AgendaNoticias

Matilda o Musical: Premiado espetáculo chega a São Paulo em superprodução e grande elenco

Com um roteiro cativante e divertidíssimo, o aclamado musical fará curta temporada no Teatro Claro SP (Shopping Vila Olímpia). A imperdível montagem brasileira trará ao palco um elenco de 50 artistas, entre crianças e adultos, e uma estrutura de mais de 23 toneladas.

Em uma grande produção da BIC Produções em coprodução com o Atelier de Cultura, os mesmos realizadores dos sucessos absolutos Wicked e Evita, Matilda – O Musical, chega a São Paulo com um elenco de peso para contar a história da cativante menininha que superou as adversidades por meio da educação e da sua imaginação. Para interpretar Matilda, foram escaladas as atrizes-mirins Belle Rodrigues, Luísa Moribe, Mafê Diniz e Maria Volpe.

O elenco ainda conta com nomes como Cleto Baccic, no papel da terrível diretora Agatha Trunchbull, Fabi Bang, que interpretará a doce e dedicada Srta. Honey, e Myra Ruiz, que encarna a desnaturada Sra. Wormwood – mãe de Matilda. Confira abaixo o elenco completo:

Elenco adulto

Cleto Baccic – Agatha Trunchbull

Fabi Bang – Srta. Honey

Myra Ruiz – Sra. Wormwood

Fabrizio Gorziza – Sr. Wormwood

Mari Rosinski – Sra. Phelps

Andreina Szoboszlai – Ensemble

Gabriela Melo – Ensemble / A Acrobata

Ingrid Marques – Ensemble

Larissa Grajauskas – Walking Cover Senhora Wormwood

Alvinho de Pádua – Ensemble

Cezar Rocafi – Ensemble / Doutor

Guilherme Lopez – Ensemble / Michael

Leandro Naiss – Ensemble / Rudolpho

Madson de Paula – Ensemble / O Escapologista

Marco Azevedo – Ensemble / Sergei

Matheus Oliveira – Ensemble

Ariel Venâncio – Swing

Julia Sanchis – Kids Swing

Lucas Maia – Swing

Raphael Costa – Swing

Thaiane Chuvas – Swing

Vinicius Cafer – Swing

Elenco infantil

Luísa Moribe – Matilda

Belle Rodrigues – Matilda

Mafê Diniz – Matilda

Maria Volpe – Matilda

Malu Brites – Alice

Madu Gonçalves – Alice

Gabriella Pieri – Alice

Lorrany Gomes – Amanda

Clara Alvarazi – Amanda

Beatrice Rocha Mello – Amanda

Pedro Galvão – Bruce

Gab Cardoso – Bruce

Lorenzo Galli – Bruce

Helena Pizol – Lavender

Mafê Beneduzzi – Lavender

Livia Maria – Lavender

Rodrigo Thomaz – Eric

Nico Takaki – Eric

Laura Pinheiro – Erica

Erin Borges – Hortensia

Bely Catanoze – Hortensia

Bia Lisboa – Hortensia

Miguel Ryan – Nigel

Levi Saraiva – Nigel

Alejandro Ovando – Nigel

Pedro Henrique – Tommy

Arthur Habert – Tommy

Lorenzo Tironi – Tommy

Matilda – O Musical coloca a pureza da criança, a paixão pela educação, pelos livros e pela criatividade, como forças para a superação. A temporada acontece a partir do dia 18 de outubro no Teatro Claro mais SP. Nesta montagem inédita, a coreografia original é assinada por Peter Darling, o maior coreógrafo de teatro musical em atividade no mundo. O espetáculo é apresentado pelo Ministério da Cultura e Brasilprev e os ingressos podem ser adquiridos pelo site www.matildamusicalbrasil.com.

“Nós, da Brasilprev, acreditamos que a cultura é um elemento fundamental na vida das pessoas e estamos muito orgulhosos por fazer parte desta iniciativa”, comenta o diretor Comercial e de Marketing da Brasilprev, Camilo Buzzi. “Matilda é uma história sobre amizade, coragem e amor pela leitura, que nos faz refletir sobre os valores humanos mais importantes e nos motiva a buscar o melhor a cada dia”.

