Coluna Rodrigo Teixeira

Petrópolis é destino ‘Pet Friendly’. Confira!

Rede hoteleira e de gastronomia adaptadas ao novo comportamento entre tutores e animais

Petrópolis é perfeita para muitas experiências turísticas e também para uma viagem com animais de estimação. Boa parte dos hotéis e restaurantes da cidade tem estrutura apropriada e é um casamento perfeito somado com clima ameno e também muitos espaços onde é possível passear com os animais. Os espaços pet friendly estão sendo divulgados pelo Petrópolis Convention e Visitors Bureau como uma oportunidade para os turistas que vêm à cidade.

“Nossa cidade é plural não apenas nas opções de turismo, mas nas condições que oferece e neste alinhamento do trade turístico a práticas modernas e novas concepções na recepção dos hóspedes. Muitos hotéis e pousadas têm espaços apropriados para esta modalidade em que o dono quer ter o animal de estimação na sua viagem e bares e restaurantes também. É importante, no entanto, verificar as regras de cada estabelecimento ao programar a viagem”, afirma o presidente do Petrópolis Coonvention, Fabiano Barros.

O Brasil está em terceiro no ranking mundial de países com mais pets com um total de 149,6 milhões de animais de estimação, segundo censo do Instituto Pet Brasil de 2021. O país fica atrás apenas da Argentina e do México. E não apenas aumentou a adoção de animais, mas os cuidados dos tutores com os pets. E, além de boa alimentação, atenção à saúde e higiene, cada vez mais os tutores não querem se separar dos animais, incluindo passeios e viagens.

Esse novo comportamento já influenciou a adaptação do trade turístico aos novos anseios dos hóspedes. Estabelecimentos como a Chácara Aracê, a Casa Marambaia e a Pousada Paraíso Açu são pet friendly e estão em áreas mais afastadas e perto de passeios com maior contato com a natureza e ideais para os pets. Mas, hotéis e pousadas em centros urbanos como a pousada Dom Petrópolis também são o ponto de partida para passeios em parques próximos como Praça da Liberdade e Parque da Ipiranga.

E ainda é possível, no final do passeio, tomar um chope acompanhado do ‘aumigo’ em locais como Casa D’Angelo e cervejaria BrewPoint ou curtir uma sobremesa daquelas na Amora Cakery e saborear as delícias do Brownie do Ton, por exemplo.

No site www.visitepetropolis.com estão relacionados todos os estabelecimentos pet friendly associados ao PC&VB.

Pousadas e hotéis pet friendly

Chácara do Aracê – Aceita cachorros com até 20 kg, que sejam calmos e que não representem risco às pessoas e ao patrimônio (apenas para hóspedes acomodados nos chalés).
Sem cobrança de taxa extra.

Casa Marambaia (Suítes) – Aceita animais de pequeno e médio portes. A hospedagem nas Villas no entorno do Hotel não permite animais. Há cobrança de taxa extra.

Paraíso Açu – Aceita animais, com exceção das raças mais bravas.

Dom Petrópolis – Aceita animais de pequeno porte. Há cobrança de taxa extra.

Quinta da paz – Aceita cães de pequeno porte , mas não é permitida a circulação pelas áreas comuns. Há cobrança de taxa extra.

Altenhaus – Aceita animais de qualquer porte, mas somente em apartamentos externos e chalés. Não é permitida a circulaçao na áreas internas do salão e restaurante nem no ambiente da piscina aquecida. Há cobrança de taxa extra.

Pousada das Araras – Aceita animais de pequeno porte até 10kg nas acomodações tipo chalés, porém apenas um animal por acomodação. Sem cobrança de taxas extras.

Locanda Della Mimosa e Locanda Bela Vista – Aceitam pets de até 10kg, mas apenas em algumas unidades (a disponibilidade deve ser consultada na hora da reserva). Há cobrança de taxa extra.
Pousada Rancho da ferradura – Aceita animais, mas é preciso consultar no ato da reserva disponibilidade de acomodações que permitem a hospedagem.

Rodrigo Teixeira

Repórter com mais de 15 anos de carreira. Formado em Jornalismo e Direito pela Estácio de Sá e pós-graduado em Fiscalização, Controle e Orçamento Público e Metodologia do Ensino Superior, ambas pela Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro (Elerj). Com experiência em diversos segmentos do jornalismo, entre eles, no meio corporativo, artístico, e no poder público. Com passagem pelas redações dos maiores portais de internet do país, como Terra, UOL e R7. Inclusive já produziu conteúdo para o portal iG. Experiência de gestão, redação e projetos especiais para o on-line dos Jornais O Dia e Meia Hora. Web Repórter da Rede TV, na sucursal do Rio de Janeiro e correspondente do programa "Tô na Fama", da Rede TV do Tocantins. E correspondente no Rio de Janeiro do programa Tô no SBT, do SBT Barra do Tocantis.
Botão Voltar ao topo