Música

Xande de Pilares lança Nos Braços do Povo – Volume I e celebra suas raízes musicais

“Viemos dos braços do povo. Os grandes sambistas e pagodeiros do Brasil nasceram desse lugar, e não existe melhor lugar para estar do que nos braços do povo”. É dessa forma que o sambista Xande de Pilares apresenta seu novo trabalho, o audiovisual Nos Braços do Povo – Volume I, gravado em 16 de junho, no Bar do Zeca Pagodinho, na Barra da Tijuca, que está disponível em todas as plataformas digitais. O audiovisual carrega o espírito democrático do artista, ao reunir mais de 35 músicas que marcaram sua formação musical desde a infância até a juventude.

“Tudo que vem do povo é verdadeiro, é forte, tem energia única. É ali que podemos compartilhar qualquer coisa boa que Deus nos dá. Esse sempre vai ser o foco: boa música para energizar as pessoas, para trazer felicidade”, conta Xande.

Mais que um projeto de regravações, Nos Braços do Povo é um tributo às memórias afetivas de Xande e uma ponte entre os grandes sucessos que marcaram sua infância e adolescência.

“Eu sempre escutei de tudo, de todos os gêneros. A música tem esse poder de atravessar barreiras e transformar as pessoas. É ela que não me deixa parar. Meu foco sempre foi a música, e por isso esse projeto, que revisita canções tão importantes na minha vida, é essencial para mim”, afirma.

O repertório foi escolhido com cuidado para refletir as referências que moldaram sua identidade artística. Um dos destaques é “Dias de Lua”, eternizada por Emílio Santiago. “É muito difícil cantar Emílio, mas eu queria muito essa música no álbum, porque quando comecei a cantar na noite ela fazia parte do meu setlist”, relembra.

Outra faixa de peso é “Aos Novos Compositores”, de Arlindo Cruz, Chiquinho e Acyr Marques, que valoriza a arte pela sensibilidade, e não apenas pelo retorno financeiro. “Essa música fala da alegria de compor, de se divertir com a criação. É um recado para nunca esquecer que a inspiração vem antes do dinheiro”, destaca Xande.

O álbum ainda traz “Vento”, o primeiro single, de autoria de Julio Cezar Martins Macabu, que é atualmente um sucesso nas rádios e nas rodas de samba do Brasil, “Bisnaga” de Arlindo Cruz e Beto Sem Braço e “Cabelo no Pão Careca”, de Barbeirinho do Jacarezinho e Rody, reafirmando a conexão do cantor com a tradição do samba e sua pluralidade de vozes. O trabalho conta ainda com a participação de Carica, em algumas das músicas, dentre elas, “Brilhante Raro” e “Zumbi” , do próprio Carica em parceria com Prateado e também com a de Netinho de Paula , em composições como “Timidez”, Delcio Carvalho e Prateado e “Deusa do Ijexá”, de Arlindo Cruz e Acyr Marques. Além disso, outro destaque é “Olha Eu Aqui”, de Bebeto e Jobam.

“Acredito que homenagear o Bebeto em vida é primordial, além de ser uma música que marcou a minha infância”, ressalta o cantor.

Mais que uma coletânea completa, Nos Braços do Povo – Volume I mostra que a música é, para Xande, memória e presente ao mesmo tempo. Uma forma de homenagear suas raízes, um gesto de gratidão às referências que o inspiraram e uma forma de devolver ao público tudo aquilo que ele acredita ter recebido, o abraço do povo.

Por Amanda Santiago

 

Tracklist “Nos Braços do Povo – Vol. 1”

1. Bira Presidente (Xande de Pilares)

2. Bisnaga (Arlindo Cruz / Beto Sem Braço) / Cabelo no Pão Careca (Barbeirinho do Jacarezinho / Rody)

3. Quando Eu Jogo a Rede (Marquinhos PQD / Rubens Gordinho/ Sombrinha) / Hoje é Dia de Festa (Efson)

4. Posso Até Me Apaixonar (Dudu Nobre) / Eta Povo Pra Lutar (Bada / Fernando Magarça / Gilson Bernini / Brasil do Quintal)

5. Saudade Louca (Acyr Marques / Arlindo Cruz / Franco) / Lente de Contato (Zeca Pagodinho / Jorge Simas / Wanderson) / Alô, Gatinha! (Wilson Moreira)

6. É Assim Que Vai Ser (Carica / Chiquinho dos Santos / Prateado) / Desejo / Mais Forte Que Eu (Chrigor / Izaias / Pericles / Thell)

7. Vento (Julio Cezar Martins Macabu)

8. Te Amo Princesa (Delcio Luiz / Cizinho)

9. Timidez (Delcio Luiz / Prateado) / Dia de Sol (Carica / Prateado) / Nossa Procura (Carica / Prateado) part. Netinho de Paula

10. Medo Feroz part. Netinho de Paula (Roberto Serrão / Guilherme Nascimento)

11. Deusa do Ijexá part. Netinho de Paula (Arlindo Cruz / Acyr Marques)

12. Sentimento de Posse (Arlindo Cruz / Jorge David) / Saudade de Nós (Edu / Mito)

13. Luz (Chiquinho dos Santos) / A Coisa Mais Linda (Paulinho Cruz / Fernando Paz) / Do Jeito Q’Eu Gosto (André Renato / Veth Araújo)

14. Alegre Menina (Jorge Amado / Dori Caymmi) / Falando Com os Astros (Sereno, Jorge Aragão / Mauro Diniz)

15. Cada Um, Cada Um (Ronaldo Barcellos) / Na Rua, Na Chuva, Na Fazenda (Hyldon)

16. Brincando de Samba de Roda (Arlindo Cruz / Franco) / Molha Meus Lábios (Lourenço / Pedrinho da Flor)

17. Doidinha Por Meu Samba (Franco / Lourenço) / É Tão Bonito (Lourenço / Jorge Cardoso)

18. Papo de Homem e Mulher (Franco / Sombrinha) / Saudade Que Não Se Desfaz (Franco / Sombrinha)

19. Fim da Tristeza (Arlindo Cruz / Carlos Sena / Maurição)

20. Mainha Me Ensinou (Xande de Pilares/Arlindo Cruz/Gilson Bernini)

21. Preste Atenção (Ganso / Nego de Realenco / Ciney) / Rosalina (Luizinho/Serginho Meriti) / Pela Hora (Carlos Caetano/Adriano Ribeiro)

22. Do Lado Direito, da Rua Direita (Luiz Carlos / Chico) / Gostava Tanto de Você (Ed Valle)

23. Naturalmente (Villanova) / Se Não For Amor (Jorge Santana / Paulox Santana / Angela San)

24. Brilhante Raro (Carica / Prateado) part. Carica

25. Crianças do Brasil (Carica / Prateado) / Não Tão Menos Semelhante (Carica / Mário Sérgio) part. Carica

26. Zumbi (Carica / Prateado) part. Carica

27. Trem Brasil (Carica / Prateado. Editora: Warner) part. Carica

28. Oyá (Carica / Prateado) part. Carica

29. Quitandeiro (Monarco / Monarco) / Peixe Com Coco (Alberto Lonato / Josias / Maceio do Cavavo)

30. Coisa Fofa (Zé Roberto / Adalto Magalha)

31. Céu Aberto Colorido (Ademir Marques da Silva / Bebeto)

32. Olha Eu Aqui (Bebeto / Jobam) / Apareça (Francisco R Lopes)

33. Dias de Lua (Claudio Cartier / Marco Aurélio / Paulo Cesar Feital)

34. Aos Novos Compositores (Acyr Marques / Arlindo Cruz / Chiquinho)

35. Deixe Estar (Cléber Augusto) / Ontem (Jorge Aragão)

36. Doce Amizade (Jorge Aragão)

37. Amigo (Jorge Aragão)

38. Patota de Cosme (Carlos Sena / Cici Costa / Nilton Santos) / E Por Falar em Saudade (Caprichosos 1985) (Almir de Araújo / Balinha / Carlinhos de Pilares / Hercules / Marquinho Lessa)

39. Salgueiro de Corpo Fechado (Salgueiro 2025) (Xande de Pilares / Jassa / Jefferson de Oliveira / Jorginho V13 / Leonardo Gallo / Miguel Dibo / Pedrinho da Flor / Renato Galante / Betinho de Pilares / W Correa)

Thiaggo Camilo - @thiaggocamilo

Jornalista e assessor de imprensa. Foi jurado do quadro musical do programa Mais Show com Danny Pink na Rede Vida. Colunista do Tô Na Fama!, portal parceiro de conteúdo do IG. Atualmente está a frente da sua agência de comunicação e licenciamento. Instagram e Twitter @thiaggocamilo
Botão Voltar ao topo