Música

23 anos, 23 hits: Ponto de Equilíbrio lista as músicas mais importantes da carreira

“Aonde Vai”, "Odisséia na Babilônia”, “Mais que Desejo” e “Reação” estão entre os singles de destaque para banda

Comemora 23 anos de carreira não é para qualquer um, agora, imagine para uma banda com seis integrantes, pessoas diferentes que, apesar de muito amigas, ainda compartilham de diferentes opiniões. Esse é o case de sucesso do Ponto de Equilíbrio, referência nacional do reggae. Para comemorar o marco, o grupo selecionou 23 hits que representam a essência e trajetória do Ponto.

Dentro de apenas 23 músicas, o banda conseguiu provar o seu poder e quão eclético, inclusivo e para todos os gostos é. Tem música romântica, tem música para curtir na beira da praia, existe aquela para refletir sobre os rumos políticos e também temas emblemáticos como a maconha. Tudo isso envolto em sucessos da banda solo e em grandes parcerias como Gabriel O Pensador, Marcelo D2, Ivete Sangalo, Maneva, entre outros.

“São 23 músicas que contam a história da banda. Um dos critérios é que todos os nomes dos nossos álbuns foram escolhidos de partes de nossas letras. Por exemplo, o primeiro álbum que lançamos foi ‘Reggae a vida com amor’, que é parte da letra de ‘Jah Jah Me Leve’, outro disco é o ‘Abre a Janela’, a frase estava contida na música ‘Janela da Favela’. Seguindo nesse caminho veio o álbum ‘Dia após Dia Lutando’, letra de ‘Odisséia na Babilônia’”, explica Márcio Sampaio, guitarrista do Ponto.

Entre as escolhas, o grupo não poderia deixar de lado “Aonde Vai”, maior hit do Ponto, aquela canção que apresentou a banda para o Brasil todo, “Novo Dia”, participação de The Congos que tem o maior número de visualizações no clipe, mais de 27 milhões, “Santa Kaya”, uma das preferidas dos fãs nos shows, cultural e cerimonial, “Já Basta”, clipe de animação premiado que debate sobre política, “Verdadeiro Valor”, primeira música romântica da banda, e “Ponto de Equilíbrio”, que leva o nome da banda justamente por representá-la.

Já entre as grandes parcerias, o grupo elegeu “Nossa Música”, com Gabriel O Pensador, “Estar com Você”, com Ivete Sangalo e top 5 no Spotify da banda, “Mais que Desejo”, com Maneva, “Malandragem às Avessas”, com Marcelo D2, “Sempre Procurei”, com Andru Donalds, e as mais recentes “Reação”, com Mato Seco, e “Martin de Sá”, com 3030.

É hit que não acaba mais. Você pode conferir as 23 escolhas da banda na playlist “Ponto de Equilíbrio” no Spotify da banda.

O Ponto de Equilíbrio já nasceu um sucesso. Em seu primeiro CD, gravado e lançado de forma independente, a banda alcançou a marca de 100 mil cópias vendidas, conquistando a notoriedade necessária para que fossem procurados por grandes gravadoras. De lá para cá foram lançados 4 álbuns de estúdio, 2 DVDs ao vivo e algumas coletâneas, disponíveis nas plataformas digitais.

Ao longo de 20 anos de carreira, o Ponto construiu uma legião de fãs que levaram muita energia positiva para grandes palcos do Brasil e de outros países, como Alemanha, Itália, Noruega, Portugal, Chile, Argentina e Moçambique. Identificado por muitos como a principal representante do Reggae brasileiro, a banda traz na história músicas gravadas com Don Carlos, The Congos, Groundation e Alborosie, ícones do Reggae internacional. Entre os artistas nacionais, a banda coleciona participações com nomes de peso além de Ivete Sangalo como Emicida, Marcelo D2, Gabriel Pensador, Rael, Rincon Sapiência, entre outros.

Thiaggo Camilo - @thiaggocamilo

Jornalista e assessor de imprensa. Foi jurado do quadro musical do programa Mais Show com Danny Pink na Rede Vida. Colunista do Tô Na Fama!, portal parceiro de conteúdo do IG. Atualmente está a frente da sua agência de comunicação e licenciamento. Redes sociais @thiaggocamilo | @thiaggocamilopress

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo