De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças periodontais afetam cerca de 20% a 50% da população adulta global. Essas condições, que incluem a gengivite e a periodontite, não apenas comprometem a saúde bucal, mas também estão intimamente relacionadas a diversas comorbidades sistêmicas. Entender essa conexão é fundamental para promover uma abordagem integrada de saúde.
Para explorar essa relação, conversamos com a Dra. Nívea Maria de Freitas, especializada em Periodontia e Endodontia. Graduada em Odontologia pela USP, Dra. Nívea é mestre e doutora em Periodontia pela mesma instituição. Ela também é professora de Endodontia no IOA/ITC em São Paulo e organizadora do Congresso de Endodontia LifeEndo.
De acordo com Dra. Nívea, a Medicina Periodontal é uma subárea da Periodontia que estuda a relação entre as doenças periodontais e as condições/doenças sistêmicas. “Atualmente, há quase 60 comorbidades relacionadas com a periodontite, sendo que as mais estudadas são a diabete e as doenças cardiovasculares como a aterosclerose e hipertensão”, explica a especialista. Ela ressalta que a periodontite, além do risco para perda dos dentes, aumenta o risco para doenças cardiovasculares e diabete, podendo dificultar o controle da pressão arterial e também da diabete.
Dra. Nívea enfatiza a importância do diagnóstico precoce das doenças periodontais. “Pacientes com doença cardiovascular e diabete devem ser encaminhados para avaliação odontológica e periodontal para diagnóstico precoce das doenças bucais”, orienta. O tratamento das doenças periodontais e endodônticas, além de tratar os dentes, também pode ajudar no controle de doenças sistêmicas. “A prevenção das doenças, cárie e da gengiva são fundamentais para a prevenção das doenças bucais e também das doenças do corpo”, conclui a especialista.
Diante dessa estreita relação entre saúde bucal e saúde geral, é fundamental que os profissionais de saúde trabalhem de forma integrada, promovendo uma abordagem holística do paciente. Somente assim será possível prevenir e tratar de maneira eficaz as doenças periodontais e suas consequências sistêmicas.
Dra. Nívea Maria de Freitas participou do evento internacional “Odonto Experience”, onde reúne profissionais do mercado odontológico para debater os assuntos e dilemas mais recentes do segmento, que aconteceu neste dia 17 em Lisboa – Portugal, como palestrante, abordando o tema Endodontia, segmentando o assunto para “Atualidades em Medicina Periodontal e Endodôntica”
Acompanhe a Dra. Nívea Maria de Freitas nas redes sociais:
https://www.instagram.com/dra.niveamariadefreitas
Esta entrevista foi apoiada pela Casa de Linhares, um renomado restaurante estabelecido no que resta de um edifício renascentista que ruiu no terramoto de 1755 e recebeu estrela Michelin em 2019.
Serviço
Endereço: Beco dos Armazéns do Linho 2, 1100-037, Lisboa.
Contato: (+351) 910 188 118 / (+351) 218 239 660
Email: [email protected]