Profissionais e especialistas da indústria turística regional estarão unidos durante o 1º Congreso Latinoamericano de Inteligência Turística e o 2º Encontro Nacional da Red Argentina de Destinos Turísticos Inteligentes em Córdoba, Argentina entre 15 e 16 de março. Os eventos acontecerão no novo Centro de Convenções Juan Bautista Bustos e têm como foco integrar mais a cidades, destinos e instituições governamentais para projetar estratégias bem-sucedidas nos últimos anos pela Red Argentina de Destinos Turísticos Inteligentes (Red DTIAr).
“Este evento é muito importante já que no encontro se compartilham muitas experiências territoriais de destinos turísticos que trabalham dia a dia para se aproximar do modelo DTI”, destaca Elizabeth Marincak, presidente da Red DTI-Ar.
Em formato híbrido, participaram alguns nomes importantes da Organização Mundial do Turismo (OMT) como Natalia Bayona, Diretora de Inovação, e Antonio López de Ávila, Coordenador do Programa de Turismo para Desenvolvimento Rural; Morena Valdez, Ministra de Turismo de El Salvador; Enrique Martínez Marín, Presidente da SEGITTUR (Espanha); e Nuno Fazenda, Secretário de Estado do Turismo de Portugal.
“Estamos confiantes em que a realização de um evento desta envergadura terá um impacto relevante no desenvolvimento do modelo de inteligência turística na América Latina”, completa Oscar Bustos Navarta, Co-Diretor da Red DTI-Ar.
Programa
Entre outros palestrantes, estão: María José Navasy Juan Gabriel Villacís Conrado (Ministério de Turismo do Equador); Irene Ortiz (Autoridade de Turismo do Panamá); Víctor Chamorro (Turismo de Assunção); María Angélica León y Sumak Serrano (Fundação de Turismo para Cuenca, Equador); Marieloz Bonilla (Ministério do Turismo da Costa Rica); Claudio Quintana (Turismo de Paysandú – Uruguai); Adriano Rovira (Instituto de Turismo, Universidad Austral de Chile); María Fernanda Cordón/ Andrés Michel River (Municipalidad de Córdoba); Nicolás Raffo Menoni (Montevidéu, Uruguai); e Silvia Súarez (Costa Rica). O segundo dia será finalizado com o lançamento do livro “Experiências em Destinos Turísticos Inteligente” e cerimônia de encerramento às 18h.
Participação brasileira
Do Brasil foram convidados apenas dois especialistas, sendo o professor Michel Bregolin, coordenador do Núcleo de Inovação, Desenvolvimento e Inteligência Turística da Universidade de Caxias do Sul (NID/UCS), e Marcos Junior Oliveira, diretor da agência Redescobrindo Ideias & Eventos. O assessor de imprensa de Curaçao no Brasil apresentará alguns projetos que vem desenvolvendo com o destino caribenho nos últimos anos para incentivar que mais regiões e países se inspirem com projetos de colaboração com marcas, celebridades e formadores de opinião.
“Estou animado em fazer este intercâmbio com profissionais de todo o continente. Falar de Curaçao é sempre enriquecedor, especialmente por ser um destino tendência no pós-pandemia”, revela Marcos.
O 1º Congreso Latinoamericano de Inteligência Turística e o 2º Encontro Nacional da Red Argentina de Destinos Turísticos Inteligentes são eventos fechados ao público e dirigidos a convidados especiais e autoridades nacionais internacionais. As iniciativas são organizadas pela Red DTI-Ar, Agencia Córdoba Turismo e Turismo Ciudad de Córdoba com o apoio do Ministerio de Turismo e Esportes da Argentina.