Famosos

SBT lamenta morte do apresentador e diretor Roberto Manzoni o Magrão

Hoje, o Sistema Brasileiro de Televisão está mais triste. Perdemos um querido amigo e pioneiro da nossa caminhada: Roberto Manzoni, o Magrão, como era carinhosamente conhecido em todo o meio televisivo. Ele tinha 74 anos.

Colega respeitado, profissional ímpar, amigo zeloso e carinhoso, assim era Roberto Manzoni. O início de carreira se deu no final da década de 60, quando tornou-se operador de VT na TV Excelsior, e logo migrou para a sede paulista da TV Globo, na Rua das Palmeiras, em São Paulo. O apelido, contava divertidamente que adquirira nesta fase: “era uma fase de muito trabalho, e pouco tempo pra me alimentar, então, todo mundo me que se referia a mim, dizia: olha, fala com aquele magrão lá do VT… e o apelido pegou!”

O assaz desempenho e a vocação para o meio, levaram-no a ser contratado para coordenar a edição de programas na Marca Filmes (empresa comercial do Grupo Silvio Santos) e na Publicidade Silvio Santos, produtora que era responsável pelo Programa Silvio Santos para as redes Globo e Tupi. Em rápida ascenção, tornou-se produtor e diretor de programas, tendo dirigido os primeiros anos do sucesso Domingo no Parque, mantendo sempre a mesma simplicidade e humildade que lhe foram inerentes durante toda a vida.

No final da década de 70, torna-se diretor de programação da TVS Rio, canal 11 do Rio de Janeiro e, posteriormente, com a formação do SBT em 81, manteve-se no cargo, implantando e ajustando a grade nos primeiros anos da emissora.

Em 1987, Magrão assume um novo desafio, e inicia uma parceria que duraria mais de 15 anos: ao lado de Gugu Liberato, deu cara nova ao já bem sucedido Viva a Noite, criando quadros que marcaram a história da TV brasileira como o Rambo Brasileiro, Eles e Elas, Castigo do Dia, dentre outros. A parceria de sucesso levaria Magrão a dirigir outros programas de Gugu como Super Paradão, Sabadão Sertanejo, Paradão, Sabadão e, em 1993, o Domingo Legal, onde a criatividade e a competência de Magrão e Gugu, fizeram deste um dos grandes marcos da TV, que permanece até os dias atuais como uma das mais bem sucedidas e queridas atrações do público que assiste televisão aos domingos, liderando a audiência e estando entre os preferidos do mercado publicitário.

Em 2007, após um breve período fora, Magrão retorna à casa para a nova versão de Viva a Noite, e em 2008 implantar e dirigir o primeiro ano do Novo Programa Silvio Santos, tendo sido escolhido pelo animador para conduzir a nova atração, pela autoridade na programação dominical da TV. No ano seguinte, uma nova parceria de sucesso é formada: Magrão e Celso Portiolli conduzem juntos respectivamente na direção e na apresentação a nova fase do Domingo Legal, que logo de cara, agrada ao público e mantem a emissora lider na tradição de reunir a família brasileira para o almoço de domingo.

Magrão tambem teve seu próprio programa na TV Gazeta, e dirigiu atrações na Band. No SBT também esteve à frente na direção de Show de Talentos, Uma Hora de Sucessos, Sabadão com Celso Portiolli e a versão carioca de Sessão Premiada, entre outros. Além disso, não raro é encontrarmos profissionais que tornaram-se grandes expoentes do SBT e de outras emissoras, que passaram pela “Escola Magrão” de se fazer TV.

Para nós do SBT, a perda de Magrão causa imensa tristeza pela ausência que sentiremos do querido amigo, do confiável parceiro e do inspirador profissional. Sempre tinha uma divertida anedota pra contar no almoço, com seu jeito bonachão e risonho, uma presença leve, daquelas que a gente quer sempre ter por perto. Sempre tinha a solução para um irresolúvel problema. Sempre tinha um abraço para um delicado momento.

Toda a diretoria do Sistema Brasileiro de Televisão, seus amigos e colegas, prestam total solidariedade à sua esposa Mara e a seu filho João Gabriel, desejando que, neste difícil momento, Deus possa confortar seus corações.

Thiaggo Camilo - @thiaggocamilo

Jornalista e assessor de imprensa. Foi jurado do quadro musical do programa Mais Show com Danny Pink na Rede Vida. Colunista do Tô Na Fama!, portal parceiro de conteúdo do IG. Atualmente está a frente da sua agência de comunicação e licenciamento. Redes sociais @thiaggocamilo | @thiaggocamilopress

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo