
O Theatro Municipal do Rio de Janeiro se prepara para receber, no dia 4 de junho, a 32ª edição do Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira. No centro da celebração, Chitãozinho & Xororó serão os grandes homenageados, em uma cerimônia que resgata a trajetória de mais de cinco décadas da dupla que levou o sertanejo das raízes do interior para os maiores palcos do país e do mundo. Ícones que abriram caminhos para gerações inteiras de artistas, os irmãos paranaenses serão festejados por uma seleção de grandes nomes da música brasileira em apresentações inéditas, encontros surpreendentes e arranjos criados especialmente para essa noite.
Com direção geral de José Maurício Machline e Giovanna Machline, roteiro assinado por Zélia Duncan, direção de arte de Luisa Annik, cenografia de Gringo Cardia e direção musical de Cláudio Paladini, o espetáculo foi concebido para emocionar o público ao apresentar a jornada de Chitãozinho & Xororó, incluindo novas leituras de seus clássicos. A cerimônia será palco de encontros inéditos entre grandes nomes da nossa música, como o trio formado por Sandy, João Bosco e Mestrinho, o cantor João Gomes, além de outras surpresas que simbolizam o compromisso do Prêmio em abraçar diferentes gêneros musicais, gerações e artistas de todas as regiões do país.
O Prêmio sempre teve a missão de reconhecer a riqueza da nossa música em todas as suas formas. Celebrar Chitãozinho & Xororó é também celebrar a força transformadora do sertanejo na cultura brasileira. Eles abriram portas e romperam barreiras para que o Brasil inteiro se reconhecesse nesse gênero que nasceu simples, mas se tornou gigantesco. Mais do que uma cerimônia, o Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira se transforma este ano em uma plataforma que olha para o futuro, com projetos que apoiam nossos artistas ao longo do ano inteiro, fortalecendo o presente e preparando o amanhã da música brasileira”, afirma Zé Maurício Machline, idealizador e diretor-geral do Prêmio.
Além da homenagem, a cerimônia revelará os vencedores das 17 categorias da premiação, que reconhecem a excelência e a diversidade da produção musical do último ano.