Uma experiência única e memorável invade a capital paulista para se tornar o maior festival de música, cultura e arte da cidade. Nos dias 2, 3, 7, 9 e 10 de setembro, TV Globo, Globoplay, Multishow, Canal Bis, gshow e g1 se reúnem na transmissão multiplataforma do The Town, que realiza sua primeira edição na grande metrópole. Para além dos palcos, a cobertura promete levar os espectadores a uma verdadeira imersão num ambiente de entretenimento, diversidade de ritmos e união de tribos.
Promovendo a experiência para o público se sentir vivenciando os shows de perto, os assinantes do Globoplay +Canais poderão conferir à transmissão do Multishow em 4K e com a tecnologia de áudio Dolby Atmos. O som imersivo estará disponível nos canais 4K nas TV habilitadas e, pela primeira vez, em uma transmissão ao vivo do Globoplay, que contará com um painel interativo trazendo informações sobre a transmissão em tempo real.
Com o mote “A história começa aqui”, o projeto integrado entre TV aberta, canais por assinatura, streaming e redes sociais capta a essência do evento inédito para dentro das telas, através da transmissão de shows, entrevistas exclusivas, bastidores emocionantes, exibição de programas especiais, além de conteúdos inéditos no g1, gshow e também nas redes sociais. Chinaina, Dedé Teicher, Didi Wagner, Guilherme Guedes, Kenya Sade, Laura Vicente e Robson Nunes compõem o time de apresentadores da transmissão ao vivo no Multishow, Bis e Globoplay e vão mostrar todos os detalhes que acontecem dentro e fora dos palcos, além de muita informação para os fãs de música e de grandes festivais. Já na TV Globo, Marcos Mion e Kenya Sade comandam a exibição dos melhores momentos do The Town.
No Multishow, a transmissão começará às 14h25, no primeiro dia, e sempre às 14h45 nos demais. O público poderá acompanhar todas as performances dos palcos Skyline e The One. Nomes como Alok, Bruno Mars, Demi Lovato, Detonautas, Foo Fighters, Gloria Groove, H.E.R., Iggy Azalea, IZA, Ludmilla, Luísa Sonza, Maroon 5, Post Malone, Ney Matogrosso e NeYo são algumas das atrações que passarão por lá. Já no Canal Bis, o evento inicia às 19h45 e contará com mais de 20 horas de música direto do palco New Dance Order. Todo o conteúdo dos dois canais também estará disponível simultaneamente para não assinantes do Globoplay. A plataforma de streaming da Globo ainda contará com uma promoção especialmente para o período entre 30 de agosto e 19 de setembro: a assinatura anual do Globoplay +Canais por R$37,90 por mês, se parcelado em 12 vezes, para garantir o melhor conteúdo em 4k.
Além da cobertura na TV, as redes sociais também estarão dedicadas ao festival e os bastidores dos palcos terão um lugar especial na transmissão. Os perfis do Multishow no Tik Tok e no Instagram terão lives diárias, a partir das 17h, comandadas pelo influenciador Phellyx, que vai mostrar as melhores experiências ao lado do público. Já no Música Multishow, no YouTube, no g1 e no gshow, será possível acompanhar entrevistas, bastidores e informações exclusivas com influenciadores, além de notícias do que estiver acontecendo nos gramados do evento. Thaynara OG vai comandar a cobertura pelo gshow e pelo Globoplay nas redes direto da Área VIP do evento, conversando com famosos e mostrando os detalhes mais quentes do que acontece por lá. Enquanto isso, Sarah Aline lidera a cobertura pelo Globoplay, acompanhando em real time as atrações e tudo que rola nos palcos do festival.
E a experiência não para por aí. TV Globo, Globoplay e Multishow vão receber talentos e convidados em um espaço privilegiado, totalmente Glass, promovendo uma experiencia única com direito a vista premium para o palco principal. O estande contará com três andares, sendo dois de relacionamento e no primeiro andar o glass studio, de onde o público conseguirá acompanhar de perto toda a cobertura da Globo. O Receitas e o GNT participam do estande com ativações gastronômicas e o gshow também marcará presença, garantindo ao público a oportunidade de fotos com light painting colorido, uma ativação dinâmica e personalizada que cria efeitos visuais nas imagens para eternizar os registros feitos no festival. E o público do gramado, que passar próximo ao espaço, também poderá dar o seu ‘close’ e receber as mídias por SMS ou mensagem via WhatsApp.
