Coluna Rodrigo Teixeira

Biblioteca Hélio de La Peña será ampliada e reinaugurada no bairro do Caju

Espaço que tem o nome do humorista Hélio de la Peña receberá mais de mil livros. Parte das doações faz parte do projeto Mais Leitura, por meio da Imprensa Oficial, do Governo do Estado do Rio

A Associação Filantrópica A Arte Salva Vidas, em parceria com a Favelivro, o Governo do Estado e o ator Helio de La Peña, se juntaram para ampliar e reinaugurar a biblioteca que fica localizada no Complexo do Caju, na Zona Portuária do Rio de Janeiro. A biblioteca popular carrega o nome do humorista, que tem no currículo diversas ações sociais. O evento sociocultural será realizado neste sábado, 1º de Abril. Entre as atividades programadas para a data, os alunos e professores dos cursos de esportes, artesanato, culinária e artes desenvolveram uma feira interativa para a comunidade.

A celebração tem como objetivo ressaltar a importância do livro infantil, uma vez que a leitura é responsável por desenvolver vários aspectos importantes para o aprendizado na infância.

“Fiquei honrado de ter meu nome nesse projeto, que casa com minha ideia de que a educação e a leitura são alavancas para uma transformação social. E com essa ampliação, nós teremos um reforço importante em nosso acervo de livros, mas a gente quer que o espaço se torne um ambiente de encontro, onde passamos levar escritores para conversar”, disse o ex-Casseta e Planeta.

Presidente da Associação Filantrópica Arte Salva Vida, Aldari Luíza Marques, conta que o galpão oferece diversas atividades para comunidade do Caju, além da biblioteca. Entre elas, prática de esportes, cursos de idiomas, gastronomia, formação de jovens e adultos, pré-vestibular, projetos destinados para às crianças e a terceira idade.

“Um dos maiores objetivos é tirar o vício do celular e levar à cultura. Já trabalhamos com mais de 600 crianças que fazem parte da associação e pretendemos, agora, proporcionar o acesso à informação através do hábito da leitura. Promover o resgate da cidadania, da autoestima, integração social e um olhar mais crítico para uma sociedade consciente. As crianças estão super entusiasmadas”, afirma ela.

Reinauguração

A Biblioteca Helio de La Peña será reinaugurada com a presença do ator. Além de um local para estimular o conhecimento, o galpão se tornou uma oportunidade de estimular sonhos. “Com uma formação sólida você ganha chances de ascender socialmente. Estamos aumentando oportunidades”, diz Helio, que é nascido e criado na Vila da Penha e participa de ações junto à Cufa, Mães da Favela e o Voz das Comunidades.

Serviço
Reinauguração
Dia 1º de Abril
Horário: 10h
Biblioteca Helio de La Peña
Onde: Rua General Sampaio 74, fundos/galpão, no Caju.
Instagram: https://www.instagram.com/bibliotecalapena

Rodrigo Teixeira

Repórter com mais de 13 anos de carreira. Formado em jornalismo pela Estácio de Sá e pós graduado em Metodologia do Ensino Superior pela Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro (Elerj). Com experiência em diversos segmentos do jornalismo, entre eles, no meio corporativo, artístico, e no poder público. Com passagem pelas redações dos maiores portais de internet do país, inclusive á produziu conteúdo para o portal iG. Experiência de gestão, redação e projetos especiais para o on-line dos Jornais O Dia e Meia Hora. Web Repórter da Rede TV, na sucursal do Rio de Janeiro e correspondente do programa "Tô na Fama", da Rede TV do Tocantins.
Botão Voltar ao topo