Noticias

Na CCXP23, Globoplay anuncia projeto que recupera e disponibiliza fragmentos de novelas da década de 1970 e 1980

O Globoplay lança em janeiro de 2024 o projeto “Fragmentos”, fruto de um longo e complexo trabalho de pesquisa e recuperação de mídias com parte de novelas dos anos 1970 e 1980. A novidade é mais uma iniciativa do compromisso da plataforma com a memória e valorização do audiovisual brasileiro, que já conta com dois projetos voltados para os noveleiros de plantão: “Resgate”, que reúne novelas, séries e minisséries do acervo na íntegra; e “Originalidade”, que atualiza as obras clássicas já disponíveis no catálogo para o aspecto original e com vinhetas. O anúncio foi feito com exclusividade nesta sexta-feira, dia 01, em um painel na CCXP23 na Arena GShow, com a presença de Erick Brêtas (Diretor de Produtos e Serviços Digitais e Canais Pagos da Globo), Flavio Furtado (Gerente de Programação), Carolina Arca (Coordenadora de Programação) e das atrizes Christiane Torloni e Mariana Ximenes. 

Ao longo dos últimos anos, o Globoplay investiu na pesquisa e resgate das obras do acervo da Globo para dividir com o público parte da história não só da dramaturgia da Globo, como também do país. E ao explorar o mar de mídias da empresa, descobriu obras preservadas integralmente, outras em versões internacionais, algumas com a ausência de um ou dois capítulos e novelas cujos pouquíssimos capítulos – pouquíssimos mesmo! – foram conservados. Ao levantar as obras deste último o caso, percebeu-se uma quantidade relevante de títulos cujos fragmentos foram poupados, em uma época em que os recursos de armazenamento eram limitados e resistiram ao passar dos anos. A plataforma viu então nesta descoberta uma oportunidade para oferecer uma “relíquia” para fãs do audiovisual, estudiosos, pesquisadores, curiosos e também para o público em geral. Parte do processo de recuperação dessas mídias foi exibido em um vídeo no painel do evento e pode ser conferido neste link.

“Muitos de vocês pediram. Nós temos 28 títulos que estão incompletos. Em alguns casos, temos apenas um capítulo, sete, dez. Não é possível ter um arco completo da história, mas tem uma parte importante da história da telenovela que ainda pode ser contada com valor cultural, valor de acervo, valor da curiosidade e que faz parte da nossa vontade de ver como era uma novela daquela época. Então, vamos resgatar, em etapas, esses 28 fragmentos da nossa cultura, da dramaturgia brasileira”, disse Erick Brêtas. A partir de janeiro, frações – que variam de 2 a 20 capítulos – de 28 novelas das décadas de 1970 e 1980 serão publicadas mensalmente. Na estreia do projeto, todos os fragmentos de quatro títulos já serão disponibilizados: ‘O Rebu’ (1974), ‘Estúpido Cupido’ (1976), ‘Coração Alado’ (1980) e ‘Chega Mais’ (1980). Christiane Torloni, que integrou o elenco de ‘Chega Mais’, compartilhou a alegria de poder rever um de seus primeiros trabalhos.

No painel da CCXP23, Erick Brêtas, Flavio Furtado e Carolina Arca fizeram um balanço dos projetos: até novembro de 2023, foram 86 novelas e 25 séries publicadas pelo Resgate e 26 títulos pelo Originalidade. Eles ainda anteciparam o que está por vir. Para 2024, o público pode aguardar a chegada das novelas ‘O Espigão’, ‘Andando nas Nuvens’ (que também chegará ao VIVA em 2024), ‘Beleza Pura’ e da minissérie ‘Queridos Amigos’ pelo Resgate, que terá duração até 2027; e das novelas Chocolate com Pimenta’ e ‘Terra Nostra’ pelo Originalidade, que tem previsão de conclusão em 2026. 

Sobre o Globoplay  
O Globoplay é a maior plataforma brasileira de streaming, onde os assinantes têm acesso exclusivo a conteúdos originais e licenciados e às produções da Globo. São novelas, séries, realities, humorísticos, filmes, esporte, documentários, infantis e títulos internacionais de sucesso. Com o Globoplay +Canais, além de todo catálogo do Globoplay, o assinante tem ainda a experiência de consumo de 17 canais pagos da Globo, ao vivo e sob demanda, para ver quando e onde quiser. Só o Globoplay possibilita, ainda, a aquisição de combos complementares de outros grandes serviços de streaming. A plataforma também disponibiliza o sinal ao vivo da TV Globo e de outros canais gratuitos, além de podcasts que são sucesso na podosfera.  

Thiaggo Camilo - @thiaggocamilo

Jornalista e assessor de imprensa. Foi jurado do quadro musical do programa Mais Show com Danny Pink na Rede Vida. Colunista do Tô Na Fama!, portal parceiro de conteúdo do IG. Atualmente está a frente da sua agência de comunicação e licenciamento. Redes sociais @thiaggocamilo | @thiaggocamilopress

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo