Música

Ivete Sangalo e Léo Santana agitam o primeiro dia da Tradicional Micareta de Feira de Santana

O evento iniciou ontem com as participações de Ivete Sangalo que animou os mais de 300 mil foliões com sucessos que marcaram sua carreira. No entanto, o hit atual “Cria da Ivete”, foi cantada em coro na avenida.

d4957704 5a18 4645 8b22 ad5c07dfedea

Além disso, o cantor Léo Santana Léo arrastou a multidão no circuito Maneca Ferreira. Ao som de “Mete Seu Cachorro” o gigante arrastou uma multidão na avenida Presidente Dutra. A coreografia da Zona de Perigo parecia ensaiada. O folião sabia cada passinho.

O evento vai até dia 23 de abril e traz grandes nomes da música baiana, como, por exemplo, Bell Marques, Xanddy do Harmonia, Durval Lelys, Timbalada, Igor Kanário, Olodum e Claudia Leitte, Filhos de Gandhi, Ilê Ayê, além de vários artistas  feirenses como Thiago Aquino e Tonho Dionorina.

A programação completa da festa pode ser conferida no link.

História da Micareta de Feira de Santana

A primeira e maior micareta fora de época do Brasil começou a ser realizada em 1937 por um grupo de jovens, liderado por Maneca Ferreira. Eles resolveram realizar o evento no mês de abril daquele ano porque o Carnaval havia sido suspenso por conta de fortes chuvas.

Maneca Ferreira era criador de carros alegóricos que tinham uma participação marcante no Carnaval.  Inicialmente, a festa foi denominada de Micareme, copiado de uma festa popular francesa, mas terminou substituída por Micareta, escolhida em concurso.

Ao longo desses 79 anos, a Micareta de Feira de Santana só não tinha sido realizada em duas ocasiões: a primeira durante a Segunda Guerra Mundial, da qual alguns soldados feirenses também participaram, e a outra em 1964, em razão do Golpe de Estado. Com a pandemia, não foram realizadas as edições de 2020, 2021 e 2022.

Fotos: ACM/ SECOM

Botão Voltar ao topo