Política

+PREVIDÊNCIA BRASIL: Com ação inédita focada nos indígenas, CONAFER e INSS têm muito o que comemorar

Aconteceu esta semana (3 a 5 de outubro), em Pesqueira-PE, na Casa de Sementes Mãe Zenilda, o Curso de Disseminadores de Informações Previdenciárias. Esta ação na Terra Indígena Xukuru, agreste pernambucano, na Serra do Ororubá, a 240 km de Recife, é fruto da parceria entre a CONAFER e o INSS. O objetivo desta iniciativa inédita é apresentar o sistema previdenciário e a sua importância na vida do povo originário. Esta foi a primeira vez que o curso aconteceu totalmente voltado ao público indígena. Os 30 alunos de 20 aldeias participantes do curso são agora certificados nas ações de políticas públicas e de qualidade na prestação de serviços aos beneficiários associados, ajudando na divulgação do INSS Digital e no atendimento ao público indígena

Rafaela Cruz, diretora da DGISC, Diretoria de Governança e Integração de Sistemas e Convênios da CONAFER, esteve em Pesqueira coordenando a parte da Confederação para a realização do curso dentro do território indígena. Segundo Rafaela, “este projeto que é fruto de uma parceria da CONAFER e o INSS, um curso de disseminadores da informação voltado para o fazer indígena, é o primeiro curso no Brasil, pensado para essa população. Eu escuto muito entre os meus amigos indígenas, que eles estão cansados de ouvir os outros falarem por eles. Então, os indígenas vão ter este benefício de adquirir o conhecimento para disseminá-lo para o bem das suas comunidades.”

Júnior Xukuru, assessor da presidência da CONAFER, esteve presente no curso e falou sobre os disseminadores: “esta vantagem de estar aqui dentro do território está fazendo a gente ver a necessidade desses cursos voltados ao INSS, voltados à questão básica da experiência, para que os nossos parentes não fiquem à mercê de ter que sair daqui, de andar 20, 30 quilômetros e de repente dar com a cara na porta em alguns espaços.” E continuou: “então, hoje nós recebemos aqui professores do INSS que podem capacitar para que tenhamos aqui dentro do território, disseminadores do INSS, e que cada um já saia daqui também com a proposta, sabendo a documentação correta de como fazer e como trabalhar, e de como não deixar faltar nenhum tipo de documento para que seja bem atendido, ou na agência ou na associação.”

Júnior Xukuru conclui: “porque aqui também a nossa ideia é que a Associação passe a ser uma agência do INSS, e melhor atender assim os nossos associados. Então é muito seguro, de suma importância que esteja acontecendo. Estamos muito felizes de ser o primeiro lugar a receber este curso, e espero que aqui dentro do nosso território, possam sair disseminadores para outros territórios, e que nós possamos caminhar juntos dessa forma.”

O +Previdência Brasil é o programa da CONAFER que busca dar qualidade de vida para as pessoas que trabalham no campo e contribuem para o desenvolvimento do país. É a união de ações que visam desenvolver a educação previdenciária e expandir o INSS digital nas comunidades de difícil acesso às agências do INSS. E assim, assegurar a inclusão e a proteção social dos povos indígenas, comunidades tradicionais, povos originários e quilombolas nas políticas previdenciárias, superando desigualdades e barreiras de acesso.

CONHEÇA O + PREVIDÊNCIA BRASIL 

O objetivo é levar atendimento às comunidades rurais que possuem dificuldades de locomoção para chegar até uma agência do INSS, garantir um atendimento humanizado, mais rápido, prático e de fácil acesso para o grupo agrofamiliar.

CUSTO PARA ADERIR AO PROGRAMA + PREVIDÊNCIA BRASIL

Não existe pagamento para aderir ao programa. O projeto é entregue às associadas sem custo algum. Sendo considerado uma prestação de serviço pública de relevante interesse social. As associadas não receberão nenhuma remuneração advinda do INSS, nem dos usuários pela execução do serviço, não sendo impedidas de cobrar a mensalidade associativa do beneficiário do serviço.

PARCERIA COM O INSS

É feita por meio da ACT e termo de colaboração. Podendo realizar os procedimentos para conseguir os benefícios para os associados por meio do INSS DIGITAL. Durante o processo de execução do ACT a diretoria se encontrará disponível para treinamento, capacitação e auxílio nas eventuais dúvidas. 

ATENDIMENTO DO +PREVIDÊNCIA BRASIL

WhatsApp, telefone, e-mail e um polo presencial.

APOIO 

Interlocução com o INSS; Orientação para firmar o termo de adesão; Atendimento aos beneficiários;  Auxílio para requerer benefícios; Assistência para judicializar demandas; Fornecimento de material de capacitação.

EDUCAÇÃO

É realizada por meio de dicas, cartilhas, cursos, palestras e treinamento

BENEFÍCIOS DO INSS ATENDIDOS PELO INSS DIGITAL 

Salário Maternidade rural; Seguro defeso pescador artesanal; Aposentadoria por idade rural; Auxilio Reclusão rural; Pensão por morte rural e outros benefícios 

CONSULTORIA JURÍDICA PREVIDENCIÁRIA

A Consultoria Jurídica é gratuita, para o atendimento presencial é necessário fazer agendamento pelo telefone (61)99929-6868. Para atendimento remoto é necessário ter os dados do MEU INSS.


Thiago Michelasi

Thiago Michelasi é jornalista, assessor de imprensa e apresentador de TV. Atualmente é CEO do Tô Na Fama!, portal parceiro de conteúdo do IG e apresentador do Programa Tô Na Fama! em afiliadas da Rede TV!. Além disso é colunista no Cartão de Visita do R7, no IG Gente, no Meia Hora e de diversos outros portais além de já ter sido colunista também no Observatório dos Famosos do UOL. Siga Thiago Michelasi no Instagram: instagram.com/thiagomichelasi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo