Eventos

The Town 2023: Heineken® faz sua maior operação de chope em São Paulo

Ação tem a expectativa de comercializar mais de 500 mil litros de chope Heineken e Lagunitas durante os cinco dias de evento

Como uma das patrocinadoras oficiais do The Town 2023, a Heineken® está montando uma enorme operação de chope em São Paulo. Para garantir que o público tenha a melhor experiência, o Grupo traz uma novidade: além de chope Heineken, o maior festival de música, cultura e arte de São Paulo contará com o chope Lagunitas, IPA da Califórnia que está conquistando o Brasil. Será o primeiro grande evento com chope Heineken e Lagunitas em todos os grandes bares do evento.
 

“Nós teremos o maior festival de São Paulo, com cerca de 100 mil pessoas/dia; portanto, tínhamos que fazer a nossa maior operação de chope na cidade. O chope é o nosso produto mais fresco e para disponibilizá-lo, temos um grande desafio a ser operado, tanto pela estrutura, quanto pelo ambiente e local. Neste ano, decidimos contar com duas marcas para que o consumidor tenha a melhor experiência em um grande evento”, conta Fabio Antonio Scapin Cittolin, gerente nacional técnico Draft Beer do Grupo HEINEKEN no Brasil.

O trabalho para montagem e instalação de toda a estrutura de tubulações, chopeiras e equipamentos necessários para a distribuição do produto com temperatura e qualidade Heineken, o que inclui a presença de três Beer Stations na Cidade da Música, oito estruturas de caminhão a granel e onze pontos de atendimentos, terá o investimento de cerca de R$ 5 milhões. A operação é considerada a maior na cidade de São Paulo e a expectativa é comercializar 500 mil litros da bebida.

Dentre as novidades trazidas pelo Grupo Heineken, o The Town 2023 será o primeiro grande evento de São Paulo que contará com copo 100% reutilizável “A Operação Heineken não terá copo descartável, trabalharemos somente com copo reutilizável. O cliente comprará a sua primeira bebida e já receberá o copo que deverá ser utilizado durante todo o festival. Esta iniciativa faz parte do nosso objetivo, a agenda ESG é quem alavanca a relação entre o consumidor e nossos produtos”, explica Cittolin.

Beer Station da Heineken conta com 2 tanques, 12 torneiras de chope e capacidade para 6 mil litros, e é uma atração à parte: o caminhão com 15 metros de comprimento e mais de 4 de altura tem 2 telões de led com iluminação e som próprios. “Além das 3 Beer Stations e 14 carretas com capacidade de movimentar cerca de 35 mil litros de chope, temos 170m² para guardar os barris de chope, com capacidade de 20 barris por metro quadrado. Atuaremos em 8 pontos grandes, nos bares e com mochilas. Nossos equipamentos são preparados para produzir 100 litros de chope por horas. Contamos com duas fábricas para fazer a maior operação de chope em São Paulo garantindo que a bebida esteja gelada em todos os pontos do festival”, comenta.

A montagem da estrutura é comandada pela área de operações de Draft Beer do Grupo HEINEKEN no Brasil “Vale lembrar que todo o planejamento, execução e monitoramento do evento é feito 100% pelo time Heineken. Cada funcionário tem seu papel e sua área de atuação para cobertura e assistência aos parceiros”, finaliza o gerente nacional.

Números da maior operação Heineken® para THE TOWN 2023:

  • O investimento de aproximadamente R$ 5 milhões na operação;
  • Esta é considerada a maior operação de serviço de chope na cidade de São Paulo dentro de evento musical;
  • A marca irá deslocar 14 carretas das fábricas de Jacareí e Araraquara, que transportarão cerca de 35 mil litros de chope;
  • A marca irá utilizar 4 mil barris da fábrica de Araraquara para as operações de menor porte;
  • Na Cidade da Música serão instalados 1.6km quilômetros de tubulação de aço inox para abastecer os mais de 11 pontos de venda, entre bares e restaurantes dentro do evento;
  • A montagem e desmontagem da operação levará mais de 20 dias de trabalho, considerando duas semanas para montagem e uma semana para desmontagem. O serviço envolve o trabalho de mais de 250 pessoas de forma direta e indireta;
  • A marca levará três BeerStation ao festival;
  • backpackers (mochileiros credenciados) também efetuarão a venda de cerveja Lagunitas em lata;
  • A marca está preparada para vender 500 mil litros de chope durante The Town 2023.
     

