Culinária

Mais energia para seu dia? Veja os benefícios do café para sua saúde

O café é uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo. Além de ser uma fonte de prazer e conforto para muitos, o café também oferece uma variedade de benefícios para a saúde que podem surpreender até os maiores céticos. Esse grão é até hoje um dos mais estudados pela ciência, a fim de entender como o seu consumo pode auxiliar na saúde e minimizar possíveis impactos prejudiciais. 

O café é conhecido por seu efeito estimulante devido à presença de cafeína. Essa substância tem a capacidade de aumentar a sensação de energia e melhorar a concentração, tornando-o um aliado valioso para começar o dia com o pé direito. Além disso, um artigo de revisão publicado na revista científica do New England Journal of Medicine divulgou outras evidências não tão conhecidas:

Emagrecimento

O café possui alguns componentes como a cafeína e a teobromina que ativam o sistema nervoso autônomo e causam um aumento na produção de adrenalina, aumentando o metabolismo e auxiliando na queima de gordura. Além disso, o café tem sido associado a uma maior mobilização de ácidos graxos do tecido adiposo, o que pode ajudar na perda de peso e na manutenção de um peso saudável

Efeito antioxidante

Além do “efeito energético” da cafeína, também existe o efeito antioxidante, que ajuda a combater os danos causados pelos radicais livres no corpo. Esse efeito tem sido associado a uma variedade de benefícios para a saúde, incluindo a proteção contra doenças cardíacas, a redução do risco de diabetes tipo 2 e até mesmo a prevenção de certos tipos de câncer. Portanto, incluir o café em sua rotina diária pode ser uma estratégia inteligente para promover uma saúde melhor a longo prazo.

Melhora do desempenho físico

Para aqueles que praticam exercícios regularmente, o café pode ser um ótimo aliado para melhorar o desempenho físico. A cafeína presente no café tem a capacidade de aumentar a resistência, diminuir a percepção de esforço e aumentar a performance geral por meio da estimulação da produção de endorfinas que trazem mais sensação de bem-estar e prazer.

Faz bem para o cérebro

Estudos têm sugerido que o consumo regular de café pode estar associado a um risco reduzido de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer e o Parkinson, por conta do efeito contra os danos oxidativos. Além disso, a cafeína age no cérebro bloqueando receptores de adenosina, ou seja, tem o mecanismo inverso ao que acontece em doenças como a depressão.

Como adicionar o café na rotina?

De acordo com um estudo recente publicado no Proceedings of National Academy Sciences (PNAS), um adulto saudável pode consumir até quatro xícaras de café coado por dia (equivalente a 400mg de cafeína), sem causar problemas à saúde.

Na rotina, pode ser difícil adicionar essas quantidades, principalmente para quem mora sozinho e não tem tempo de coar café. Uma ideia interessante é utilizar uma cafeteira que aceita qualquer cápsula e consumir um café expresso. Dessa forma, você consegue fazer o café de forma prática e em poucas quantidades sem sacrificar o gosto e qualidade.

O café é muito mais do que apenas uma bebida que nos mantém acordados pela manhã. É uma fonte de energia, saúde e bem-estar que pode melhorar significativamente a nossa qualidade de vida. Com uma série de benefícios, que vão desde o aumento da energia até a proteção do cérebro, o café merece um lugar de destaque em nossa rotina diária.

Botão Voltar ao topo