Noticias

Vinícius Prado: Do comércio ao protagonismo no ecossistema gamer e social brasileiro

A infância humilde que moldou a pobreza em força de vontade e desejo por mudanças verdadeiras

Vinícius Prado, de 51 anos, é a personificação da resiliência e da visão empreendedora que transcende limites. Nascido em Santo André e criado em Limeira, ele enfrentou a dura realidade de sair de casa ainda criança, quando aos 9 anos pegou um trem sozinho rumo à capital e iniciou uma trajetória marcada pela luta por sobrevivência, ao passar os primeiros dias em São Paulo, vendendo amendoim em trens e morando em uma pensão na Vila Mariana. O início precoce no trabalho moldou não apenas seu caráter, mas também o desejo visceral de transformar sua realidade e mais tarde, a de milhares de jovens brasileiros. “Esse não foi um processo de se virar, foi um processo de sobrevivência”.

Movido pela infância difícil, Vinícius trilhou seu caminho com base no esforço, na fé e no compromisso com o impacto social e apesar de não possuir uma formação acadêmica formal, atualmente é presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), diretor da Fundação Dona Fan, que conscientiza a sociedade sobre a importância da doação e Assistência a Crianças com Câncer, é Diretor da Indústria e Comércio do Mercosul e recentemente se tornou secretário da comissão de E-sports do Estado de São Paulo.

E foi com a Max Arena, considerada a maior arena gamer do Brasil e por um tempo a segunda maior do mundo, que Vinícius consolidou seu nome no cenário tecnológico e social. ”Foi por causa de uma oração. Uma pessoa pegou, levantou e falou, deixa eu te falar o que Deus tem pra te dizer: você vai montar uma empresa assim! Vai pagar um preço caro por ela? Vai ser humilhado? Mas no futuro se sentará com os grandes desta terra! Vai que eu sou contigo”.

O trágico incêndio da Max Arena, causado por fogos de artifício disparados em um evento vizinho à sede, devastou fisicamente o projeto, porém sem abalar sua fé, Vinícius se mantém firme na reconstrução e vislumbra um novo futuro para a arena, integrando acessibilidade, sustentabilidade e inclusão social. “Destruiu tudo o que eu construí na minha vida em seis, sete horas de incêndio, porém entre todas as escolhas, a escolha em si é a mais difícil, que é levantar, trabalhar e reconstruir. E vamos embora para a frente, porque a vida é para a frente”.

Além da tecnologia, Vinícius atua de forma incisiva em pautas sociais e políticas, mesmo sem ocupar cargo eletivo. Estabeleceu diálogos com líderes importantes, que condissessem com seu discurso e foi responsável, junto a parceiros, pelo lançamento do 5G no Brasil, viabilizando o acesso digital para comunidades indígenas e periféricas e foi também sob sua gestão que jovens como Cerol e Rato Borrachudo deram seus primeiros passos rumo ao sucesso no universo gamer. “As pessoas não entendem isso. Mas você muda a vida de alguém com o esporte. A vontade de vencer e de viver, é mais forte do que os seus pensamentos. Ela nasce com você. É de você querer ser diferente”.

No fundo, sua missão é simples, embora poderosa, que é dar aos jovens o apoio que ele mesmo não teve, que o converteu de um menino solitário nas ruas à liderança em múltiplas frentes. Vinícius é movido por trabalho duro e uma crença inabalável em valores humanos e com esse espírito indomável, ele continua a inspirar, construir e liderar, provando que é possível mudar o mundo em um projeto de cada vez. Sua atuação vai muito além do empreendedorismo, é um compromisso com a transformação.

Gabriella Vivere

Gabriella Vivere, tem em seu currículo um vasto conhecimento tanto na comunicação, quanto em gestão de empresas. Além de jornalista, em seus mais de 15 anos de experiência em conectar pessoas e empresas, ela também é especialista em vendas, grandes marcas, commodities e mercado internacional. A paixão por comunicação surgiu após trabalhar em uma agência multinacional de notícias. Seu talento e expertise com novos negócios lhe deram visão para ampliar suas conexões e experiências profissionais.
Botão Voltar ao topo