Sobre Matilda – O Musical

Criado a partir do romance do genial escritor britânico Roald Dahl (1916 – 1990), o multipremiado espetáculo Matilda – O Musical conta a história da personagem-título, que, dentro de casa e na escola, passa por inúmeras situações de descaso e de disciplina rígida nas mãos de sua família perversa e da diretora opressiva. Por isso, Matilda busca mudar sua vida e transformar o mundo que a cerca através dos livros, do mundo que eles descortinam e da bondade de sua professora, a Srta. Honey, uma verdadeira amiga. O musical também traz reflexões sobre os direitos das crianças e suas estratégias para lidarem com a hostilidade do mundo adulto por meio da inteligência, perspicácia e até de poderes mágicos. 

A história clássica ganha ainda mais magia com efeitos especiais deslumbrantes e músicas encantadoras que promovem uma reflexão para toda a família. O clássico da literatura de Roald Dahl, também autor de Charlie e a Fantástica Fábrica de Chocolate e um dos mais importantes escritores infanto-juvenis do mundo, já foi exibido nos cinemas (em versão com o ator com o ator Danny DeVito nos anos 90 e, mais recentemente, em produção da Netflix) e nos palcos da Broadway em Nova York e West End em Londres. 

Matilda – O Musical foi produzido pela primeira vez pela Royal Shakespeare Company, com estreia no Teatro The Courtyard, em Stratford-Upon-Avon, Inglaterra, em 09 de novembro de 2010. Transferiu-se para o Teatro Cambridge no West End em Londres, em 25 de outubro de 2011, e teve sua estreia nos Estados Unidos no Teatro Shubert, Broadway, em 04 de março de 2013.

Cenário de tirar o fôlego

Na montagem brasileira, o universo da escrita estará presente por meio de grandes letras (4 m de altura), que formam a palavra Matilda. Cada uma delas cumpre um objetivo cenográfico e se desdobra para formar um ambiente cênico. A ideia é que o mecanismo funcione como uma verdadeira caixa de brinquedos gigante que trará magia e encantará o público presente. 

A estrutura conta com uma plataforma rotatória, feita especialmente para o musical, vinda da Holanda. Trata-se de um piso redondo que se move por auxílio de motores em uma estrutura mecânica. A grande novidade é sua automatização, pois o acionamento não é manual, mas sim impulsionado por comandos eletrônicos transmitidos pela mesa de operações via rádio frequência. A plataforma se move e para com precisão cirúrgica e garantirá uma magia extraordinária nas transições de cenas e de ambientes, permitindo um impacto das coreografias para encantar o público. Apenas os mecanismos que compõem toda a estrutura da plataforma pesam cerca de 9 toneladas.

Para que todo o cenário, de mais de 23 toneladas, coubesse no Teatro Claro mais SP, algumas mudanças estruturais na casa precisaram ser feitas. Algumas delas foram: 

1- A retirada de duas fileiras de poltronas para projeção do palco (o que também cria uma maior proximidade da plateia em relação à história); 

2- A abertura de duas paredes para a entrada da plataforma giratória e do cenário; 

3- O reforço do sobre o piso do Teatro para receber a megaestrutura; 

4- A instalação de 48 motores e mais 120 metros de boxtruss para duplicar a quantidade de varas (estrutura onde parte do cenário fica pendurada) da casa; 

5- Reforço do sistema elétrico para que suporte as mais de 300 luzes.

Alguns itens de cenário chegam a ter mais de 12 metros de altura e cerca de 300 props (artefatos cênicos) serão utilizados no musical.

Fique ligado em Matilda – o musical, pela internet:

www.matildamusicalbrasil.com

www.instagram.com/matildamusicalbrasil

www.tiktok.com/@matildamusicalbrasil

Sobre os produtores

A BIC Produções e o coprodutor Atelier de Cultura são referência no mercado de entretenimento ao vivo para os espectadores e para as marcas devido ao destaque da qualidade técnica e artística de suas produções de padrão internacional. Desde 2013, trazem ao Brasil importantes títulos do teatro musical internacional, como A Madrinha Embriagada, O Homem de La Mancha, A Noviça Rebelde, Annie, Billy Elliot e Escola do Rock. Mais recentemente, em 2021, protagonizou a retomada do setor cultural no Brasil coproduzindo o espetáculo Charlie e a Fantástica Fábrica de Chocolate no Teatro Renault. Em 2022, realizaram Evita Open Air, com a maior estrutura já construída para teatro musical no Brasil, a céu aberto, no Parque Villa-Lobos. Sua última coprodução foi Wicked – História Não Contada das Bruxas de Oz, com temporada completamente esgotada de mais de 150 mil espectadores, no Teatro Santander – SP. 

Sobre a Brasilprev

Com 30 anos de atuação, a Brasilprev Seguros e Previdência S.A tem como acionistas a BB Seguros, braço de seguros, capitalização e previdência privada do Banco do Brasil, e a Principal Financial Group, uma das principais instituições financeiras dos Estados Unidos. Líder do setor, a companhia conta com mais de R$ 371,8 bilhões em ativos sob gestão e uma carteira de 2,6 milhões de clientes. Especialista no negócio de previdência privada, com produtos acessíveis e serviços diferenciados, a Brasilprev conta com a rede de agências do Banco do Brasil como seu principal canal de distribuição.

Ficha Técnica

Texto: Dennis Kelly

Letras e Músicas: Tim Minchin

Orquestração e Músicas Adicionais: Chris Nightingale

Direção Geral: John Stefaniuk 

Direção Musical: Vânia Pajares

Coreografia: Peter Darling

Figurino: Ligia Rocha, Marco Pacheco & Jemima Tuany

Design de Luz: Rachel Mccutcheon

Design de Som: Gastón Briski

Design de Mágica e Ilusionismo: Skylar Fox

Design de Maquiagem: Joe Dulude II

Design de Perucas: Feliciano San Roman

Versão Brasileira: Victor Mühlethaler

Diretora e Coreógrafa Residente: Anelita Gallo

Assistente de Dir. Musical e Preparadora Vocal: Andréia Vitfer

Coreógrafo Associado: Tom Hodgson

Assistente de Coreografia: Danilo Santana

Designer de Luz Associado: Guilherme Paterno

Designer de Som Associado: Alejandro Zambrano

Company Manager: Pia Calixto

Produtora Executiva: Deborah Penafiel

Production Stage Manager: David Brenon

Diretor Técnico Internacional: Gary Beestone

Gerente de Produção Internacional: Andy Reader

Produtores: Vinícius Munhoz & Cleto Baccic

SERVIÇO

MATILDA – O MUSICAL

Temporada a partir de 18 de outubro de 2023

Local: Teatro Claro SP – Shopping Vila Olímpia – R. Olimpíadas, 360 – Vila Olímpia, São Paulo – SP, 04551-000

Capacidade: 754 pessoas

https://teatroclaromaissp.com.br/

Classificação: Livre

Duração: 150 minutos e 15 minutos de intervalo

Sessões

Quarta-feira, 20h00

Quinta-feira, 20h00

Sexta-feira, 20h00

Sábado, 15h00

Sábado, 20h00

Domingo, 15h00

Domingo, 20h00

Ingressos

de R$ 39,60 a R$ 400,00

Obs.: Confira legislação vigente para meia-entrada

A programação do Teatro Claro mais SP conta com acessibilidade física e de conteúdo.

CANAIS OFICIAIS DE VENDA

Bilheteria on-line

Garanta seu ingresso em: matildamusicalbrasil.com

Bilheteria física – sem taxa de conveniência

Bilheteria aberta das 10h às 22h de segunda a sábado e das 12h às 20h domingos e feriados.

Local: Shopping Vila Olímpia – R. Olimpíadas, 360 – Vila Olímpia, São Paulo – SP, 04551-000 – 1 Piso – Acesso A

Telefone: (11) 3448-5061

Thiaggo Camilo - @thiaggocamilo

Jornalista e assessor de imprensa. Foi jurado do quadro musical do programa Mais Show com Danny Pink na Rede Vida. Colunista do Tô Na Fama!, portal parceiro de conteúdo do IG. Atualmente está a frente da sua agência de comunicação e licenciamento. Redes sociais @thiaggocamilo | @thiaggocamilopress

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo