Coluna Rodrigo Teixeira

RJ: Morre Presidente de Honra da Estação Primeira de Mangueira

Aos 87 anos, Hélio Rodrigues Neves, para o nome que comandou grandes carnavais na verde e rosa, Hélio Turco

É com enorme pesar que a Estação Primeira de Mangueira informa o falecimento, aos 87 anos, de seu Presidente de Honra Hélio Rodrigues Neves, conhecido carinhosamente por todos como Hélio Turco.

Sambista, compositor e baluarte da Verde e Rosa, seus sambas embalaram o sonho da Mangueira na Avenida por 16 vezes, conquistando 6 título, o que o tornou o compositor com maior número de conquistas da Escola.

Nascido no Grajaú, Turco se mudou com 2 anos para o morro que passou a fazer parte de sua vida. Seu primeiro samba-enredo, “Brasil através dos tempos” (1959), foi ovacionado, assim como o último, “Se todos fossem iguais a você” (1992), em homenagem a Tom Jobim, que lhe rendeu o Troféu Cidade do Rio de Janeiro de melhor samba. Uma de suas obras de maior sucesso, “100 anos de liberdade, realidade ou ilusão” (1988), se tornou em abril desse ano o Hino Oficial do Dia Nacional da Consciência Negra no Estado do Rio de Janeiro, motivo de grande orgulho para a Mangueira.

Hélio Turco / FOTOS: THIAGO MATTOS
Hélio Turco / FOTOS: THIAGO MATTOS

Apesar de ser o autor de grandes sucessos, em recente entrevista para o jornalista Fernando Paulino, no Instagram da Mangueira, Hélio Turco declarou ter ficado muito feliz com seus 16 sambas vitoriosos, porém os que realmente lhe fizeram chorar foram as duas obras que escreveu para a Mangueira do Amanhã.

Em nota enviada a nossa reportagem, a presidenta Guanayra Firmino e toda sua diretoria, a Estação Primeira de Mangueira abraça com todo carinho seus familiares e amigos neste momento de grande dor.

Rodrigo Teixeira

Repórter com mais de 13 anos de carreira. Formado em jornalismo pela Estácio de Sá e pós graduado em Metodologia do Ensino Superior pela Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro (Elerj). Com experiência em diversos segmentos do jornalismo, entre eles, no meio corporativo, artístico, e no poder público. Com passagem pelas redações dos maiores portais de internet do país, inclusive á produziu conteúdo para o portal iG. Experiência de gestão, redação e projetos especiais para o on-line dos Jornais O Dia e Meia Hora. Web Repórter da Rede TV, na sucursal do Rio de Janeiro e correspondente do programa "Tô na Fama", da Rede TV do Tocantins.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo