Coluna Rodrigo Teixeira

Inauguração da Mercosul Store é marcada por celebração um ano após incêndio

Referência no setor gastronômico, marca abre novo espaço na Barra da Tijuca e busca expandir atuação em 2024 com o lançamento de novos serviços

A alegria e a animação deram o tom da noite. Nesta quarta-feira (25), a Mercosul Store inaugurou a megaloja no Shopping Uptown, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, na presença de cerca de 150 convidados, entre empresários, jornalistas e chefs de cozinha.

A marca, que nasceu na cidade de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, é referência na distribuição de equipamentos e utensílios para os segmentos do comércio alimentício, como cozinhas hospitalares, hotéis, mercados, sorveterias, hamburguerias e franquias.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do empresário Fabrício Teixeira, presidente e fundador da Mercosul, que destacou a resiliência do grupo após o incêndio que destruiu o estoque da empresa, há um ano, deixando um prejuízo de R$ 50 milhões. “Lembro de, naquele dia, ter a certeza de que eu iria reconquistar tudo o que perdi. Essa loja é um sonho, foi pensada em cada detalhe para os nossos clientes e parceiros. Nós queremos alcançar patamares cada vez mais altos em nível de experiência para eles.

Além da enorme variedade de produtos no primeiro piso, a megaloja conta ainda, no segundo andar, com uma cozinha montada e um auditório para 150 pessoas. A proposta é que o espaço receba diversos eventos, como aulas shows, treinamentos e testes de equipamentos. Já no terraço, um espaçoso rooftop completa o espaço da loja. Durante a noite de inauguração, o local foi palco de apresentações musicais e confraternizações.

Thiago Moura, presidente do Polo Gastronômico da Zona Sul do Rio, ao lado da esposa; Julio Souza, embaixador da Baixada Fluminense e gestor de Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro; e o jornalista Alberto Aquino / Crédito: Vitor Guedes/Divulgação
Thiago Moura, presidente do Polo Gastronômico da Zona Sul do Rio, ao lado da esposa; Julio Souza, embaixador da Baixada Fluminense e gestor de Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro; e o jornalista Alberto Aquino / Crédito: Vitor Guedes/Divulgação

Diamante destaca fomento de networking

O chef João Diamante, um dos convidados da cerimônia, reforçou a importância dessa conquista da Mercosul Store e citou a retomada do setor de alimentos e bebidas no Rio.

“A loja está linda, completa, com todos os equipamentos e utensílios necessários para o dia a dia de um comércio gastronômico. Ter um espaço amplo e confortável, que permite receber encontros de profissionais do segmento, pode fomentar o networking e tornar-se um lugar muito importante para a gastronomia do Rio de Janeiro. Hoje nós temos o segmento de alimentos e bebidas em recuperação e com grande geração de empregos.”

Também estiveram presentes os chefs Rodrigo Barros, do Churrasco do Rodrigo; Cátia Braga, do restaurante Mia Cucina e do buffet Cátia Braga Gastronomia; Cris Lima, do Reserva Gastronomia; os chefs Cadu Freitas, Thiago Pereira, Gerson Fernandes, Taiana Rodrigues e Julio Rodrigues; o presidente do Polo Gastronômico da Zona Sul do Rio e sócio dos restaurantes Le Pulê e Canastra, Thiago Moura; o deputado estadual Felipinho Ravis; e o diretor do Instituto Coalizão Rio e da Associação Comercial e Industrial de Duque de Caxias, embaixador da Baixada Fluminense e gestor de Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, Julio Souza.

O evento teve ainda representantes de nomes da gastronomia fluminense, como André Kunzé, do Cevina Steak Bar; Zinho, da Duquesa Confeitaria; Silas Moreira, sócio do Doma House; David Rolim, do Capitão Jack – Pizzas & Piratas; e Estevão Alves, da Casa Cria.

Ao fim da cerimônia oficial, houve o tradicional corte de fita simbolizando a inauguração.

O chef João Diamante com o presidente e fundador da Mercosul, Fabrício Teixeira com a eposa, Juliana Teixeira / Crédito: Vitor Guedes/Divulgação
O chef João Diamante com o presidente e fundador da Mercosul, Fabrício Teixeira com a eposa, Juliana Teixeira / Crédito: Vitor Guedes/Divulgação

Expansão esperada para 2024

Durante a cerimônia, o diretor de marketing da empresa, Luciano Moreira, revelou que a marca pretende, já no próximo ano, diversificar a oferta de serviços. O planejamento inclui a abertura de estúdios para gravação de conteúdos audiovisuais, uma escola de gastronomia, a locação de equipamentos, a criação de uma agência de publicidade voltada exclusivamente para o setor gastronômico, a venda de insumos para limpeza e manutenção dos equipamentos e uma assistência técnica com atendimento 24h por dia.

“Um dos nossos slogans é ‘Novos sonhos’. Então estamos planejando e sonhando alto para o ano que vem. Assim como um polvo com seus vários tentáculos, queremos em 2024 atender de forma integral o nosso cliente. Esse é o nosso principal objetivo”, disse.

A proposta da Mercosul Store é expandir a sua atuação a nível nacional, inclusive com a abertura de franquias em outros estados do país. A marca tem o propósito de oferecer uma consultoria especializada além da venda de produtos, com um time de especialistas capacitados para oferecer o apoio necessário e auxiliar em todas as etapas do processo.

O horário de funcionamento da Mercosul Store é das 9h às 21h, de segunda-feira a sábado, e das 12h às 20h, aos domingos e feriados. A loja fica localizada na Av. Ayrton Senna 5500, bloco 5, loja 144, Barra da Tijuca (logo após a entrada do estacionamento).

Fabrício Teixeira, presidente e fundador da Mercosul, ao lado do chef João Diamante / Crédito: Vitor Guedes/Divulgação
Fabrício Teixeira, presidente e fundador da Mercosul, ao lado do chef João Diamante / Crédito: Vitor Guedes/Divulgação

Sobre a Mercosul Store

A Mercosul Store tem lojas no Rio de Janeiro (Barra da Tijuca e Penha), em Nova Iguaçu (RJ) e em Campinas (SP). Além dessas, a empresa abrirá em breve um showroom na cidade de São Paulo. Há, ainda, centros de distribuição em cinco estados: Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Bahia e Pernambuco. Ao longo de sua trajetória, a Mercosul atendeu a mais de 30 mil clientes. Atualmente uma referência com sua capacidade de armazenamento e logística, tornou-se uma das maiores distribuidoras de marcas, como Venâncio, Fricon, Macom, Toledo e Skymsen. Com estoque de 20 mil m² divididos em três estados, uma frota própria e parcerias por todo o Brasil, a empresa é hoje a número 1 do mercado. A empresa também tem e-commerce, no site www.mercosulstore.com/.

Rodrigo Teixeira

Repórter com mais de 13 anos de carreira. Formado em jornalismo pela Estácio de Sá e pós graduado em Metodologia do Ensino Superior pela Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro (Elerj). Com experiência em diversos segmentos do jornalismo, entre eles, no meio corporativo, artístico, e no poder público. Com passagem pelas redações dos maiores portais de internet do país, inclusive á produziu conteúdo para o portal iG. Experiência de gestão, redação e projetos especiais para o on-line dos Jornais O Dia e Meia Hora. Web Repórter da Rede TV, na sucursal do Rio de Janeiro e correspondente do programa "Tô na Fama", da Rede TV do Tocantins.
Botão Voltar ao topo