Noticias

Troféu HQMIX divulga lista dos vencedores de sua 35º edição

Troféu HQMIX volta a acontecer presencialmente, depois três anos de forma virtual devido à pandemia, e vem com boas notícias para as histórias em quadrinhos no Brasil – a produção de títulos tem crescido exponencialmente não somente em quantidade, mas em qualidade. Foram mais de 1.500 inscritos que passaram pela banca do júri oficial, que trabalhou por cinco meses para analisar os concorrentes nas diversas categorias; e na segunda fase pelo júri nacional composto por mais de dois mil profissionais da área de quadrinhos, entre autores, editores e jornalistas.

A cerimônia de premiação acontecerá no dia 6 de dezembro, às 19h, no Sesc 24 de Maio, em São Paulo, com a apresentação do padrinho do HQMIX, Serginho Groisman, e participação do DJ MZK.

Os ganhadores receberão o troféu Curupira, personagem do desenhista Flávio Colin, que foi homenageado pelo troféu HQMIX de Grande Mestre dos Quadrinhos quando ainda vivo. A estatueta deste ano foi produzida pelo artista Bruno Braga, fundador do Instituto Impressão 3D, localizado no município de Jaboatão dos Guararapes – Pernambuco.

Neste ano, na categoria Grande Mestre dos Quadrinhos, será homenageado o artista Michele Iacocca, criador da personagem EVA, autor de sucesso de livros infantis e que completa 50 anos da publicação de seu primeiro livro da personagem.

Desta forma, o 35º Troféu HQMIX está divulgando a lista dos vencedores, escolhidos como os melhores de 2022, por meio de seu portal www.hqmix.com.br

Serviço 

Cerimônia de premiação do 35º Troféu HQMIX 

Onde: Sesc 24 de Maio – R. 24 de Maio, 109 – República, São Paulo

Quando:  6 de dezembro, 19h  

Entrada – Grátis (retirada de ingresso uma hora antes até completar a capacidade total de atendimento)

Programação – Livre 

Sobre Michele Iacocca:

Com mais de 150 livros publicados, Michele Iacocca é um dos principais e mais premiados autores e ilustradores do Brasil. Nascido na Itália, onde deu início aos estudos de literatura clássica, trouxe ao Brasil sua arte cheia de humor e inteligência por meio de literatura, ilustração, poesia, cartoon, cinema, teatro, tradução e outras manifestações.

Em 1973, publicou seu primeiro livro, chamado Eva (Ed. Massao Ono), premiado pela crítica e publicado também na Europa, sua personagem de maior sucesso nos quadrinhos brasileiros. Continuou durante muitos anos publicando charges, cartuns, tiras e ilustrações nos principais jornais e revistas do país, como O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo, Veja, IstoÉ, Exame, Quatro Rodas, Playboy, Status, Versus, etc. E durante alguns anos fez o humor da última página da revista e das agendas Exame. Desenhou capas para a revista Veja, Vejinha, revistas técnicas e criou capas de livros para várias editoras.

Sobre Flavio Colin:

Nascido no Rio de Janeiro em 22 de junho de 1930, Colin iniciou sua carreira de desenhista de quadrinhos nos anos 50, quando havia uma onda de autores no Brasil que produziam principalmente os quadrinhos de terror e heróis baseados em personagens estrangeiros. Sua primeira HQ profissional saiu na revista “Enciclopédia em Quadrinhos”, da RGE, em 1956. Seguiram-se X-9, Águia Negra, Dom Quixote, Cavaleiro Negro e outros. Também foi responsável por adaptar aos quadrinhos, nos anos 60, personagens vindos de outras mídias, como “O ANJO” de novelas radiofônicas, ou o “Vigilante Rodoviário” baseado em uma série de televisão nacional de grande sucesso. Nos anos 70 e 80 produziu para editoras como Grafipar (quadrinhos eróticos) e Editora D-Arte (histórias de terror). Mas a imagem que adorava retratar era de nosso folclore. O personagem Curupira sobre o porco selvagem ficou uma marca sua pela beleza de traço e vigor nos traços fortes cheios de vida. Faleceu em 12 de agosto de 2002, deixando saudades em milhares de fãs que o consideram insubstituível na arte dos quadrinhos.

Sobre Bruno Braga

Bruno Neves Braga nasceu em 1989. O pernambucano de Recife, formado em Administração de Empresas (UniFG / Universidad Eureopea de Madrid), é o fundador e sócio-diretor do Instituto Impressão 3D. Criou o Instituto Impressão 3D, com o intuito de ser ao mesmo tempo um MakerSpace, um espaço de uso coletivo, que promove não apenas acesso aos sistemas, mas também palestras, minicursos e pesquisas sobre o setor e em nosso país. “O Instituto Impressão 3D tem como principal objetivo apresentar a tecnologia de impressão 3D para estimular o seu uso e desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras. prezamos pelo fortalecimento da cultura Maker (faça, compartilhe, doe, aprenda, se equipe, brinque, participe, apoie e modifique)”, completa Bruno Braga.

https://www.instagram.com/institutoimpressao3d/

Sobre o Troféu HQMIX:

Criado em 1988 pelos cartunistas Jal e Gual, com a finalidade de premiar e divulgar a produção de histórias em quadrinhos, cartuns, charges e as artes gráficas como um todo no Brasil.

A cada ano são escolhidos, por meio de votação, os que mais se destacaram entre as várias categorias que compõem a premiação.

Desde o início, o apresentador Serginho Groisman tem sido parceiro e padrinho nesta jornada, assim como o apoio do SESC São Paulo. A Associação dos Cartunistas do Brasil e o Instituto do Memorial de Artes Gráficas do Brasil são as duas entidades que organizam o Troféu HQMIX.

Thiaggo Camilo - @thiaggocamilo

Jornalista e assessor de imprensa. Foi jurado do quadro musical do programa Mais Show com Danny Pink na Rede Vida. Colunista do Tô Na Fama!, portal parceiro de conteúdo do IG. Atualmente está a frente da sua agência de comunicação e licenciamento. Redes sociais @thiaggocamilo | @thiaggocamilopress

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo