EsportesNoticias

‘Esporte Espetacular’ celebra 50 anos com edição especial neste domingo

O domingo é de festa para o ‘Esporte Espetacular’, o programa esportivo mais antigo da televisão brasileira, prestes a comemorar 50 anos. Ao longo do ano, quadros e séries especiais, com atletas profissionais e anônimos, deram início às comemorações pelas cinco décadas de história mas, neste domingo, dia 10, uma edição especial vai celebrar o passado, o presente e o futuro, com reportagens inéditas e outras que vão relembrar momentos marcantes e emocionantes do programa, tendo como base seus cinco pilares: jornalismo, brasilidade, grandes atletas, aventura e emoção, além de convidados que atingiram o status de ídolos do esporte brasileiro em todos os tempos. Para celebrar a data, o programa recriou o cenário da primeira edição do ‘Esporte Espetacular’, para uma participação especial de Leo Batista, comandante da primeira edição, no ar em 8 de dezembro de 1973 e que conta como tudo começou.

Matérias de aventura são uma constante no programa e nesta edição especial não será diferente. Carol Barcellos, Clayton Conservani e Fernando Fernandes relembram algumas de suas reportagens inesquecíveis e que entraram para a história do programa. “Fui para a TV fazer tudo o que eu fazia antes, mas de uma forma diferente. Precisava mudar a percepção da sociedade com relação as pessoas com deficiência. Não somos coitadinhos. O ‘Esporte Espetacular’ não transformou só minha vida. Transformou e tem transformado, durante anos, a vida de muitas pessoas”, diz Fernando Fernandes. O programa carrega também o jornalismo no seu DNA, e por isso o repórter Marcelo Courrege relembra os bastidores da reportagem liderada por ele sobre o motorista Róbson, que ficou preso por dois anos na Rússia, acusado de transportar remédios que no país do Leste Europeu são tratados como entorpecentes. 

O pilar brasilidade será pauta desta edição especial ao relembrar uma matéria exibida este ano com a professora paraibana Daiana Targino, autora de um livro sobre a jogadora Marta, que conta um pouco da sua história e da paixão pelo futebol feminino. A emoção, também muito presente no esporte e nas matérias do programa, será lembrada pelo repórter Eric Faria que, em 2003, promoveu o reencontro entre Josimar, ex-jogador do Botafogo e da Seleção Brasileira, e o filho Josimar Júnior no ‘Esporte Espetacular’ . Na época, eles estavam há oito anos sem se ver e as reportagens,  acabaram mudando a vida dos dois. Vinte anos depois, Eric conta detalhes e os bastidores daquela reportagem, que não só marcou a sua carreira, mas também o emociona até hoje, por saber que os dois seguiram se vendo depois daquele encontro: “Saber que hoje eles seguem amigos, está pago. O principal conseguimos ali. Através do trabalho, reestabelecer um vínculo entre pai e filho que estava perdido há oito anos”.

O programa convidou alguns nomes responsáveis por grandes glórias do esporte brasileiro para representar o pilar de grandes atletas. Na lista, profissionais conhecidos internacionalmente, como o ex-tenista Guga Kuerten, o ex-jogador Romário e a skatista Rayssa Leal, que contam como o dominical, ao longo destas cinco décadas, foi importante na construção de suas carreiras e na criação de ídolos para o esporte brasileiro. “Temos 50 anos pelo menos registrados aí de histórias lindas desde o amador, do projeto social, ou exibindo episódios marcantes, como a medalha de ouro do Joaquim Cruz, ou as vitórias do Ayrton Senna”, diz Guga Kuerten.

Desde a sua criação, uma das marcas do ‘Esporte Espetacular’ é a música tema de sua abertura. Nesta edição especial, o programa vai mostrar a reação de pessoas em diversas partes do mundo ao ouvir a música e exibir novas versões do tema adaptadas para os mais diferentes ritmos brasileiros. Outra novidade é a abertura da atração, que pela primeira vez ganha imagens de pessoas em atividades amadoras e cotidianas. A ideia é demonstrar que o esporte é algo vistoso no dia a dia e homenagear o seu público, que nestes momentos, faz do esporte algo espetacular.  

Já o apresentador Lucas Gutierrez vestiu uma roupa de gala para investigar os arquivos do programa e revisitar, com bom humor habitual do quadro “Arquivos Públicos” grandes entrevistas, reportagens marcantes, momentos constrangedores, bizarros, curiosos e emocionantes deste meio século de atração. A série ‘Comecei Aos 50’ chega ao último episódio com os três personagens partindo para os seus desafios depois de seis meses de treino. O carioca Wagner enfrenta o medo do mar em uma prova de nado de 500 metros. Leiliana percorre 45 quilômetros em uma prova de mountain bike e Andrea corre os primeiros 10 quilômetros da sua vida.

Além da celebração, o programa traz ainda uma entrevista exclusiva com o atacante Luis Suárez, um dos destaques do Grêmio e do Brasileirão. Competição que terminou no meio de semana, com o 12º título do Palmeiras. O ‘Esporte Espetacular’ mostra os bastidores da campanha do clube desde que ele assumiu a liderança do campeonato, depois de 31 rodadas.

A edição especial do ‘Esporte Espetacular’ deste domingo, dia 10, começa logo depois do ‘Auto Esporte’.

Thiaggo Camilo - @thiaggocamilo

Jornalista e assessor de imprensa. Foi jurado do quadro musical do programa Mais Show com Danny Pink na Rede Vida. Colunista do Tô Na Fama!, portal parceiro de conteúdo do IG. Atualmente está a frente da sua agência de comunicação e licenciamento. Redes sociais @thiaggocamilo | @thiaggocamilopress

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo