A estilista moçambicana Taússe Daniel desfilou na noite deste domingo (12) na passarela do principal evento de moda do mundo: o Nova York Fashion Week (NYFW). Como única representante de Moçambique e do continente Africano, a estilista levou para sua estreia na semana de moda americana a coleção “Blooming”, que reuniu 12 looks, trabalhados quase de modo artesanal que exaltaram uma espécie de jardim.
“Após o nervosismo dos últimos dias, no final tudo acabou de modo esplendoroso. Estou muito contente com o resultado e pela aceitação do público e formadores de opinião com o meu trabalho”, resumiu emocionada a estilista. “O desfile foi maravilhoso. Ainda no backstage todos queriam fazer fotos dos looks. Após os modelos se apresentarem na passarela, recebi muitos aplausos. Muitos afroamericanos marcaram presença e disseram estarem orgulhosos pelo momento de uma profissional africana apresentar a África para o mundo. Falavam que eu era a melhor estilista do evento. Já recebi convites para participar de eventos em Washington e Chicago”, afirmou Taússe. “Ainda estou sonhando acordada”, brincou.
Ao todo 12 looks foram desfilados na passarela e mostraram um pouco do trabalho da estilista de alta costura que veste importantes nomes da sociedade de Moçambique e do continente africano. As peças trabalhadas de modo quase artesanal exaltaram como marcas seus cortes que fogem da normalidade, suas cores em tons florais e estampas que remetem ao grande continente mundial, a África.
“Minha coleção buscou passear pelos jardins de flores. Os looks que apresentei foram trabalhados com tecidos variados e tiveram abordagens do continente africano. O look ‘orquídea negra’ foi o auge do desfile e entrou para o encerramento. Realmente uma apresentação que ficará presente na memória daqueles que estiveram presentes na sala de desfiles”, relatou a estilista. “Agora é recomeçar e já me preparar para as próximas apresentações. Me sinto orgulhosa em poder mostrar na América um pouco da tradição de meu país e de meu continente. Posso afirmar para o mundo que a África existe sim. E também fazemos moda com qualidade”, finalizou.