Rede TV! Tocantins

Vanessa Martinazzo faz uma matéria linda para o “Café com Vanessa da Rede TV! TO” sobre o Jalapão

A 15ª Festa da Colheita de Capim-Dourado, que acontece na comunidade Mumbuca, no município de Mateiros, é uma festividade realizada anualmente pela Associação do Povo Mumbuca e com apoio do Governo do Tocantins.

Durante a festa, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) faz a entrega das licenças emitidas por artesãos, extrativistas, agricultores familiares e produtores rurais, pois é um documento obrigatório para coleta, manejo e transporte do capim-dourado e do buriti.


O artesanato feito a partir das hastes do capim-dourado e das fibras da folha do buriti são uma importante atividade econômica e um símbolo cultural da região. Além disso, o próprio extrativismo vegetal é uma das principais fontes de renda das comunidades originárias e tradicionais do Jalapão.


Durante a Festa da Colheita os visitantes acompanham apresentações musicais e teatrais, torneios esportivos, vivências na cultura da comunidade e, também, exposições. No último sábado (16), a Rede TV Tocantins e Café com Vanessa estiveram no evento para mostrar um pouco sobre a cultura das comunidades.


Na tela da RedeTV TO você poderá acompanhar a história de algumas pessoas da comunidade, como Dona Doutora e Dona Santinha, além de ver o trabalho feito com capim-dourado do estilista Luiz Fernando Carvalho. A experiência vivida na 15ª Festa da Colheita de Capim-Dourado foi proporcionada a partir do convite feito pela empresa quilombola de expedição Jalapoeiros.

Repórter Natália Nolasco RedeTvTo

Thiago Michelasi

Thiago Michelasi é jornalista, assessor de imprensa e apresentador de TV. Atualmente é CEO do Tô Na Fama!, portal parceiro de conteúdo do IG e apresentador do Programa Tô Na Fama! em afiliadas da Rede TV!. Além disso é colunista no Cartão de Visita do R7, no IG Gente, no Meia Hora e de diversos outros portais além de já ter sido colunista também no Observatório dos Famosos do UOL. Siga Thiago Michelasi no Instagram: instagram.com/thiagomichelasi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo