O empreendedorismo digital surgiu como uma oportunidade para quem busca ter o próprio negócio. Durante a pandemia, esse novo modo de empreender foi acelerado, o que tornou notável o aumento das vendas de infoprodutos. Mentorias, podcasts, videoaulas, tutoriais e ebooks estão entre os produtos digitais que ganharam espaço nesse novo mercado.
A empresária e gastrônoma Bruna Hermogenes (@cozinheja) é um exemplo de sucesso nesse ramo. Ela, que era executiva de uma grande empresa de varejo, sonhava com o empreendedorismo, mas ainda não sabia em qual área investir. Esse cenário passou a mudar quando Bruna começou estudar gastronomia. Depois, ao ministrar um workshop sobre culinária, se viu ainda mais na área.
“Acho legal comerem minha comida e elogiarem, mas fico feliz mesmo, quando alguém aprende comigo. Me alegra ver reproduzirem o que transmito, ainda mais quando é o aluno quem é elogiado. Meu prazer é no ensinar, por isso, o meu foco no digital sempre foi democratizar o ensino gastronômico e chegar em todas as partes do mundo. Trabalhar também como influencer é quase como um hobby, algo complementar. Escolho a dedo marcas que gosto muito, aprovo e utilizo na minha rotina”, comentou.
Após passar a empreender no digital, a gastrônoma viu que o cenário é desafiador. Bruna comenta que ter um negócio nesse ramo requer resiliência, afinal, as mudanças são constantes. Além disso, é importante ser flexível e se adaptar sem perder a essência. Para a empreendedora, persistir foi promissor, e hoje ela faz sucesso com seus infoprodutos.
“Me emocionei quando vi meu primeiro e-book, o ‘Airfryer é vida’, se tornar best-seller, porque dediquei muito tempo a ele. Surgiram muitos problemas no meio do caminho, dúvidas e, claro, a falta de conhecimento de como gerenciar um negócio. Vê-lo deslanchar me deu um gás absurdo para seguir na missão da cozinha na prática e sem complicações”, contou.
“Já o segundo best-seller também foi uma surpresa. Ele foi um fenômeno ainda mais rápido que o primeiro. Chorei muito nesse, pois fui muito criticada pela série de massas em uma panela só. Mas, minha comunidade, que já era maior, me incentivou demais a lançar. Como a série de massas foi um estouro durante dois anos, criou muitos fãs. Mesmo assim, como desenvolvo sempre prezando pelo ensino e não pelos títulos, sempre é surpreendente”, completou.
Vejam também:
- Cantora Luara Maysa comenta inspirações para composições
- Empresário de moda Diego Arnold parabeniza Anitta pelo look ‘Marietta Baderna’
- Eduarda Dall’Agnol desiste da moda para iniciar estudos em artes cênicas em Los Angeles
Sobre o mercado digital, Bruna pontua que a chave do sucesso é a disciplina, aliada a não deixar a essência se perder pela comparação com o trabalho das demais pessoas que também estão no ramo. Ela reforça que, ao trabalhar com redes sociais, é importante não depender de likes para ter motivação, ou para trabalhar. A gastrônoma comenta ainda que ser um mercado promissor e que, quem se dedica no desenvolvimento de seus produtos, vai se consolidar.
“O boom com certeza foi a pandemia, com a necessidade das pessoas de fazerem diversas atividades sem sair de casa. Com isso, elas perceberam que com a flexibilidade do online dá pra aprender muita coisa. Hoje em dia existem desde cursos rápidos de desenho, a cursos completos de costura profissional; ebooks de culinária, a cuidados com plantas. A junção das redes sociais, comunidades e vendas é o que faz isso continuar muito em alta. Não é o curso de um desconhecido, é alguém que você passou a confiar, te ensinando algo que vai transformar sua vida pra melhor, seja em qual área for”, concluiu.