CulturaNoticiasPET

Mauricio de Sousa e o Dr. Pet ensinam como cuidar de um cãozinho em novo livro

Especialista em comportamento animal, Alexandre Rossi, e a Turma da Mônica entram em ação para ajudar os pequenos a educar os pets com amor e técnicas eficazes para um comportamento exemplar

Ao ganhar o tão esperado amigo canino, a emoção é grande e tudo parece uma festa, mas cuidar de um cachorrinho é um grande desafio. As crianças precisam compreender que regras são necessárias para que todos na casa aproveitem ao máximo a experiência de ter um animal de estimação, sem estresse.

Para mostrar como trilhar este caminho, de forma divertida e responsável, duas grandes personalidades se juntaram: o ilustrador Mauricio de Sousa e o especialista em comportamento animal Alexandre Rossi, o Dr Pet. O livro Como educar seu cãozinho (editora Caramelo – selo da SOMOS Educação) é fruto desta união e traz os personagens da Turma da Mônica, como os adoráveis Bidu e Floquinho, para mostrar aos jovens leitores comandos eficazes e cuidados necessários aos cães, de forma que garanta a segurança e a felicidade tanto dos bichinhos quanto de seus donos.

“A ideia deste livro surgiu quando comecei a reparar que muitas crianças vinham falar comigo nos eventos e comentavam nas minhas lives”, conta Alexandre Rossi. “Elas se mostram sempre muito interessadas em entender melhor os seus pets e ensinar truques, o que é excelente, porque a ciência já provou que essa relação traz inúmeros benefícios para ambos. Eu já estava produzindo conteúdo em minhas redes voltado para as crianças, mas faltava algo mais didático e lúdico”, diz Rossi.

Permeado por ilustrações da Turma da Mônica, que explicam as situações corriqueiras no convívio com os pets, o livro traz, em detalhes, dicas para educar com eficácia. Com linguagem simples e direta, a obra mostra como estabelecer regras claras, ensiná-las com gentileza e recompensar o pet pelos comportamentos corretos. Além disso, o livro explica como utilizar objetos de treinamento, como o clicker (aparelho de adestramento que funciona com um botão de comando). 

Segundo Mônica Sousa, diretora-executiva da Mauricio de Sousa Produções e tutora de Feijão, Farofinha, Fiapo, Joãozinho, Clone e Panterinha, a parceria com Alexandre Rossi contribui na construção de futuros pais e mães de pet cada vez mais responsáveis: “É fundamental que as crianças sejam orientadas, com muito amor e de forma didática, sobre o fato de que os animais de estimação precisam de carinho e cuidados diários e representam uma responsabilidade assumida ao longo de anos. Os peludos são ótimos companheiros e, ao chegarem em uma família, só trazem ainda mais alegria e ensinamentos sobre amor incondicional”, destaca.

“O livro Como Educar seu cãozinho, escrito pelo Dr. Pet Alexandre Rossi e ilustrado pelo nosso estúdio, já está fazendo história. As dicas são essenciais para fazer seu pet feliz, assim como servem para ensiná-lo comportamentos de interação com seus tutores. Eu tenho o Bidu como personagem que está no logotipo de nosso estúdio. E não é por acaso!”, enfatiza Mauricio de Sousa.

“Lembre-se: você e sua família são a matilha de seu cãozinho. Por isso, a melhor forma de ensiná-lo é mostrar que ele tem um ambiente seguro”, alertam os autores na conclusão do livro. Um ótimo presente para quem acaba de ganhar um animalzinho.

Sobre os autores:

Mauricio de Sousa nasceu em Santa Isabel (SP), em 27 de outubro de 1935, e passou a infância em Mogi das Cruzes. Aos 19, mudou-se para São Paulo e trabalhou na Folha da Manhã (hoje Folha de S. Paulo) como repórter policial. Em 1959, criou o primeiro personagem – o cãozinho Bidu, iniciando a carreira como autor de quadrinhos. Nos anos seguintes, criou mais de 400 personagens — Mônica, Cebolinha, Magali, Cascão, Chico Bento, Horácio, entre outros, até que, em 1970, lançou a revista da Mônica. Desde então alcançou mais de 1 bilhão de revistas publicadas até hoje, chegando a mais de 30 países. Aos quadrinhos, se juntam centenas de livros ilustrados. Seus personagens foram para parques, shows ao vivo e animações além de milhares de produtos. Hoje tem o maior estúdio de quadrinhos do continente. É considerado o maior formador de leitores do país. Recebeu do UNICEF o título de escritor para crianças e, em 2007, a personagem, Mônica, que completa 60 anos em 2023, tornou-se embaixadora do UNICEF.

Alexandre Rossi, conhecido como Dr Pet, é especialista em comportamento animal (Universidade de Queensland), Zootecnista e Mestre em Psicologia (USP), além de médico-veterinário (FMU). É também membro do Conselho de Bem-Estar Animal do CRMV-SP e da Association of Professional Dog Trainers (APDT). Ao longo de sua carreira, trabalhou e desenvolveu pesquisas sobre pets e outros animais em diversos países. No Brasil, criou o método Adestramento Inteligente e fundou a Cão Cidadão, maior franquia de adestramento da América Latina, hoje parte do ecossistema Petz. Paralelamente, apresentou diversos quadros na TV, como o Dr Pet (exibido no Domingo Espetacular, na TV Record). Atualmente, apresenta o quadro Encontro Pet, no Encontro com Patrícia Poeta, da TV Globo. O Dr Pet ainda ministra palestras, marca presença em eventos relacionados a comportamento animal, além de ser autor de sete livros e diversos cursos de adestramento. Mas ele não faz isso sozinho! Junto com seus “filhos peludos”, Barthô, Bruno e a gatinha Miah (sem esquecer da querida Estopinha, que faleceu recentemente!), ele é uma grande referência no assunto, seja divulgando conhecimento científico ou dicas mais descontraídas aos tutores.

Como educar seu cãozinho

Editora: Caramelo (selo da Somos Educação)

Autores: Alexandre Rossi e Mauricio de Sousa

Preço: R$ 52

Páginas: 32

Indicação etária: 4º a 5º anos (10 a 11 anos)

Sobre a unidade de Literatura da SOMOS Educação – Com mais de 1,6 mil obras em seu catálogo e mais de 500 autores nacionais e estrangeiros, de diversos gêneros literários, a área de Literatura da SOMOS Educação reúne obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Formato, Saraiva e Scipione de literatura infantojuvenil. A área também é responsável pelo Coletivo Leitor, portal que busca difundir o valor e a importância da leitura e da literatura para o ser humano desde criança, estimulando a criatividade e o desenvolvimento da empatia.

Sobre a Mauricio de Sousa Produções 

A Mauricio de Sousa Produções é uma das maiores empresas de entretenimento do Brasil, responsável por uma das marcas mais admiradas do país, a Turma da Mônica. A MSP investe em inovação e produz conteúdos em todas as plataformas com a mais alta tecnologia, alinhando educação, cultura e entretenimento. No licenciamento, trabalha com 200 empresas que utilizam seus personagens em mais de 4 mil itens. A presença da marca na plataforma YouTube já passou de 19,8 bilhões de views, sendo a maior audiência para Mônica Toy, conteúdo desenvolvido exclusivamente para esta plataforma; além do engajamento e interações orgânicos com os fãs em mídias sociais. Na área editorial, possui um dos maiores estúdios do setor no mundo, com 500 títulos de livros e mais de 1 bilhão de revistas vendidas, ambos responsáveis pela alfabetização informal de milhões de brasileiros.

Thiaggo Camilo - @thiaggocamilo

Jornalista e assessor de imprensa. Foi jurado do quadro musical do programa Mais Show com Danny Pink na Rede Vida. Colunista do Tô Na Fama!, portal parceiro de conteúdo do IG. Atualmente está a frente da sua agência de comunicação e licenciamento. Redes sociais @thiaggocamilo | @thiaggocamilopress

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo