Coluna Rodrigo Teixeira

Red DTI-Ar organiza 1º Congreso Latinoamericano de Inteligencia Turística em Córdoba, Argentina

Profissionais e autoridades de 12 países da região confirmaram presença para evento nos dias 15 e 16 de março. Agência Redescobrindo Ideias e Universidade de Caxias do Sul foram as únicas instituições convidadas do Brasil.

Profissionais e especialistas da indústria turística regional estarão unidos durante o 1º Congreso Latinoamericano de Inteligência Turística e o 2º Encontro Nacional da Red Argentina de Destinos Turísticos Inteligentes em Córdoba, Argentina entre 15 e 16 de março. Os eventos acontecerão no novo Centro de Convenções Juan Bautista Bustos e têm como foco integrar mais a cidades, destinos e instituições governamentais para projetar estratégias bem-sucedidas nos últimos anos pela Red Argentina de Destinos Turísticos Inteligentes (Red DTIAr).

“Este evento é muito importante já que no encontro se compartilham muitas experiências territoriais de destinos turísticos que trabalham dia a dia para se aproximar do modelo DTI”, destaca Elizabeth Marincak, presidente da Red DTI-Ar.

Em formato híbrido, participaram alguns nomes importantes da Organização Mundial do Turismo (OMT) como Natalia Bayona, Diretora de Inovação, e Antonio López de Ávila, Coordenador do Programa de Turismo para Desenvolvimento Rural; Morena Valdez, Ministra de Turismo de El Salvador; Enrique Martínez Marín, Presidente da SEGITTUR (Espanha); e Nuno Fazenda, Secretário de Estado do Turismo de Portugal.

“Estamos confiantes em que a realização de um evento desta envergadura terá um impacto relevante no desenvolvimento do modelo de inteligência turística na América Latina”, completa Oscar Bustos Navarta, Co-Diretor da Red DTI-Ar.

Programa

Entre outros palestrantes, estão: María José Navasy Juan Gabriel Villacís Conrado (Ministério de Turismo do Equador); Irene Ortiz (Autoridade de Turismo do Panamá); Víctor Chamorro (Turismo de Assunção); María Angélica León y Sumak Serrano (Fundação de Turismo para Cuenca, Equador); Marieloz Bonilla (Ministério do Turismo da Costa Rica); Claudio Quintana (Turismo de Paysandú – Uruguai); Adriano Rovira (Instituto de Turismo, Universidad Austral de Chile); María Fernanda Cordón/ Andrés Michel River (Municipalidad de Córdoba); Nicolás Raffo Menoni (Montevidéu, Uruguai); e Silvia Súarez (Costa Rica). O segundo dia será finalizado com o lançamento do livro “Experiências em Destinos Turísticos Inteligente” e cerimônia de encerramento às 18h.

Os eventos acontecerão no novo Centro de Convenções Juan Bautista Bustos e têm como foco integrar mais a cidades, destinos e instituições governamentais para projetar estratégias
Os eventos acontecerão no novo Centro de Convenções Juan Bautista Bustos e têm como foco integrar mais a cidades, destinos e instituições governamentais para projetar estratégias

Participação brasileira

Do Brasil foram convidados apenas dois especialistas, sendo o professor Michel Bregolin, coordenador do Núcleo de Inovação, Desenvolvimento e Inteligência Turística da Universidade de Caxias do Sul (NID/UCS), e Marcos Junior Oliveira, diretor da agência Redescobrindo Ideias & Eventos. O assessor de imprensa de Curaçao no Brasil apresentará alguns projetos que vem desenvolvendo com o destino caribenho nos últimos anos para incentivar que mais regiões e países se inspirem com projetos de colaboração com marcas, celebridades e formadores de opinião.

“Estou animado em fazer este intercâmbio com profissionais de todo o continente. Falar de Curaçao é sempre enriquecedor, especialmente por ser um destino tendência no pós-pandemia”, revela Marcos.

O 1º Congreso Latinoamericano de Inteligência Turística e o 2º Encontro Nacional da Red Argentina de Destinos Turísticos Inteligentes são eventos fechados ao público e dirigidos a convidados especiais e autoridades nacionais internacionais. As iniciativas são organizadas pela Red DTI-Ar, Agencia Córdoba Turismo e Turismo Ciudad de Córdoba com o apoio do Ministerio de Turismo e Esportes da Argentina.

Rodrigo Teixeira

Repórter com mais de 13 anos de carreira. Formado em jornalismo pela Estácio de Sá e pós graduado em Metodologia do Ensino Superior pela Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro (Elerj). Com experiência em diversos segmentos do jornalismo, entre eles, no meio corporativo, artístico, e no poder público. Com passagem pelas redações dos maiores portais de internet do país, inclusive á produziu conteúdo para o portal iG. Experiência de gestão, redação e projetos especiais para o on-line dos Jornais O Dia e Meia Hora. Web Repórter da Rede TV, na sucursal do Rio de Janeiro e correspondente do programa "Tô na Fama", da Rede TV do Tocantins.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo