Famosos

Aniversário de 60 anos da personagem Mônica também é comemorado em Portugal

Em visita ao tradicional Festival de Quadrinhos de Amadora, em Portugal, Mauricio de Sousa inaugura exposição que conta a história da personagem

Com muitas comemorações pelo Brasil, os 60 anos da criação da personagem Mônica também estão sendo comemorados em Portugal, no 34º Festival de Banda Desenhada de Amadora, cidade próxima a Lisboa, considerado um dos principais da Europa na área de quadrinhos. O evento teve início no último dia 19 e vai até 29 de outubro.

Recepcionado pela diretora do Festival, Catarina Valente, e da presidente da Câmara Municipal da cidade, Carla Maria Nunes Tavares, Mauricio de Sousa e sua comitiva visitaram a exposição montada no espaço Ski Skate Amadora Park.

A exposição interativa mostra a linha do tempo da criação da personagem Mônica, muito conhecida também em Portugal. Mauricio participou ainda de uma apresentação para um concorrido público de fãs e aficionados em quadrinhos, além de ter feito duas sessões de autógrafos.

O desenhista já foi homenageado pela cidade com o Parque Mauricio – Turma da Mônica, inaugurado há dez anos, completados em novembro deste ano. 

Sobre Mauricio de Sousa

Mauricio Araújo de Sousa nasceu em Santa Isabel (SP), em 27 de outubro de 1935, e passou a infância em Mogi das Cruzes. Aos 19, mudou-se para São Paulo e trabalhou na Folha da Manhã (hoje Folha de S. Paulo) como repórter policial. Em 1959, criou o primeiro personagem – o cãozinho Bidu, iniciando a carreira como autor de quadrinhos. Nos anos seguintes, criou mais de 400 personagens — Mônica, Cebolinha, Magali, Cascão, Chico Bento, Horácio, entre outros, até que, em 1970, lançou a revista da Mônica. Desde então alcançou mais de 1 bilhão de revistas publicadas até hoje, chegando a mais de 30 países. Aos quadrinhos, se juntam centenas de livros ilustrados. Seus personagens foram para parques, shows ao vivo e animações além de milhares de produtos. Hoje tem o maior estúdio de quadrinhos do continente. É considerado o maior formador de leitores do país. Recebeu do UNICEF o título de escritor para crianças e, em 2007, a personagem, Mônica, que completa 60 anos em 2023, tornou-se embaixadora do UNICEF.

Sobre a Mauricio de Sousa Produções

A Mauricio de Sousa Produções (MSP) é a maior empresa de entretenimento do Brasil, responsável por uma das marcas mais admiradas do país, a Turma da Mônica. A MSP investe em inovação e produz conteúdos em todas as plataformas com a mais alta tecnologia, alinhando educação, cultura e entretenimento. No licenciamento, trabalha com 150 empresas que utilizam seus personagens em mais de 4 mil itens. No universo digital, o canal no YouTube da Turma da Mônica já chegou a 14,5 bilhões de visualizações, sendo a maior audiência para Mônica Toy, conteúdo desenvolvido exclusivamente para esta plataforma; além do engajamento e interações orgânicos com os fãs em mídias sociais. Na área editorial, possui um dos maiores estúdios do setor no mundo e já tem mais de 450 títulos e mais de 1,2 bilhão de revistas em quadrinhos, responsáveis pela alfabetização informal de milhões de brasileiros.

Thiago Michelasi

Thiago Michelasi é jornalista, assessor de imprensa e apresentador de TV. Atualmente é CEO do Tô Na Fama!, portal parceiro de conteúdo do IG e apresentador do Programa Tô Na Fama! em afiliadas da Rede TV!. Além disso é colunista no Cartão de Visita do R7, no IG Gente, no Meia Hora e de diversos outros portais além de já ter sido colunista também no Observatório dos Famosos do UOL. Siga Thiago Michelasi no Instagram: instagram.com/thiagomichelasi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo