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SBT e Santher incentivam o diálogo aberto sobre menstruação

Na telenovela “A Infância de Romeu e Julieta”, branded content reforça a importância de quebrar os estigmas em torno da primeira menstruação

SBT e a Santher, fabricante da linha de absorventes Sym, estrearam uma parceria inovadora em formato de conteúdo na novela “A Infância de Romeu e Julieta”, da autora Iris Abravanel. Com o objetivo de promover o diálogo aberto e livre de estigmas sobre o início da menstruação nas mulheres, a novela abordou a primeira menstruação de Julieta (Vittória Seixas), enfatizando a normalidade desse evento. A colaboração entre as duas empresas vai além das inserções em cenas da novela, abrangendo também os intervalos comerciais, as redes sociais e as plataformas digitais.

A narrativa do projeto enfatiza a importância de quebrar os tabus em torno da primeira menstruação e destaca como a falta de informação sobre o assunto pode gerar desconforto, medo e insegurança. Bruno Traldi, gerente executivo de marketing da Santher, comenta: “Muitas meninas ainda têm vergonha de falar abertamente sobre menstruação, e quando muito, compartilham suas curiosidades, anseios e dúvidas com amigas ou familiares. Por isso, devido a experiência em conteúdos com o público jovem e liderança nacional com essa audiência, a parceria com o SBT tem um papel fundamental na estratégia da Sym. O projeto A Infância de Romeu e Julieta nos deu liberdade para personalizar cenas e inserir a marca de forma natural e educativa na história”.

Além de uma abordagem intergeracional, incluindo cenas com a mãe e com a avó de Julieta, a autora da trama, Íris Abravanel, também trouxe para o enredo a inserção do pai de Julieta, destacando a importância de incluir os homens na construção de uma nova perspectiva cultural sobre o tema. 

“Como diretor geral da novela e, acima de tudo, como pai, acredito que o tema da menstruação deve ser abordado da maneira mais natural possível, especialmente quando ocorre pela primeira vez. E foi assim que gravamos as cenas. Geralmente, os homens têm mais resistência em lidar com essas situações, por isso sentimos a importância de incluir o pai de Julieta nas sequências. Há uma certa resistência em iniciar a conversa porque muitas meninas acabam sendo rotuladas com clichês como ‘agora é uma mocinha’, o que as deixa extremamente constrangidas. Precisamos entender de uma vez por todas que isso é uma condição fisiológica do corpo das mulheres e passar a respeitar todas as particularidades que a menstruação desencadeia no organismo feminino, como a TPM, por exemplo”, afirma Ricardo Mantoanelli, diretor geral da trama.

Em formato branded content, a parceria se estenderá aos intervalos comerciais da novela, com Julieta (Vittória Seixas) e Helena (Luisa Bresser), personagem antagonista de “Poliana Moça”, mostrando dicas para evitar possíveis vazamentos menstruais e convidarão a audiência a interagir sobre o assunto nas redes sociais. Já nas redes sociais, o conteúdo estará no quadro “Sym, precisamos falar”, presente no programa Lambe Lambe e no podcast Queijo com Goiabada, ambos produtos da vertical juvenil de conteúdos exclusivos da emissora, TV Zyn. “Essa parceria é a definição de branded content. É um conteúdo que agrega, instrui e traz luz a um tema importante de forma natural e educativa. Acreditamos que esse é o caminho para o mercado publicitário: uma comunicação integrada e com propósito”, conclui Luciana Valério, diretora comercial do SBT.

“A Infância de Romeu e Julieta” vai ao ar de segunda a sexta, às 20h45, no SBT.

Thiaggo Camilo - @thiaggocamilo

Jornalista e assessor de imprensa. Foi jurado do quadro musical do programa Mais Show com Danny Pink na Rede Vida. Colunista do Tô Na Fama!, portal parceiro de conteúdo do IG. Atualmente está a frente da sua agência de comunicação e licenciamento. Instagram e Twitter @thiaggocamilo
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