Além disso, para proporcionar aos fãs da marca a experiência de provar uma cerveja impecável tirada como chope, a Heineken®, patrocinadora master e cerveja oficial de The Town 2023, traz para o festival 12 bartenders holandeses do Heineken Experience, em Amsterdã. Os profissionais, chamados de HEXs, irão dar um show à parte no lounge do Good Times Brouwerij, na Tirolesa e no lounge do Skyline, difundindo o Star Serve, metodologia global para tirar a bebida perfeita.

“Para garantir o padrão Heineken® em um festival do tamanho e da importância como The Town, contaremos com os nossos queridos HEXs, que irão servir com excelência o nosso chope. Serão 500 mil litros de bebidas disponíveis para o público que merecem curtir o evento com o chope servido da melhor maneira possível, algo que só Heineken® e The Town vão conseguir proporcionar”, explica Eduardo Picarelli, diretor de Business Unit da Heineken® no Brasil.

Como cerveja oficial do evento, a marca também realiza a pré-venda de chope para consumidores através do aplicativo do festival. Para isso, até o dia 10 de setembro, os consumidores, maiores de 18 anos, poderão comprar chope Heineken® diretamente pelo aplicativo do The Town. Após se cadastrarem e efetuarem o pagamento (disponível para cartão de crédito e Pix), o aplicativo irá gerar QR code como vouchers, que os clientes poderão utilizar para retirada da cerveja em todos os operadores na Cidade da Música em qualquer dia de evento, além de acessarem os vouchers comprados/utilizados no próprio aplicativo ou no email cadastrado da compra. A venda de vouchers será feita até as 12 horas (meio-dia) de cada dia (2,3,7,9 e 10 de setembro). Caso os consumidores não utilizem todo o dinheiro aplicado na pré-venda, o valor será reembolsado automaticamente sem custos de taxas.

Passo a passo da metodologia Star Serve:

  1. Certificar-se que o copo está limpo e gelado (para a bebida durar mais)
  2. A tirada perfeita deve acontecer em um ângulo de 45° graus
  3. Tirar o excesso da espuma com uma espátula
  4. Conferir a quantidade de espuma. Ela deve estar alinhada no ombro da estrela (linha horizontal)
  5. Por fim, verifique se, no momento de entregar o copo, ele está com a estrela virada para o cliente, garantindo assim a apresentação perfeita.

     

Além da Heineken®, durante os cinco dias de festival, as cervejas das marcas craft Blue Moon, Lagunitas, Baden Baden e Eisenbahn Unfiltered estarão presentes no cardápio do Market Square, na Cidade da Música, disponíveis para compra e consumo, harmonizando com o cardápio selecionado do evento.

Sobre o Grupo HEINEKEN

Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA e, em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding S.A (“Brasil Kirin”), tornando-se o segundo player no mercado brasileiro de cervejas. O Grupo gera mais de 14 mil empregos e tem 14 unidades produtivas no país, sendo 12 cervejarias e duas microcervejarias. A companhia também já iniciou a obra da sua 15ª cervejaria em Passos (MG), a unidade mais sustentável da companhia até agora.

No Brasil, o portfólio de cervejas do Grupo HEINEKEN é composto por Heineken®, Heineken® 0.0, Sol, Amstel, Amstel Ultra, Kaiser, Bavaria, Eisenbahn, Baden Baden, Devassa, Schin, Glacial, Lagunitas, Blue Moon e Tiger. O portfólio de não alcoólicos inclui Água Schin, Skinka, os refrigerantes Itubaína, Viva Schin, FYS e o recém-lançado CLASH’D. Com sede em São Paulo, a companhia é uma subsidiária da HEINEKEN NV, maior cervejaria da Europa.

Thiaggo Camilo - @thiaggocamilo

Jornalista e assessor de imprensa. Foi jurado do quadro musical do programa Mais Show com Danny Pink na Rede Vida. Colunista do Tô Na Fama!, portal parceiro de conteúdo do IG. Atualmente está a frente da sua agência de comunicação e licenciamento. Redes sociais @thiaggocamilo | @thiaggocamilopress

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo