
Ele é espontâneo, irreverente e sabe como ninguém traduzir o espírito carioca para a TV. Rafael Paiva é o nome por trás do sucesso estrondoso do Cariocou, exibido nas tardes de domingo pelo SBT Rio. Vice-líder absoluto de audiência, o programa conquistou o coração dos telespectadores com uma fórmula simples, porém poderosa: contar boas histórias, valorizar a cultura local e manter uma conversa leve e verdadeira com quem está em casa.
“A receita é simples: ser honesto com o telespectador. Contar histórias de pessoas de verdade, mostrar nossa gastronomia e lugares incríveis do Rio, sempre com uma linguagem do dia a dia, como se fosse um delicioso bate-papo“, revela Paiva, que além de apresentar, também atua como editor-chefe do programa.
Desde que assumiu o comando do Cariocou em 2018, Rafael imprimiu seu estilo leve e descontraído à atração. Durante quatro anos comandou o programa sozinho, até perceber que poderia ir ainda mais longe ao dividir a tela com sua parceira de reportagens, Pri Borges. A dobradinha deu tão certo que virou marca registrada do programa. A sintonia da dupla, recheada de brincadeiras e improviso, caiu nas graças do público.
De protagonista de novela a estrela do jornalismo
O talento de Rafael Paiva sempre esteve ligado às câmeras. Em 2005, ele despontou como ator na novela A Lua Me Disse, da Rede Globo, contracenando com feras como Wagner Moura e Adriana Esteves. Em 2007, brilhou novamente, desta vez no SBT, na novela Maria Esperança, ao lado de Bárbara Paz. Mas foi em 2009 que decidiu mudar de rumo: ingressou no curso de Comunicação Social e mergulhou no jornalismo.
No SBT Rio, começou como estagiário e passou por todos os setores da redação até conquistar seu espaço como apresentador. Uma trajetória de muita garra, aprendizado e versatilidade, que o consagra hoje como um dos grandes nomes da TV carioca.
Corpo são, mente afiada
Além da carreira agitada, Rafael também encontrou no CrossFit uma válvula de escape e fonte de equilíbrio. Há quatro anos, treina seis vezes por semana e diz que a prática transformou não só seu corpo, mas também sua mente.
“Acordar todos os dias às cinco e pouco da manhã para treinar virou vício. Se eu pudesse, faria ainda mais vezes, mas sei que o descanso é fundamental também“, conta ele.
Um nome em ascensão
Rafael Paiva não é apenas um apresentador: é um comunicador nato, com olhar afiado para o que o público quer ver. Seu sucesso no Cariocou é reflexo de autenticidade, trabalho duro e amor pela profissão. E tudo indica que o céu é o limite para quem transforma rotina em espetáculo — com leveza, humor e muita verdade.
Acompanhe Rafael Paiva no Instagram: https://www.instagram.com/rafaelpaivareporter




















