Coluna Rodrigo Teixeira

Orquestra formada por crianças e jovens de projeto social se apresenta na Zona Norte do Rio

Concerto da Orquestra Jovem da Guanabara será realizado, gratuitamente, no dia 29

A Orquestra Jovem da Guanabara irá se apresentar, gratuitamente, no dia 29 de outubro, às 18h, no Imperator – Centro Cultural João Nogueira, no Méier, na Zona Norte do Rio de Janeiro.

O grupo, formado por 40 jovens entre 7 e 17 anos, é uma extensão da Escola de Música e Cidadania, projeto social da Agência do Bem com patrocínio da Petrobras, que tem como objetivo promover a inclusão social de crianças de baixa renda por meio do ensino musical combinado com atividades interdisciplinares sobre direitos humanos.

Com o tema “Cinema e Direitos Humanos em Todos os Cantos”, o concerto terá no repertório trilhas sonoras de filmes populares, como Harry Potter, Os Vingadores, Missão Impossível e A Bela e a Fera. “Esta apresentação tem um valor muito especial, pois os integrantes tiveram a oportunidade de escolher as músicas. Assim, eles e seus responsáveis poderão tocar e assistir, respectivamente, a um repertório que normalmente é apreciado apenas em concertos de orquestras profissionais”, afirma o maestro da Jovem da Guanabara, Henrique Machado.

Para a aluna Giovanna Ferreira, que toca viola de arco, fazer parte do grupo é uma grande honra. “Nunca passou pela minha cabeça participar de uma orquestra, mas, assim que abriram as audições, participei e consegui ser aprovada. Para esse concerto, espero poder mostrar no palco tudo que aprendi junto com os meus amigos. Vou dar meu melhor e tentar me divertir”, conta a jovem.

Processo de audição
Para integrar a Orquestra Jovem da Guanabara, os alunos passam por um processo de audição e são selecionados de acordo com as habilidades nos instrumentos violino, viola, violoncelo, trompete, trompa, trombone e tuba. Os ensaios do grupo acontecem duas vezes na semana, no Centro de Artes Calouste Gulbenkian, no Centro, e os músicos mirins, além de receberem todo o suporte para se desenvolver profissionalmente, também ganham bolsa-auxílio e figurinos de gala para as apresentações.

Escola de Música e Cidadania
Desde 2022, a Escola de Música e Cidadania conta com patrocínio da Petrobras e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, como resultado da aprovação do projeto na seleção pública do Programa Socioambiental. Com o patrocínio, foram abertos oito novos polos em municípios do entorno da Baía de Guanabara, beneficiando a população de baixa renda de Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Magé, Guapimirim, Itaboraí, São Gonçalo e Niterói. Atualmente, a iniciativa conta com 28 polos localizados em seis estados brasileiros e em Braga, Portugal.

Serviço
Concerto da Orquestra Jovem da Guanabara

Datas: 29 de outubro
Local: Imperator – Centro Cultural João Nogueira (Rua Dias da Cruz, 170 – Méier)
Horário: 18h
Entrada gratuita

Rodrigo Teixeira

Repórter com mais de 13 anos de carreira. Formado em jornalismo pela Estácio de Sá e pós graduado em Metodologia do Ensino Superior pela Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro (Elerj). Com experiência em diversos segmentos do jornalismo, entre eles, no meio corporativo, artístico, e no poder público. Com passagem pelas redações dos maiores portais de internet do país, inclusive á produziu conteúdo para o portal iG. Experiência de gestão, redação e projetos especiais para o on-line dos Jornais O Dia e Meia Hora. Web Repórter da Rede TV, na sucursal do Rio de Janeiro e correspondente do programa "Tô na Fama", da Rede TV do Tocantins.
Botão Voltar ao topo