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Referência na gastronomia, Bruna Hermogenes relata desafios do empreendedorismo digital

O empreendedorismo digital surgiu como uma oportunidade para quem busca ter o próprio negócio. Durante a pandemia, esse novo modo de empreender foi acelerado, o que tornou notável o aumento das vendas de infoprodutos. Mentorias, podcasts, videoaulas, tutoriais e ebooks estão entre os produtos digitais que ganharam espaço nesse novo mercado.

A empresária e gastrônoma Bruna Hermogenes (@cozinheja) é um exemplo de sucesso nesse ramo. Ela, que era executiva de uma grande empresa de varejo, sonhava com o empreendedorismo, mas ainda não sabia em qual área investir. Esse cenário passou a mudar quando Bruna começou estudar gastronomia. Depois, ao ministrar um workshop sobre culinária, se viu ainda mais na área.

“Acho legal comerem minha comida e elogiarem, mas fico feliz mesmo, quando alguém aprende comigo. Me alegra ver reproduzirem o que transmito, ainda mais quando é o aluno quem é elogiado. Meu prazer é no ensinar, por isso, o meu foco no digital sempre foi democratizar o ensino gastronômico e chegar em todas as partes do mundo. Trabalhar também como influencer é quase como um hobby, algo complementar. Escolho a dedo marcas que gosto muito, aprovo e utilizo na minha rotina”, comentou.

Após passar a empreender no digital, a gastrônoma viu que o cenário é desafiador. Bruna comenta que ter um negócio nesse ramo requer resiliência, afinal, as mudanças são constantes. Além disso, é importante ser flexível e se adaptar sem perder a essência. Para a empreendedora, persistir foi promissor, e hoje ela faz sucesso com seus infoprodutos.

“Me emocionei quando vi meu primeiro e-book, o ‘Airfryer é vida’, se tornar best-seller, porque dediquei muito tempo a ele. Surgiram muitos problemas no meio do caminho, dúvidas e, claro, a falta de conhecimento de como gerenciar um negócio. Vê-lo deslanchar me deu um gás absurdo para seguir na missão da cozinha na prática e sem complicações”, contou.

“Já o segundo best-seller também foi uma surpresa. Ele foi um fenômeno ainda mais rápido que o primeiro. Chorei muito nesse, pois fui muito criticada pela série de massas em uma panela só. Mas, minha comunidade, que já era maior, me incentivou demais a lançar. Como a série de massas foi um estouro durante dois anos, criou muitos fãs. Mesmo assim, como desenvolvo sempre prezando pelo ensino e não pelos títulos, sempre é surpreendente”, completou.

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Sobre o mercado digital, Bruna pontua que a chave do sucesso é a disciplina, aliada a não deixar a essência se perder pela comparação com o trabalho das demais pessoas que também estão no ramo. Ela reforça que, ao trabalhar com redes sociais, é importante não depender de likes para ter motivação, ou para trabalhar. A gastrônoma comenta ainda que ser um mercado promissor e que, quem se dedica no desenvolvimento de seus produtos, vai se consolidar.

“O boom com certeza foi a pandemia, com a necessidade das pessoas de fazerem diversas atividades sem sair de casa. Com isso, elas perceberam que com a flexibilidade do online dá pra aprender muita coisa. Hoje em dia existem desde cursos rápidos de desenho, a cursos completos de costura profissional; ebooks de culinária, a cuidados com plantas. A junção das redes sociais, comunidades e vendas é o que faz isso continuar muito em alta. Não é o curso de um desconhecido, é alguém que você passou a confiar, te ensinando algo que vai transformar sua vida pra melhor, seja em qual área for”, concluiu.

Gabriella Vivere

Gabriella Vivere, tem em seu currículo um vasto conhecimento tanto na comunicação, quanto em gestão de empresas. Além de jornalista, em seus mais de 15 anos de experiência em conectar pessoas e empresas, ela também é especialista em vendas, grandes marcas, commodities e mercado internacional. A paixão por comunicação surgiu após trabalhar em uma agência multinacional de notícias. Seu talento e expertise com novos negócios lhe deram visão para ampliar suas conexões e experiências profissionais.
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