
A fumaça branca subiu e os sinos tocaram em festa: Habemus Papam! O conclave dos cardeais anunciou ao mundo o nome do novo sucessor de São Pedro. O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, dos Estados Unidos, foi eleito o novo Papa e escolheu como nome pontifício Leão XIV, em homenagem à linhagem histórica dos papas que marcaram a defesa da fé e o diálogo com o mundo.
Do alto da sacada central da Basílica de São Pedro, o novo pontífice foi apresentado ao mundo e, visivelmente emocionado, dirigiu suas primeiras palavras aos fiéis:
“A paz esteja com todos vocês.”
E prosseguiu:
“Essa é a paz de Cristo Ressuscitado. Uma paz desarmada, desarmante. Humilde. De um Deus que ama a todos incondicionalmente.”
O Papa Leão XIV também fez referência à tradicional bênção “Urbi et Orbi” concedida por seu antecessor, Papa Francisco, e declarou:
“O Papa que abençoava Roma e dava sua bênção a todos no dia da Páscoa… Quero dar sequência àquela mesma bênção. O mal não irá prevalecer. Estamos todos nas mãos de Deus.”
Com um apelo forte à unidade e ao diálogo, o novo Papa conclamou os fiéis:
“Então, juntos de mãos dadas, prossigamos. Nos ajudem a construir pontes com diálogo. Todos juntos, sempre em paz. Obrigado, Papa Francisco.”
Um Papa Agostiniano
Em seu pronunciamento, Leão XIV lembrou suas origens religiosas:
“Sou filho de Santo Agostinho, agostiniano. Sou cristão e, por vocês, bispo. Nesse sentido, podemos caminhar juntos para a Pátria que Deus já nos preparou.”
O novo Papa também dirigiu palavras especiais à Igreja de Roma:
“Precisamos tentar juntos ser uma igreja missionária.”
Chamado à Oração e Esperança
Concluindo sua primeira aparição, Papa Leão XIV convidou todos à oração da Ave Maria — que foi rezada em uníssono por milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro e por milhões ao redor do mundo. Em seguida, concedeu a todos a bênção apostólica e indulgência plenária.
“Hoje é um dia de súplica. Nossa Mãe Maria quer sempre caminhar conosco, estar próxima com sua intercessão e o seu amor.”
Um novo tempo para a Igreja
Com palavras de paz, justiça e renovação, o novo Papa inicia seu pontificado com humildade e coragem, pronto para conduzir a Igreja em tempos de grandes desafios e transformações, sempre ancorado no Evangelho e no amor incondicional de Cristo.
Viva o Papa! Viva Leão XIV!