A transmissão do The Town, nas plataformas Globo, conta com Itaú, Heineken, Nestlé, Vivo, Hypera Pharma, Volkswagen, Haleon, Hellmann’s e Coca Cola como patrocinadores. Além disso, marcas como Mccain, Seara, Airbnb e Mc Donald’s já garantiram presença nos intervalos comerciais e em ações de conteúdo, com cotas de participação.
Inovações tecnológicas
Além da experiência imersiva de imagem e som, promovidas a partir da transmissão em 4K e da tecnologia de áudio Dolby Atmos, as inovações da cobertura multiplataformas da Globo não param por aí. No Palco Factory, a novidade é a captação na nuvem com operação multisites envolvendo as bases da Globo no Rio de Janeiro, São Paulo e Pernambuco. Essa operação permite que as equipes atuem de forma sincronizada, mesmo estando em estados diferentes. No palco New Dance Order, todo o corte dos sinais será feito no Rio de Janeiro, utilizando o conceito de produção remota. Já a cobertura jornalística do evento, será feita a partir de links com câmeras que utilizam a tecnologia 5G. A implementação de todas essas soluções gera flexibilidade, agilidade e escalabilidade, sem a necessidade de deslocamento de um complexo aparato técnico e de grandes equipes.
A transmissão do Globoplay será integralmente baseada em nuvem e a plataforma disponibilizará durante todo o festival um Painel Interativo, com interface que poderá ser acompanhada sem precisar sair da programação linear onde os shows serão transmitidos. Nesse ambiente virtual, que já foi usado no BBB, Rock In Rio, Lollapaloza, Copa do Mundo, Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil, será possível acessar com praticidade informações sobre a transmissão ao vivo, como o horário de cada apresentação, line-up do dia e outros conteúdos relacionados, além de interagir com algumas funções. O Painel poderá ser acessado via Web, Mobile Browser, iOS, Android, AppleTV, Smartv, entre outros, uma oferta que traz dinamismo para a experiência, facilitando a jornada de consumo e integrando ainda mais o Globoplay ao ecossistema da Globo.
O Globoplay exibe uma experiência completa do festival, com as transmissões simultâneas e ao vivo do Multishow e do Canal BIS, além de entrevistas pré e pós-shows. Já a TV Globo exibe os melhores momentos em todos os dias: na quinta e sexta logo após ‘Conversa com Bial’, sábado após ‘Altas Horas’ e domingo depois de ‘Vai que Cola’. O festival conta, também, com cobertura completa do gshow, g1 e redes sociais.
Diversão com responsabilidade social e ambiental
A atuação da Globo na cobertura e transmissão do The Town seguirá as premissas do Guia de Produções Verdes da empresa. Direcionador de boas práticas sustentáveis empregadas em diversas etapas do processo de produção, o documento é parte da Agenda ESG da Globo. Entre as iniciativas, ao longo do processo de concepção do projeto, foram priorizados encontros remotos, reduzindo o número de viagens; parte da estrutura de produção para o festival conta com materiais herdados de outras produções da Globo; nos dias do evento, serão utilizados transportes de uso coletivo para as equipes; há redução do consumo de papel, a partir do uso de ferramentas digitais, por exemplo; para a caracterização dos apresentadores e convidados, além da reutilização de figurinos, serão priorizadas a compra de tecidos feitos de fibra vegetais e a utilização de produtos de brechós; e todos os resíduos descartados serão direcionados para coleta seletiva. Além disso, a Globo concorre ao Prêmio Atitude Sustentável 2023, que irá premiar no dia 10 de setembro os parceiros mais sustentáveis da Rock World, organizadora do The Town.
O compromisso da Globo com a educação também estará presente no The Town. O Movimento LED – Luz na Educação, iniciativa da Globo e Fundação Roberto Marinho que reconhece práticas inovadoras na educação, levará o rapper MC Estudante, embaixador do Movimento, para entradas especiais na transmissão dos canais Multishow e BIS, nos dias 7, 9 e 10 de setembro, para fazer suas rimas freestyle sobre educação e música. Todo o talento do MC também estará presente nas redes da Globo, com cobertura especial e desafios, quizz e rimas, voltados ao tema educação, entre outras ações.
A transmissão do The Town tem produção de Maria Garcia, direção artística de Pedro Secchin e direção de gênero de Raoni Carneiro. Na TV Globo, os melhores momentos serão exibidos na quinta-feira após o ‘Conversa com Bial’, aos sábados após ‘Altas Horas’ e aos domingos depois de ‘Vai que Cola’.