2022 está sendo surpreendente para o mundo do Jiu Jitsu. Para a CBJJE, Confederação Brasileira de Jiu Jitsu Esportivo, o trabalho realizado até então ao longo do ano superou expectativas. O Campeonato Brasileiro de Jiu Jitsu Esportivo carimbou as expectativas de forma muito positiva dentro deste primeiro semestre, aumentando ainda mais novas expectativas no segundo semestre do calendário de competições CBJJE, são diversas competições que ainda vão acontecer.
Campeonato Brasileiro ocorreu nos dias 24, 25 e 26 de Junho no Ginásio Mauro Pinheiro, lugar estratégico para locomoção dos atletas na cidade de São Paulo. Tendo recorde de público nas arquibancadas. Foi um verdadeiro show com 9.000 pessoas em arquibancada, tendo a participação de 4.182 atletas.
Dentre os principais competidores destaca-se a participação de atletas Juvenis Faixa Branca, elevando a técnica e mostrando a crescente evolução do Jiu Jitsu. Cidades carimbadas do Brasil participaram em massa, tendo movimentado somente na região de Mato Grosso mais de 3 ônibus.
O Jiu Jitsu em estados tradicionais como Manaus sempre se destacará, mas deve-se levar em conta o rápido crescimento que vem acontecendo em cidades de todo o Brasil, onde o Jiu Jitsu vem se tornando cada vez mais tradicional como busca para exercitar corpo, alma e mente.
Expectativas quanto ao desempenho dos atletas são destacadas a cada evento, trazendo diversidade de estilos, cidades, atletas e diversas outras variantes que favorecem o alto nÃvel dentro do esporte.
O Campeonato Brasileiro de Jiu Jitsu Esportivo foi marcado por figuras conhecidas, como o ex-Casa dos Artistas, Marcelo Mathias, faixa preta muito respeitado na arte marcial.