Coluna Rodrigo Teixeira

Prêmio Colunistas lança sua versão 2023

Iniciativa valoriza a inteligência humana

A polêmica do momento na comunicação — o crescimento das ferramentas de inteligência artificial — virou tema da campanha da versão 2023 do Prêmio Colunistas, que este ano chega a seu 55° aniversário.

Com criação da agência 11:21, a partir do conceito proposto pelo VP Executivo da premiação, Marcio Ehrlich, a campanha reconhece que as ferramentas estão, sim, cada dia mais inteligentes. Mas só o toque e a criatividade dos profissionais é que “podem transformar um simples trabalho mecânico em um resultado absolutamente genial”, como diz o texto dos anúncios.

Prêmio Colunistas 2023 / Divulgação
Prêmio Colunistas 2023 / Divulgação

“Nestes 55 anos em que o Colunistas é julgado, muitas outras novidades surgiram, como os softwares gráficos”, destaca Ehrlich, lembrando que, no entanto, “o concurso nunca deixou de homenagear a diferença que os publicitários, designers e profissionais de promoção souberam fazer”.

As peças da campanha perguntam: “Você e a máquina, quem manda em quem afinal?”, para lembrar que o Colunistas, está “há 55 anos valorizando a inteligência humana”.

Prêmio Colunistas 2023 / Divulgação
Prêmio Colunistas 2023 / Divulgação

Gustavo Bastos, sócio e diretor de criação da 11:21, comenta que, “como criativo, que começou quando a informatização das agências estava iniciando, vi muitas ferramentas chegando e sendo encaradas com desconfiança, para depois se tornarem aliadas na democratização da tecnologia. E quanto mais democrática a tecnologia, acontece, mais diferença o talento faz. Falamos disso com leveza e humor.”

A versão 2023 do Prêmio Colunistas sofreu poucas alterações em relação ao último julgamento. Apenas foram retiradas as categorias voltadas a destacar especificamente os trabalhos relacionados com a Covid-19, já que a pandemia foi controlada e deixou de ser pauta na comunicação de marketing, como se via nos últimos dois anos.

Assim como em 2021/22, as peças deverão ser inscritas, de acordo com a sede da agência ou do anunciante, em uma das seis regionais da premiação: Norte-Nordeste, Centro-Leste, Brasília, Rio, São Paulo e Sul. E os vencedores das medalhas de Ouro nestas fases disputarão os prêmios nacionais do concurso.

Tanto o regulamento quanto as informações sobre as regionais e o aplicativo para as inscrições estão disponíveis no site colunistas.com.br.

Prêmio Colunistas 2023 / Divulgação
Prêmio Colunistas 2023 / Divulgação

Ficha Técnica

Cliente: Abracomp

Título: “Quem manda em quem afinal?”

Produto: Prêmio Colunistas 2023

Criação: Gustavo Bastos, Diego Crisostomo e Marcio Ehrlich

Planejamento: Marcio Ehrlich

Manipulação e Finalização: Julio Norris

Rodrigo Teixeira

Repórter com mais de 13 anos de carreira. Formado em jornalismo pela Estácio de Sá e pós graduado em Metodologia do Ensino Superior pela Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro (Elerj). Com experiência em diversos segmentos do jornalismo, entre eles, no meio corporativo, artístico, e no poder público. Com passagem pelas redações dos maiores portais de internet do país, inclusive á produziu conteúdo para o portal iG. Experiência de gestão, redação e projetos especiais para o on-line dos Jornais O Dia e Meia Hora. Web Repórter da Rede TV, na sucursal do Rio de Janeiro e correspondente do programa "Tô na Fama", da Rede TV do Tocantins.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo