Business

Tem dificuldade de fazer networking? Saiba como destravar em 5 passos

O networking é algo fundamental para qualquer profissional. Desde os trabalhos midiáticos até os mais simples, ter uma boa rede de contatos é que vai fazer você expandir as suas possibilidades. Nesse jogo, saber interagir com fornecedores, investidores e todo o seu público de interesse se torna essencial na geração de novas oportunidades.

Porém, por mais simples que pareça ser, ter um bom relacionamento pode ser um grande empecilho por conta da falta de habilidades comunicacionais. Nesse caso, simples conversas se transformam em situações desagradáveis, criando uma barreira social.

Tem gente que acha que networking é só ficar atrás da tela do celular comentando as postagens por aí. Não é assim tão fácil. O networking de verdade acontece no presencial. Você está no lugar certo, na hora certa e conhecendo as pessoas certas. Tem que sair de casa, da caverna, e colocar a cara no mundo”.

Isso quem explica é Eluan Carlos, que é CEO da empresa de publicidade SNI e um nome conhecido no mundo da publicidade e marketing. Para que qualquer pessoa possa aperfeiçoar os laços com clareza, cordialidade e reciprocidade, Eluan acredita que o processo se inicia de forma generosa, descomprometida e com simples ações. Confira!

  • Agradecimento: você pode dizer “obrigado”, por exemplo, pelos insights que a apresentação daquela pessoa proporcionou;
  • Cumprimentos: parabenize o seu colega por uma apresentação, projeto, resultados, etc;
  • Feedback: a pessoa sugeriu que você fizesse alguma coisa?
  • Indicou seu nome para uma vaga? Diga a ela como essa história continuou;
  • Novidade: você pode compartilhar uma reportagem que tenha lido sobre a área de atuação da pessoa. Algo realmente interessante que possa ajudá-la em alguma coisa;
  • Oferecer um contato: por exemplo, dizer que a palestra dele(a) pode ser ótima para um determinado grupo e que você conhece o(a) organizador(a).

Outra coisa importante é dizer que o networking é uma rede de relacionamento bem dinâmica: da mesma forma que você é ajudado, seus contatos também esperam o mesmo. Além disso, faça com que as pessoas se lembrem de você e do seu trabalho. Por isso que, além de ter uma boa relação, sua competência e conhecimentos serão fundamentais nessa jornada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo