Noticias

Dono de Haras Melo, Ivo Melo expande negócio para festas e revela plano de reeleição como vereador

Empreendedor nato, divide paixão entre cavalos e a política: ‘Tenho ela no sangue’

Nascido em Dores do Indaiá, Minas Gerais, Ivo Melo tem 52 anos, 5 filhos e vive na cidade de Santa Luzia, próxima a grande Belo Horizonte. Na região, ele fundou o Haras Melo e começou com a criação do Mangalarga Marchador, raça tipicamente brasileira que surgiu há cerca de 200 anos na Comarca do Rio das Mortes, no Sul de Minas, através do cruzamento de cavalos da raça Alter com outros selecionados pelos criadores da região mineira.

“Eu vim de raízes sertanejas e meu pai teve fazenda toda vida. Ele sempre teve cavalos e fomos nos encantando. Atualmente, temos a oportunidade de ter um haras e somos todos apaixonados”, recorda com exclusividade à coluna.

Ao todo, Ivo Melo possui em torno de 60 animais em seu haras, entre cavalos, éguas e potros. Mesmo com alguns consagrados, o empresário deseja subir no pódio a nível nacional.

“Nosso maior objetivo é, além da criação, fazer exposições, que podem durar de três a quinze dias, e competir com o Mangalarga Marchador para sairmos campeão dos campeões de cada categoria. O fato da beleza do animal também avaliada. Tivemos uma égua que ficou em 5º lugar entre outras 25 na competição nacional, na Gameleira, e isso foi muito valioso para nós”, revela.

Ivo Melo foi eleito Vereador em Santa Luzia entre 2017 a 2020, e Presidente da Câmara de 2019 e 2020. No mesmo ano, se reelegeu no cargo que ocupará até 2024. “Sou empresário na área de papelaria e sempre gostei da política, tinha ela no sangue. Se deus quiser vamos para terceira eleição de Vereador da cidade de Santa Luzia”, afirma.

Quanto ao futuro dos negócios, Ivo Melo quer aprimorar ainda mais os cruzamentos. “Fazemos uma seleção para quem sabe gerar um campeão nacional”, diz ele, explicando como funciona as etapas:

“Hoje, usamos muito o embrião. Pegamos o sêmen do cavalo, o óvulo da égua e esperamos a fecundação, que gira em torno de 10 a 15 dias. A partir daí, passamos para uma receptora, que seria uma espécie de barriga de aluguel. Esse processo é o mais comum na região e em todo o Brasil”.

Além da paixão por cavalos e a ligação forte com a política, Ivo Melo também é um empreendedor nato. Dono do Haras Melo, ele expandiu seu negócio para o ramo das festas: “Começamos esse ano, aproximadamente seis meses. Temos o Haras Melo Eventos para casamentos, festas de 15 anos e comemorações infantis que comportam até 300 pessoas”.

Gabriella Vivere

Gabriella Vivere, tem em seu currículo um vasto conhecimento tanto na comunicação, quanto em gestão de empresas. Além de jornalista, em seus mais de 15 anos de experiência em conectar pessoas e empresas, ela também é especialista em vendas, grandes marcas, commodities e mercado internacional. A paixão por comunicação surgiu após trabalhar em uma agência multinacional de notícias. Seu talento e expertise com novos negócios lhe deram visão para ampliar suas conexões e experiências profissionais. Assim, abriu sua própria agência de comunicação, assessoria de imprensa e marketing, a Vivere Press, onde acompanha de perto todos os processos.
Botão Voltar ao topo