A CNN Brasil estará presente nos palcos do Web Summit Rio 2024, na próxima semana, no Rio de Janeiro. Um dos principais eventos globais sobre tecnologia e inovação digital contará com alguns de seus talentos nos painéis e debates: o âncora Márcio Gomes e a chefe de Redação, Ellen Nogueira; o especialista em tecnologia e inovação Marcelo Tripoli e o repórter baseado no Rio de Janeiro Cleber Rodrigues.
O evento acontece na capital fluminense entre 15 e 18 de abril, e são esperados cerca de 30 mil participantes, vindos de mais de cem países, além de mais de 700 investidores e acima de 1.500 startups, naquele que promete ser o maior encontro do setor na América do Sul neste ano.
Márcio Gomes será mediador do painel “O Banco da Próxima Geração: a Interseção entre Tradição e Inovação”, na terça-feira, 16, às 12h15. No debate, líderes de dois grandes bancos brasileiros discutirão como as práticas bancárias tradicionais estão evoluindo juntamente com tecnologias inovadoras para moldar o futuro do setor financeiro e atender às necessidades dos clientes de amanhã. Participam da mesa Tarciana Medeiros, CEO do Banco do Brasil; e Glauber Mota, CEO do Revolut no Brasil.
Ellen Nogueira mediará as conversas entre Pedro Doria, CEO e Editor-Chefe do Jornal Meio; e Murilo de Paula Eduardo Garavello, Diretor de Conteúdo do UOL, no painel “Trazendo o Jornalismo para a Era Digital”, na quarta-feira, 17, às 16h25. Na pauta, está a discussão sobre como o jornalismo enfrenta uma mudança radical, diante da ascensão dos meios de comunicação online e do impacto da IA.
Cleber Rodrigues, por sua vez, estará na mesa como mediador do debate “O setor energético pode sair da crise climática com inovação?”, dia 18, às 16h05, com a presença de Juliano Dantas, vice-presidente executivo de Inovação, P&D, Digital e TI da Eletrobras; e João Marques da Cruz, CEO da EDP Brasil. O mote da discussão é o papel do setor de energia, uma das indústrias mais frequentemente criticadas por afetar o clima. Os participantes abordarão como as empresas de energia têm evoluído para melhor servir as pessoas e o planeta e falarão sobre o que precisa ser feito na indústria para ajudar a humanidade a avançar em direção às metas climáticas globais.
Para Márcio Gomes, “a discussão toca num tema de interesse geral do público: “Assuntos sobre inovação do sistema bancário afetam diretamente o dia a dia na vida financeira das pessoas”, afirma.
Ellen Nogueira acredita que um debate desses “é estimulante para reflexão sobre como o bom jornalismo pode se aproveitar dos avanços de tecnologia e Inteligência Artificial no combate às fake news e também no avanço da qualidade da informação”.
O especialista em tecnologia e inovação Marcelo Tripoli estará no painel “Descobrindo novos caminhos para a sua criatividade com IA generativa”, dia 18, às 11h55, que será feito totalmente em inglês e com tradução ao vivo em português por meio de ferramenta disponível no app móvel do Web Summit Rio. No painel, o sócio fundador e diretor de produtos da Picsart, Mikayel Vardanyan, ao lado da fundadora e CEO do Café Cultura, Luciana Melo, exploram as mais recentes fronteiras da Inteligência Artificial generativa sobre os avanços inovadores que estão redefinindo as possibilidades para criadores, empreendedores e marcas.
“Vai ser incrível moderar esse debate, que versa sobre um dos temas mais desafiadores do momento: como a indústria e os criativos poderão se manter relevantes ao desfrutar das possibilidades de uso da inteligência artificial”, assinala Marcelo Tripoli.
“A questão climática tem como um dos seus maiores desafios a nova ordem em produção energética, daí a importância de reunir players do segmento para falar das suas perspectivas em inovação”, diz Cleber Rodrigues.
SOBRE A CNN BRASIL
A CNN Brasil atua no País desde março de 2020, produzindo conteúdo jornalístico multiplataforma, com notícias transmitidas na TV por assinatura, sinal aberto em banda kU, site, serviço de streaming, apps e YouTube, além de perfis nas redes sociais e podcasts. No âmbito de todas as suas mídias, a CNN Brasil atinge um público acima de 50 milhões de pessoas mensalmente.
Em seu elenco, figuram alguns dos jornalistas mais reconhecidos e com maior credibilidade junto ao público nacional, além de novos talentos do telejornalismo, comentaristas e especialistas de relevância em suas áreas.