EsportesNoticias

Documentário ‘Palmeiras, 13 Finais’ mostra os bastidores do título brasileiro de 2022

Com estreia no Globoplay o material traz detalhes da conquista inspirada por um pacto feito entre o técnico Abel Ferreira e o elenco

Ainda no vestiário do Allianz Parque, logo após uma eliminação dolorida, nasce um pacto entre o técnico Abel Ferreira e o elenco do Palmeiras: virar a chave imediatamente e concentrar todos os esforços na conquista do troféu que ainda faltava ao vitorioso grupo palestrino, batizado de Terceira Academia pelo ídolo Ademir da Guia. O documentário ‘Palmeiras, 13 Finais’, uma parceria do Globoplay com a TV Palmeiras/FAM, estreia nesta quinta-feira, dia 28, na plataforma. Dividido em quatro episódios, cada um com cerca de 25 minutos de duração, o material mergulha nos bastidores da reta final da campanha que levou o clube paulista ao seu 11º título brasileiro. O documentário tem a direção de Alessandra Colturato, Arnaldo Hase e Rodrigo Charu, e o roteiro de Caroline Zilbermann e Rafael Pirrho. 

A conquista foi sacramentada em 2 de novembro do ano passado, menos de dois meses após o time comandado pelo treinador português ser eliminado da Libertadores ao empatar com o Athletico-PR por 2 a 2. “Meus amigos, faço só um pedido: aceitem, aceitem… Deem os parabéns ao nosso adversário, que não têm culpa nenhuma. Temos 13 finais até o fim. Com esta atitude, 13 finais até o fim! Isso vocês têm de meter em vossas cabeças”, discursou Abel aos jogadores. 

Naquele momento, restavam 13 jogos para o término do Brasileiro – o título, contudo, foi assegurado de forma antecipada, na 35ª rodada. A partir do pacto firmado no vestiário da casa palmeirense, o Verdão somou sete vitórias e dois empates para garantir o troféu. Protagonistas desta vitoriosa jornada gravaram depoimentos para o documentário nos intervalos entre as partidas decisivas da competição. Foram entrevistados, além do treinador português, craques como Gustavo Scarpa, Endrick, Marcos Rocha, Dudu, Rony, Weverton, Raphael Veiga, Danilo e Gustavo Gómez, entre outros. 

O primeiro episódio trata dos três jogos iniciais deste momento crucial do campeonato: ainda abalado com a queda na Libertadores, o time venceu um jogo difícil contra o Juventude e, na sequência, ganhou o clássico com o Santos. Veio então a prova de fogo para que a situação adversa fosse plenamente superada: em Belo Horizonte, o Alviverde derrotou o Atlético-MG, mesmo com diversos desfalques. A sequência positiva continua no segundo episódio, que traz a vitória sobre Botafogo no Rio de Janeiro e a goleada por 4 a 0 diante do Coritiba, em casa. Esse duelo marcou a estreia de uma jovem promessa no futebol mundial: aos 16 anos, o atacante Endrick entrou em campo pela primeira vez como profissional. 

Em seguida, os empates com Atlético-GO e São Paulo mostraram que o título estava perto, mas ainda não assegurado – Gustavo Scarpa perdeu um pênalti diante do rival. No terceiro episódio, porém, o meia alcançou a redenção ao converter uma penalidade e abrir o caminho para o triunfo por 3 a 0 sobre o Avaí. Já em Curitiba, Endrick marcou seus dois primeiros gols pelo Alviverde. A última parte do documentário mostra os bastidores do dia em que o Palmeiras celebrou o hendecampeonato nacional. Na Academia de Futebol, onde o time se concentrava para enfrentar o Fortaleza à noite, os jogadores e a comissão técnica se reuniram em frente à TV para acompanhar a derrota do Internacional para o América-MG, resultado que carimbou a conquista. A comemoração foi no Allianz Parque lotado, com goleada por 4 a 0 sobre o Fortaleza e Gustavo Scarpa se despedindo da melhor forma possível.

“Eu estou muito feliz porque sair com dois Paulistas, duas Libertadores, dois Brasileirões, Copa do Brasil e Recopa Sul-Americana é um histórico top demais. Eu tenho muita gratidão a Deus por ter vivenciado tudo isso nestes cinco anos de Palmeiras”, ressaltou o craque do Brasileirão de 2022. “O Palmeiras foi uma equipe obstinada, com aquele foco de vencedor. Isso é muito importante aqui. A gente nunca perde aquela sede, aquela fome de vencer cada campeonato”, acrescentou a presidente Leila Pereira, a primeira mulher a ocupa tal posto na história do clube.

Todos os quatro episódios de ’Palmeiras, 13 Finais’ já estão disponíveis para os assinantes do Globoplay a partir desta quinta-feira.

Thiaggo Camilo - @thiaggocamilo

Jornalista e assessor de imprensa. Foi jurado do quadro musical do programa Mais Show com Danny Pink na Rede Vida. Colunista do Tô Na Fama!, portal parceiro de conteúdo do IG. Atualmente está a frente da sua agência de comunicação e licenciamento. Redes sociais @thiaggocamilo | @thiaggocamilopress

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo