Famosos por Tânia Voss

Juliette em “Sai da Frente”

Lançamento duplo, com música e videoclipe, single abre alas para o primeiro álbum da cantora

“Deixa eu te mostrar quem eu sou”, canta Juliette no primeiro verso de “Sai da Frente”, single que ganha o mundo às 21h desta quinta-feira (25). Aqui, a cantora declara sua potência artística, já oferecendo uma amostra do que os fãs podem esperar de seu álbum de estreia, que deve ser lançado ainda este ano.

No ar ao meio-dia seguinte, o videoclipe da nova faixa vem para ilustrar o momento de efervescência e honestidade criativa vivido atualmente pela paraibana, trazendo a assinatura do diretor Felipe Sassi, que já trabalhou em grandes sucessos de nomes como Gloria Groove, IZA e Ludmilla.

“‘Sai da Frente’ é meio que uma terapia de peito aberto pra mim”, comenta Juliette. “Essa música mistura muitos sentimentos complexos que tive nos últimos anos, coisas que acho que eu não conseguiria expressar se não fosse por meio da música”, ela divide, refletindo sobre como o conteúdo lírico do lançamento dialoga com suas próprias vivências.

Quem assina a composição aqui é ninguém menos que a cantora pop Carol Biazin, ao lado de Paiva, Lucas Vaz Nave, Pump Killa e do cantor Nairo.

Novidade na discografia de Juliette, a sonoridade da nova faixa incorpora instrumentos musicais típicos da música paraibana, como o triângulo, em uma embalagem pop.

“Para mim, era importante que o primeiro single do meu primeiro álbum tivesse esse diálogo com minha cultura de origem. Mas a ideia era exatamente brincar com esses elementos”, a cantora conta, “de forma que a música soasse totalmente inusitada para mim, mas que ao mesmo tempo tivesse a minha cara. Acho que chegamos lá”, comemora.

Tiê Castro, que é fundador do hub de criação CANETARIA, responsável pela direção artística e produção musical da nova música, também comenta sobre esse processo criativo:

“Desde sempre, o desafio era reunir um repertório que posicionasse a cantora dentro do pop, mas com bastante respeito às suas raízes. Resgatamos instrumentos regionais, direcionamos o discurso das letras com histórias reais e desse casamento… E abrimos uma nova era”, ele divide.

Um dos compositores da faixa, o cantor Nairo também comenta o processo criativo: “Tenho certeza de que as pessoas vão se surpreender com o resultado; a música é inovadora, poética e tem tudo a ver com essa nova fase musical que Juliette está projetando”, comemora.

O videoclipe de “Sai da Frente” também chega para sinalizar um novo momento de explosão criativa na carreira de Juliette. Ambientado em um teatro, o audiovisual vem com a assinatura de Felipe Sassi, estrelado diretor de “A QUEDA”, de Gloria Groove; “Rainha da Favela”, de Ludmilla; e “Gueto”, da IZA.

Nele, a paraibana encarna uma atriz em ascensão que lida constantemente com críticas destrutivas e ataques à sua arte.

Por meio de simbologias inspiradas pelo teatro de William Shakespeare, sempre com releitura moderna e pop, o vídeo retrata os caminhos de Juliette para vencer esses obstáculos, derrubando conceitos pré-concebidos sobre ela e saindo vitoriosa no fim.

Além disso, a artista abre o videoclipe fazendo uma referência às suas origens, ao aparecer tocando um pífano, instrumento típico de vários ritmos do nordeste brasileiro. Com isso, ela homenageia a artista pernambucana Zabé da Loca, conhecida como a Rainha do Pífano.

Juliette conta que o clipe é resultado de um trabalho colaborativo, feito pelas mãos de sua equipe, Sassi, Nídia Aranha (que assina a direção criativa), entre outros profissionais. “Foi um processo muito legal, de olhar para mim mesma e entender as mensagens que eram importantes pra mim.

E espero que muita gente se identifique e tire um pouco de força dessa poesia visual que criamos”, comemora a cantora.

Capaz de contar histórias por conta própria, a moda é elemento de extrema importância no videoclipe de “Sai da Frente”. O editor de moda e stylist Leandro Porto é quem assina a moda de “Sai da Frente”. Ele já foi responsável pelos looks de diversas estrelas do pop brasileiro, de artistas como Marina Sena e Duda Beat.

Porto comenta: “Os looks foram criados em cima da desconstrução de personagens shakespearianos. Troquei muito com o Felipe Sassi e a Nídia Aranha [diretora de arte]; foi um trabalho colaborativo”. Para o projeto, ele contou com criações de designers regionais, como Madame Sher, Camila Pedroza e Penha Maia.

NOVOS CAMINHOS

A nova era musical de Juliette chega cheia de significado para ela. Ela revela que a turnê “Caminhos” – sua primeira incursão musical, que aconteceu em 2022 – foi crucial para sua evolução artística. “Acho que nunca estarei 100% pronta para tudo, e ser artista é isso mesmo, sabe? Tô em constante evolução”, ela confessa.

“Mas hoje me sinto mais pronta, segura e poderosa com o microfone na mão. ‘Sai da Frente’ e o meu primeiro álbum são trabalhos em que eu festejo essa potência que descobri em mim”.

A estreia da carreira musical de Juliette veio em setembro de 2021, com o seu EP homônimo, que até hoje mantém o recorde de maior número de pré-saves da história do Spotify Brasil e segunda maior estreia de um álbum ou EP brasileiro na plataforma.

Desde então, a cantora vem fazendo parcerias de sucesso na música, como suas colaborações com Alok, Luis Fonsi, Lunay e Lenny Tavárez (em “Un Ratito”) e Israel & Rodolffo (em “Sobre”). A paraibana também se apresentou no Prêmio Multishow de 2021.

Seguiram-se os singles “Cansar de Dançar”, “Solar” e “Xodó”, além de uma participação na décima Papasessions, cypher chamada “França”, ao lado de L7NNON, Xamã e Welisson.

Além disso, caiu na estrada a partir de março de 2022, quando deu início à “Turnê Caminho”, que está viajando por cidades de diversas regiões do país.

O repertório dos shows foi composto pelas faixas presentes no EP de estreia, assim como interpretações de canções de outros artistas que tiveram importância na trajetória da cantora.

FICHA TÉCNICA – “SAI DA FRENTE” (ÁUDIO)

Composição: Paiva, Nave, Carol Biazin, Pump Killa, Nairo

Produção musical: CANETARIA, Lucas Vaz Nave e Paiva

Mixagem: Luciano Scalercio

Masterização: Arthur Luna

Editora: Universal / Sony / TAG Music (Onerpm) / TAG Music (Onerpm)

Sintetizadores, bateria eletrônica, baixo: Nave

Cavaquinho, efeitos, teclados: Paixa

Guitarra: Lucas Vaz

“Sai da Frente” – Juliette

(Paiva, Nave, Carol Biazin, Pump Killa, Nairo)

Deixa eu te mostrar quem sou

Todos os olhos em mim

Um passo em falso eu tô no chão

Por isso eu tô pisando assim

Sai da frente, corri mais do que falam por aí

Navegando contra corrente (ai ai ai ai)

Sai da frente

Você me olha, né?

Da cabeça ao pé

Quem me rotular, quer

Mais um pouquinho de mim

Então se toca, né?

Onde eu tô não dá da pé

Mas quem não bota fé

No fim vai aplaudir

Até quando vai ficar me testando

Até porque não tenho nada pra provar

Até quando vai ficar esperando meu tombo?

Cê vai cansar de esperar

Vai pagar pra me ver

Vai pagar pra me ver

Tania Voss

Tânia Voss é jornalista formada, colunista social e assessora de imprensa. Tudo começou no Jornal Destaque do município de Taboão da Serra, na editoria de variedades com entrevistas de cantores e artistas famosos da época. Em breve, completará 35 anos de carreira e profissionalismo no Jornalismo. Desde a faculdade atua na área de variedades e especialmente com famosos. Começou escrevendo a Coluna do Gugu nos jornais impressos Popular da Tarde e Diário Popular, depois foi a primeira jornalista e colunista social ainda desconhecida a brilhar no famoso jornal do povão Notícias Populares, agitando o Brasil com suas manchetes bombásticas. Hoje no mercado existem livros e teses sobre o trabalho da jornalista quando trabalhava nos anos 90 no NP. De lá pra cá foi jurada em programas de TV, programas de rádio com notícias de famosos, troféus e homenagens. Como colunista escreveu e representou a Revista Raça Brasil e Raça Visual, por todo o Brasil e exterior.. Colunas em várias revistas, jornais, sites e atualmente assina uma página de famosos no site Cartão de Visita do Portal R7, tem o blog Universo da Fama, além de participações no site da Rede Brasil . As casas mais badaladas, restaurantes, bares, festas, lançamentos, shows, entrevistas, eventos sociais em geral, coletivas de imprensa, bastidores e tudo sobre o meio artístico você vai encontrar aqui. @tania.voss

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo