Noticias

Rafaela Silva utiliza método do MMA para perder peso; nutricionista comenta

A nutricionista Juliana Carvalho explica técnica e aponta cuidados que atletas devem ter

No começo do ano de 2023, a lutadora Rafaela Silva começou a utilizar uma técnica para sofrer menos no corte de peso para atuar na categoria até 57kg. Esse método é aderido por atletas da academia e do judô e o primeiro passo é a hidratação em grande quantidade. Logo depois, vêm a utilização de cremes para esquentar o corpo, a capa plástica, a manta plástica e a banheira de água quente.

Essa técnica consiste em uma super-hidratação de seis litros de água durante os primeiros cinco dias e um litro no sexto. Após isso, é realizado um trote em velocidade número 10 na esteira e volta para andada de 5 ou 6 na esteira. Nos últimos três dias acontecem um aquecimento com o creme e a utilização da capa plástica e do quimono. De acordo com a nutricionista Juliana Carvalho, essa técnica de perda de peso rápido não é saudável e recomendada.

“Muitos atletas de diversas categorias se sujeitam a praticas mais extremas para perda de peso rápida, principalmente se falando de lutas. Antes de subirem no ranking, têm que subir na balança, o que exige um controle rígido dessa força. O que realmente muda na balança é a água (inchaço e retenção), ou seja, a perda rápida é de água, não de gordura”, completou.

Ainda segundo a nutricionista, a variedade alimentar traz a mesma quantidade de nutrientes essenciais. No caso da Rafaela, juntamente com a endocrinologista, optaram por uma suplementação mais completa, até mesmo para não afetar a performance da atleta.

“A carga de treino deve ser conciliada com a dieta e com o acompanhamento nutricional. Apesar do método ser eficaz, com acompanhamento multidisciplinar, acredito que não seja uma estratégia a se fazer a longo prazo. Esse emagrecimento muito rápido normalmente é focado em água e massa muscular, e não em gordura”, concluiu.

Gabriella Vivere

Gabriella Vivere, tem em seu currículo um vasto conhecimento tanto na comunicação, quanto em gestão de empresas. Além de jornalista, em seus mais de 15 anos de experiência em conectar pessoas e empresas, ela também é especialista em vendas, grandes marcas, commodities e mercado internacional. A paixão por comunicação surgiu após trabalhar em uma agência multinacional de notícias. Seu talento e expertise com novos negócios lhe deram visão para ampliar suas conexões e experiências profissionais. Assim, abriu sua própria agência de comunicação, assessoria de imprensa e marketing, a Vivere Press, onde acompanha de perto todos os processos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo