Maria Clara Ferré, com nome artístico de Gaia do Brasil, é uma artista natural de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, que vem ganhando destaque na cena drag nacional e internacional. Com sua performance marcante e poderosa, Gaia se tornou o momento mais memorável para a icônica apresentadora Xuxa Meneghel durante a Caravana das Drags, novo reality da Prime Vídeo.
“Meu trabalho é sobre comunicação, inclusão e brasilidade! A arte é a ferramenta que uso para passar minha mensagem e estar com o público”, afirma a artista que tem formação em dança e consciência corporal. Gaia utiliza sua arte como ferramenta para transmitir sua mensagem e se conectar com o público.
“Sou uma porta voz da minha comunidade, todo o tempo procuro propor diálogos e formas de entendermos o nosso lugar na sociedade”, diz a artista que em suas redes sociais tem alcançado números expressivos.
No Instagram e Facebook, têm alcançado uma média de 50 mil impressões e 1000 curtidas por publicação, com um total de 12,2 mil seguidores no Instagram. Suas performances de manifesto têm impactado o público ao redor do mundo. E sua existência como mulher trans e gorda na arte drag tem sido uma importante forma de resistência que ecoa em uma plataforma mundial.
Determinação e paixão pela arte
A trajetória de Gaia até o momento atual não foi fácil, mas sua determinação e paixão pela arte drag a mantiveram firme em seu caminho. Antes de se tornar uma artista reconhecida, Gaia trabalhava como feirante e comerciante, enquanto desenvolvia suas habilidades artísticas como forma de expressão e realização pessoal.
Um dos momentos mais marcantes na vida de Gaia, segundo a própria artista, foi sua participação em um reality show, onde aceitou e revelou sua verdadeira identidade como mulher trans. Ao retornar para casa, ela retificou seus documentos para refletir sua identidade de gênero, mostrando coragem e autenticidade em sua jornada de vida.
“Estar no reality e estar vivendo minha verdadeira identidade durante o programa, sim eu aceitei minha transição durante o programa e ao voltar para casa retifiquei meus documentos para a Maria que sou”, disse Gaia do Brasil.
Leia mais:
Milionário canta sucessos ao lado de Paraná em um show surpreendente e inesquecível
Amanda Françozo abre discussão sobre direitos e deveres do cidadão
Gaia se considera uma porta-voz de sua comunidade, buscando constantemente propor diálogos e formas de entender o lugar das pessoas LGBTQ+ na sociedade. Sua arte gera questionamentos e possibilita experiências significativas para o público, aproximando as pessoas e promovendo a inclusão.
Além de seu trabalho como artista drag, Gaia também tem se dedicado ao audiovisual, participando de um seriado documental e realizando palestras e performances em diversas partes do país. Ela é reconhecida por sua luta e resistência como pessoa gorda e travesti, sendo uma inspiração para muitos que desejam seguir uma carreira na arte drag.
Emoção de Xuxa
Apesar das barreiras enfrentadas, Gaia não pensa em desistir da sua carreira, e sim em reformular seu trabalho quando necessário. Ela já ganhou prêmios relacionados ao seu trabalho artístico em editais de fomento à cultura, e seus planos para o futuro incluem continuar trabalhando no audiovisual, com gravação de um novo seriado documental e realização de palestras e performances pelo país.
Confira o depoimento de Xuxa:
https://www.instagram.com/p/CrLpHSeAofW/
Gaia considera sua relevância social como um ato de revolução, sendo uma pessoa gorda e travesti em um programa de nível mundial. Sua arte gera questionamentos e possibilidades, aproximando o público e trazendo-o para vivenciar junto com ela seus momentos de performance.
Gaia do Brasil é uma artista que marcou Xuxa Meneghel e vem lutando e resistindo como uma voz importante na comunidade artística drag do Brasil. “A arte é sobre arriscar e fazer a diferença”, finaliza a drag.