CuriosidadesNoticias

Dia das Crianças impulsiona venda de brinquedos no mês de outubro

Dados da Circana apontam que o período representou 16% das vendas em 2022

Uma das datas mais importantes para o varejo brasileiro, o Dia das Crianças movimenta o comércio desde 1924, sendo um impulsionador direto para a indústria de brinquedos. Segundo dados da Circana – empresa global de data tech para análise do comportamento de consumo – em 2022 o mês de outubro representou 16% das vendas de todo o ano e registrou um crescimento de 11% em comparação com o mesmo mês do ano anterior.

Segundo Ana Claudia Weber, Diretora de Client Development, da Circana, o Brasil apresenta um comportamento social de comprar presentes prestes às datas comemorativas e no Dia das Crianças não é diferente. “Os dados da indústria de brinquedos nos mostram essa tendência. Em 2022 o mercado registrou um crescimento de 8.3% nas duas primeiras semanas de outubro, em relação ao mesmo período de 2021”, afirma.

O levantamento da Circana aponta que em 2022, as figurinhas da Copa tiveram grande influência no crescimento da categoria de brinquedos, já que foram lançadas em agosto. Além delas, bonecas, carrinhos e brinquedos externos e esportivos (principalmente veículos grandes, operados a bateria) foram as categorias que mais impulsionaram o crescimento do mercado. Sem considerar as figurinhas, a categoria de brinquedos cresceu 8% no ano passado e as propriedades que mais cresceram foram Hot Wheels, Jurassic Park, Marvel Universe, Mercedes-Benz e Polly Pocket.

Ainda sem contar a venda das figurinhas, as lojas especializadas em brinquedos não demonstraram grande crescimento nas vendas em outubro de 2022, se comparado com 2021. O canal generalista, lojas que vendem mais de uma categoria, foi o responsável por impulsionar o crescimento do mercado no ano passado e o canal físico representou 82% do crescimento do mercado. Os dados mostram ainda que o e-commerce vem ganhando relevância no mês de outubro, registrando 11% das vendas nesse mês de 2022. Em 2019 esse canal representava 4% das vendas.

Ainda de acordo com os dados da Circana, o mercado de produtos licenciados vem ganhando relevância no mês de outubro ano a ano. Ele registrou 28% das vendas de outubro de 2022, enquanto em 2019 era responsável por 23% das vendas. As categorias com melhor desempenho no e-commerce no mês das crianças no ano passado foram blocos de montar e brinquedos externos e esportivos.

Fonte: EP Grupo

Jogos de Mongo e Drongo
Linha de brinquedos do Mongo e Drongo da Pais & Filhos

Thiaggo Camilo - @thiaggocamilo

Jornalista e assessor de imprensa. Foi jurado do quadro musical do programa Mais Show com Danny Pink na Rede Vida. Colunista do Tô Na Fama!, portal parceiro de conteúdo do IG. Atualmente está a frente da sua agência de comunicação e licenciamento. Redes sociais @thiaggocamilo | @thiaggocamilopress

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo