Com todos os 23participantes selecionados, o MasterChef Brasil começa para valer na próxima terça-feira (11), às 22h30, na tela da Band. Depois dos embates, os concorrentes têm uma surpresa quando entram na cozinha: somente 12 deles participam. Os outros 11 só serão conhecidos no quarto episódio. E um grande segredo paira no ar: um grupo não sabe da existência do outro.
Nas bancadas, os cozinheiros amadores encontram caixas com divisórias contendo uma variedade de ingredientes dos mais diversos tipos (legumes, frutas, cogumelos e temperos), mas um grande protagonista está faltando: uma proteína animal. Ana Paula Padrão explica que eles terão que negociar os componentes de suas caixas para obterem as carnes desejadas em uma espécie de leilão. Porém, para adquirir cada uma, eles devem comprá-la com um número de ingredientes. Eles terão de preparar um pratoMasterChef em uma horautilizando o item adquirido e as especiarias que restaram da compra. Além de garantir um lugar no mezanino, o vencedor tem a responsabilidade de escolher um dos competidores para ir direto para a prova de eliminação.
No segundo combate da noite, um teste de pressão centrado em um ícone da confeitaria brasileira: o brigadeiro. Eles terão de criar uma versão inovadora da iguaria, mantendo a delícia tradicional e trazendo sua personalidade no doce mais amado do Brasil. O melhor preparo garante uma vaga no mezanino.
No desafio de eliminação, os competidores restantes devem preparar uma comida que foi considerada, por uma pesquisa internacional, a pior da gastronomia brasileira: o cuscuz paulista. Erick Jacquin, Helena Rizzo e Henrique Fogaça destacam a riqueza de sabores e texturas do alimento e dizem que eles devem fazer uma versão que mostre que ele é um motivo de orgulho para a culinária do país. O desafio fica ainda maior porque a prova conta com uma convidada que não tem uma boa relação com a receita, a Blogueirinha. Os participantes terão que usar toda a sua criatividade e habilidade com as panelas para impressionar os jurados e conquistar o paladar da influenciadora, mostrando que o quitute é muito saboroso. Após uma análise criteriosa, os chefs anunciam quem deixa a competição.