Cidades

Orquestra Violões do Forte de Copacabana e Shalom no Rio Harp Festival

Recebem convidados estrangeiros

Ministério da Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, MHEx-Forte de Copacabana e Instituto Rudá apresentam:

A Orquestra Violões do Forte de Copacabana e Shalom, formada por 25 jovens do Rio de Janeiro, vai promover concertos gratuitos nos dia 22 e 29 de julho, dentro da programação do RIO HARP FESTIVAL, a partir das 18h, no Forte de Copacabana.

E além do seu tradicional repertório que resgata grandes sucessos da MPB, o grupo contará com a participação especial dos harpistas Jesus Suarez da Venezuela e Kevin Zabidiel do México.

O músico venezuelano Jesus Suarez já participou de eventos públicos, privados e programas de televisão em conjunto com os grupos Casabe e Travesias (desde 2007 até atualmente como harpista independente).

Já Kevin Zabidiel do México tem 17 anos de vida profissional. Ele é um conhecido performer e professor que resume a técnica musical e experiência artística da harpa contemporânea.

O concerto contará ainda com canções de Gilberto Gil, Belchior, Milton Nascimento, entre outros. A regência é de Luiz Potter, direção artística de Márcia Melchior e direção musical de Antonio Carlos da dupla com Jocafi.

“É muito importante para esses jovens da OVFC participar do Rio Harp Festival, ainda mais contando com a companhia de dois artistas estrangeiros“, diz Márcia Melchior. “As apresentações acontecem no último sábado do mês, excepcionalmente vamos fazer no dia 22 de julho em homenagem ao aniversário do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), que comemora, neste dia, 86 anos de existência dedicado a orientar e coordenar as atividades educacionais nas Linhas de Ensino Militar, de Saúde e Complementar.

Além das atividades dos graus de ensino Preparatório e Assistencial e as Atividades Culturais, de Educação Física e Desporto no âmbito do Exército. O General de Exército Richard Fernandez Nunes chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército sempre nos apoiou desde o início, nunca faltou às nossas apresentações e não poderíamos deixar de fazer esta homenagem”, completa Márcia.

Além dos violões, a Violões do Forte de Copacabana e Shalom reúne instrumentos como clarineta, flauta transversa, saxofone, trompete, trombone, teclado, percussão e bateria.

O projeto é idealizado pelo Instituto Rudá, e conta como mantenedores o Grupo Shalom e a CNOOC – PETROLEUM BRASIL, Já o patrocinador é a ONS-Sistema Nacional do Sistema Elétrico e Prefeitura do Rio/Cultura, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. O projeto conta ainda com o apoio cultural da FHE-POUPEX e Associação de Arte e Cultura RioMont.

Tania Voss

Tânia Voss é jornalista formada, colunista social e assessora de imprensa. Tudo começou no Jornal Destaque do município de Taboão da Serra, na editoria de variedades com entrevistas de cantores e artistas famosos da época. Em breve, completará 35 anos de carreira e profissionalismo no Jornalismo. Desde a faculdade atua na área de variedades e especialmente com famosos. Começou escrevendo a Coluna do Gugu nos jornais impressos Popular da Tarde e Diário Popular, depois foi a primeira jornalista e colunista social ainda desconhecida a brilhar no famoso jornal do povão Notícias Populares, agitando o Brasil com suas manchetes bombásticas. Hoje no mercado existem livros e teses sobre o trabalho da jornalista quando trabalhava nos anos 90 no NP. De lá pra cá foi jurada em programas de TV, programas de rádio com notícias de famosos, troféus e homenagens. Como colunista escreveu e representou a Revista Raça Brasil e Raça Visual, por todo o Brasil e exterior.. Colunas em várias revistas, jornais, sites e atualmente assina uma página de famosos no site Cartão de Visita do Portal R7, tem o blog Universo da Fama, além de participações no site da Rede Brasil . As casas mais badaladas, restaurantes, bares, festas, lançamentos, shows, entrevistas, eventos sociais em geral, coletivas de imprensa, bastidores e tudo sobre o meio artístico você vai encontrar aqui. @tania.voss

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo