Agenda

Identidade X – Max e Eva convida jovens a pensar sobre gênero e as múltiplas possibilidades de expressão da diversidade

Com direção de Ricardo Grasson e Ando Camargo, espetáculo nasceu para desmistificar a sigla LGBTQIAPN+

Em um dos países que mais mata a população LGBTQIAPN+ no mundo, discutir gênero e identidade é fundamental para a criação de uma sociedade melhor. E a peça Identidade X – Max e Eva vem falar justamente para a juventude sobre essas questões em sua nova temporada, que acontece de 3 de maio a 1º de junho, no Teatro Sérgio Cardoso, com sessões às quartas e quintas, às 19h.

A montagem tem texto de Marcelo Gomes e Ellen Bueno e direção de Ricardo Grasson e Ando Camargo. Já o elenco traz Glamour Garcia, Thiago Mendonça, Marcelo Gomes, e Fábio Barreto. 

Inspirado em histórias reais, o trabalho aborda a luta e os desafios das pessoas em processos de descoberta de sua identidade, estejam elas dentro ou fora das siglas de expressão da diversidade. A trama acompanha uma história de amor entre Max, um homem em descoberta de sua identidade, e Eva, uma garota de programa cisgênero

Eva se apaixona e se aproveita da condição de Max levando-o para o mundo da prostituição. Eles afundam no submundo, onde as reais identidades e valores são revelados. A situação quebra os limites e a convivência entre eles se torna frágil e insustentável.

Ao nascer, as pessoas são automaticamente classificadas pela sociedade em dois gêneros de acordo com seus órgãos genitais. A peça vem justamente para ajudar o público – que também está em processo de construção de sua identidade – a questionar: Será que apenas essas duas categorias servem para retratar a realidade de toda raça humana? Por que as siglas de expressão da diversidade existem? Por que elas crescem? Como obtemos informações e/ou apoio? Como lidar com a nossa singularidade e a das outras pessoas?

A história tem um final de esperança para os protagonistas Max e Eva, para mostrar aos jovens que todas as pessoas, independentemente da identidade de gênero, merecem ser felizes, amadas, respeitadas e ter uma vida digna.

Identidade X – Max e Eva é resultado de um projeto aprovado pelo ProAC 30/2021. A peça estreou em 2022 e teve uma série de apresentações em vários teatros, direcionadas a comunidade e a escolas. A iniciativa também contou com a exposição fotográfica áudio-descritiva “Frente a Frente”, retratando histórias de pessoas LGBTQIAPN+, e a série “Velas e Siglas”, com oito encontros gravados em vídeo entre especialistas em diversidade.

Sinopse:

O espetáculo conta a história de Max, um habitante de São Paulo, cidade recheada de nuances e complexidades.  Max é um homem em descoberta de sua identidade, atormentado por seus conflitos, e por não compreender seu lugar na sociedade, opta por viver nas ruas. Surge em sua vida, Eva, uma prostituta que sonha ser atriz, sedutora e comunicativa, ela gera um grande impacto na vida de Max. Didi, drag queen e melhor amigo de Eva tenta impedi-la de se entregar a essa relação. Eva se apaixona por Max e o conduz para a descoberta da sua identidade de gênero, até que a situação quebra os limites e as reais identidades são reveladas. 

Ficha Técnica

Texto: Marcelo Gomes e Ellen Bueno

Elenco: Glamour Garcia, Thiago Mendonça, Marcelo Gomes, e Fábio Barreto. 

Direção: Ricardo Grasson e Ando Camargo

Contribuição Cênica: Cássio Scapin 

Desenho de Luz: César Pivetti e Rodrigo Pivetti 

Figurino e cenário: Kleber Montanheiro 

Direção Musical: Marcus Veríssimo

Produção: Marcelo Gomes, Augusto Oliveira e Gregory Pena

Assistência de produção: Wellyda Lyra

Coordenadora de inclusão da pessoa com deficiência e audiodescrição: Jessica Marchetti

Libra: Libas Rosemeire Santos

Foto: Lyvia Gamerc e Andrea Menegon 

Serviço

Identidade X – Max e Eva

Temporada: 3 de maio a 1º de junho, às quartas e quintas-feiras, às 19h

Teatro Sérgio Cardoso – Rua Rui Barbosa, 153, Bela Vista

Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$20 (meia-entrada)*

*Pessoas trans e com deficiência pagam meia entrada.

Vendas online em https://www.teatrosergiocardoso.org.br/pt-br/agenda-cultural/identidade-x-max-e-eva/

Duração: 70 minutos
Classificação: 14 anos
Acessibilidade: Teatro acessível a cadeirantes e pessoas com deficiência. A peça tem tradução em Libras todas as quartas-feiras e áudio descrição em todas as sessões 

Thiaggo Camilo - @thiaggocamilo

Jornalista e assessor de imprensa. Foi jurado do quadro musical do programa Mais Show com Danny Pink na Rede Vida. Colunista do Tô Na Fama!, portal parceiro de conteúdo do IG. Atualmente está a frente da sua agência de comunicação e licenciamento. Redes sociais @thiaggocamilo | @thiaggocamilopress

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo