagem. Além de Walter, Saul Goodman, também usou bastante o verde,  representando sua vontade de ganhar dinheiro em seu negócio de advocacia.

O azul é utilizado por Skyler (esposa de Walter), até ofinal da segunda temporada, essa cor representa lealdade e confiança. Essas caracterististicas tinham muita relação com a personagem, que permaneceu quase todo seriado dedicada a sua família. Já o vermelho foi utilizado por Jesse Pinkam, essa cor representa violência, amor, intensidade, que são os sentimentos que transitavam bastante nesse personagem.

*publicado por Jairo Rodrigues

Jairo Rodrigues

*Jairo Rodrigues* Jornalista, apresentador e crítico de TV. Ao longo da carreira, passou por diversos programas e emissoras de TV. Escreve sobre a vida dos famosos e os bastidores da televisão desde 2016.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo