
O Castro Festival, evento que antecede a Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, no dia 21 de junho e o Presença (06 e 07 de junho), festival cultural realizado anualmente no Rio de Janeiro que promove atividades de diversos segmentos artísticos, com a missão de criar espaços de visibilidade, protagonismo e valorização para artistas mulheres, LGBTIQIAPN+, pessoas pretas, indígenas e PcDs. A programação do festival é composta por atrações de música, teatro, dança, cinema, empreendedorismo, artes visuais e literatura.
Para Urias, essas apresentações vão funcionar como um termômetro para o seu novo trabalho. “Esses próximos shows serão uma introdução de um novo capítulo da minha carreira, uma primeira impressão de algo maior, que está por vir. Decidimos chamar essa fase que antecede o lançamento do álbum de “Epígrafe”, pelo próprio significado da palavra. Estamos muito ansiosos para saber como o público desses festivais vai se sentir, adianta Urias.”
Reconhecido como um dos maiores festivais LGBTQIAP+ do Brasil, o Castro Festival chega à sua edição 2025 com expectativa de reunir até 15 mil pessoas no Mês do Orgulho. A programação deste ano conta com dois palcos: Colors, voltado ao pop, performances drag e expressões corporais, e o Twin Peaks by Smirnoff, dedicado à música eletrônica.
Sobre o festival
O Presença Festival é um encontro cultural que promove diversidade, inclusão e representatividade por meio das artes. Em sua quarta edição, reúne nomes consagrados e novos talentos em uma programação diversa que inclui teatro inclusivo, shows, balls da cena ballroom, dança, literatura, gastronomia e cultura popular — tudo com foco em valorizar vozes historicamente minorizadas.