Com 23 anos de atuação na odontologia, o Dr. Rodrigo Cesar Jarochinski e Santos se tornou um dos primeiros especialistas em Harmonização Orofacial (HOF) do Brasil, com título reconhecido pelo Conselho Federal de Odontologia, em 2020. Além da área estética, ele também trabalha em ortodontia e implantodontia.
O especialista conta que a virada de chave em sua vida profissional e início dos trabalhos também na área estética surgiu quando viu a possibilidade de atuar no rosto, além do sorriso. Inicialmente, trabalhou com procedimentos com toxina botulínica; depois, começou suas especializações. Hoje, o Dr. Rodrigo tem em seu currículo os seguintes cursos, realizados no Brasil e Estados Unidos: Anatomy with Employment of Advanced Techniques in Orofacial Harmonization; Escultura Labial; Lip Lift; Facial Trainning Clinical Anatomy GPS; e Lipoescultura Cervico Facial.
“Eu percebi que, ao tratar os dentes de um paciente, era como se estivesse criando uma obra de arte, pintando um quadro. Porém, faltava um complemento, faltava a moldura. Depois de me especializar com a HOF, passei a entregar a obra completa. Eu vejo o tratamento da HOF como uma arte. O dentista tem uma visão detalhista, porque trabalha com o micro, com os detalhes. Então, podemos trabalhar de forma minimalista e melhorar o aspecto da pessoa como um todo. Existem diversas profissões da saúde que fazem harmonização facial, mas, é na Odontologia que ela se tornou uma Especialidade. O cirurgião dentista estuda a face, cabeça e pescoço desde a sua graduação; ele é quem realiza diversos procedimentos na face, além dos dentes”, comentou.
A coleção de aprendizados garantiu não apenas o aperfeiçoamento profissional, como a capacidade de transmitir conhecimento. Hoje, além da atuação clínica, o Dr. Rodrigo ministra, em diversas partes do Brasil, cursos de harmonização facial, com ênfase em lifting de temporal, preenchimentos faciais full face e toxina botulínica. Além disso, faz parte do corpo científico de uma grande importadora de produtos de beleza.
“Isso me proporciona um diferencial, pois me possibilita conhecer o comportamento do produto no organismo. Ensina além da técnica, como, por exemplo, a produção das substâncias que serão usadas nos pacientes, a composição, seus ativos e moléculas. Inclusive, é importante para tratar intercorrências, quando necessário”, contou.
Ainda sobre seu diferencial, o Dr. Rodrigo comenta ser procurado quando as mudanças faciais passam a incomodar seus pacientes, e essas alterações são causadas pelo envelhecimento. Porém, além de tratar a pele, ele entende ser necessário ver também a questão interna.
“Se você tem percebido sinais de envelhecimento chegar à face, eles chegaram muito antes internamente, seja nos órgãos, vasos sanguíneos ou hormônios. Vejo o paciente como um todo, de dentro para fora. Tento entender seus hábitos e, dentro das minhas atribuições, ajudo a otimizar sua saúde. Não existe estética sem saúde. Então, além de melhorar a parte estética, há também uma melhoria na saúde. Fazer harmonização facial não é apenas fazer preenchimentos. É necessário entender todas as alterações internas, o processo de envelhecimento, para melhorar a saúde da pessoa e não só a parte estética”, concluiu.